Photobucket

quarta-feira, 24 de março de 2010

"VARANDAS...VARANDAS...ENCANTADORAS!"

Varandas o cartão de visita de nossas casas e áreas verdes, romanticas, aconchegantes e encantadores para nossos apartamentos.
Em clima e com cheirinho de Outono, que tal divagar em suas varandar???



IMAGEM AQUI



Ideias de varandas por Catarina Gonçalves



feature photo
Varandas e espaços muito pequenos requerem fundamentalmente uma boa dose de gestão, os condicionamentos físicos puxam pela nossa imaginação e obrigam-nos a ser inventivos e a explorar outros elementos como sejam a verticalidade e suspensão.
Varandas são normalmente espaços mais visuais do que espaços para se estar, dependendo claro do tamanho da varanda em questão, são normalmente uma extensão da sala de estar ou de um quarto.


O uso do mesmo tipo de pavimento no interior da casa e no exterior é uma técnica bastante usada para criar uma ligação mais forte entre os dois ambientes, assim com o uso de plantas de texturas e cores similares em ambos os espaços criando outra ligação forte.
No fundo as varandas servem para expandir o ambiente interior, e devem ambos os espaços reflectir o mesmo estilo de decoração, cores, mobiliário etc… para uma maior unidade.  
Luz ambiente é outro factor importante para tornar o espaço convidativo, pequenos elementos a energia solar são ideais pois não requerem qualquer tipo de instalação eléctrica.
Plantas em vasos podem ser usadas para bloquear certas vistas indesejáveis, bambus em vaso ou plantas com uma estrutura vertical criam uma atmosfera e envolvimento e, em simultâneo, mais privacidade.


Trepadeiras podem criar paredes verdes muito facilmente, usando apenas algum suporte ou uma treliça. Se a varanda não tem nenhum tipo de “tecto”, uma pequena pérgola pode desenvolver um ambiente mais acolhedor e criar um espaço de sombra para os dias quentes de Verão. Plantas suspensas são outra maneira de aproveitar o espaço na vertical.
Pequenos bancos, mesas ou cadeira desdobráveis são uma maneira prática para se estar numa varanda e fáceis de arrumar. Para além da componente importante de decoração de exterior, toda a situação da varanda como a exposição solar e ventos predominantes, têm que ser tidos em consideração quando se escolhem as plantas.

Pontos Importantes:

Explorar a verticalidade
Decoração uniforme com o interior
Ligação visual com o interior
Luz ambiente
 fonte aqui

Diversos estilos

Romântico, oriental, zen, moderno. Dá para aplicar qualquer estilo na varanda. Tudo depende do seu gosto, independentemente do espaço que ela tem. “Caso sejam muito estreitas dá para usarmos alternativas como vasos pendentes ou cilíndricos, como um meio vaso ou até mesmo uma pequena estante com vários suportes de temperos”, ressalta Abbud.
Aí vão algumas dicas dela para compor diferentes tipos de ambientes:
Zen: priorizando cores que passem tranquilidade, como verde e lilás, o ambiente pede materiais naturais como madeira, bambu, terra, vasos com plantas, tatames com futton e velas. “São basicamente elementos que remetem a conforto e natureza.”
Romântico: sofás com almofadas coloridas – de tecido impermeável por estar na área externa – e espreguiçadeiras compõem esse estilo. Se houver espaço, a arquiteta Carla Dichy, da Carla Dichy Arquitetura, indica fazer uma parede viva, ou seja, com vegetação como trepadeiras, além de pendurar vasinhos com ripsalis, que substituem as samambaias por serem mais resistentes. “Para completar, escolha um tapete que resista à área externa e que integre com a interna”, completa Carla.
Oriental: cadeiras rústicas ou troncos esculpidos em formato de banco, luminárias de papel arroz, tatames, pedras e plantas são os elementos principais de quem opta pelo conceito oriental.
Moderno: cadeiras com design arrojado, mesa com tampo de vidro e pés de alumínio indicam que você gosta mesmo é de ser moderno.
Quando escolher, apenas uma ressalva: não misture as influências para não poluir o ambiente. “Independentemente do tamanho dessa área, o importante é seguir um dos conceitos”, explica a arquiteta Carla Dichy.
Fotos: Divulgação (Ambiente decorado pelo paisagista Benedito Abbud)
fonte aqui 

Algumas insprirações de varandas::..



 





















 




















 Varandas estilo ZEM

Varanda Zen 














 imagem aqui

 
As varandas abaixo é um trabalho de pesquisa sobre varandas do blog A BELEZA DE TODAS AS COISAS de Ana Balbinot 
Quer ver muito mais para suas inspirações e desejos ???
CLIQUE AQUI





 BOM E MARAVILHOSO DIA PARA VOCÊ!
ROSANE!


4 comentários:

none disse...

Rô...adoro varandas,sacadas...tenho duas grandes aqui no meu apartamento,mas com poucas plantas,pois quando cheguei coloquei cadeiras,plantas e tudo mais e deu um vento tão forte que derrubou tudo...dai tirei minhas plantas e vou colocar apenas um banco daqueles de madeira e uma mesinha.
Beijim
Deusa
vasinhos coloridos

chica disse...

Rô, que coisas mais lindas por aqui. Adorei o visual que tem aprimeira! Magnífico! um beijoe olha, essa falta que temos dos filhos,é bem triste mesmo, mas depois acostumamos e preenchemos nossos dias com tanta coisa e aí passa. um beijo e tudo de bom,chica)fica bem,tá?)

Anna disse...

Adorei o post sobre varandas.
Vou tirar algumas idéias.
Beijos

Van e Chris disse...

Esse post me faz sonhar... Eu amo varandas, e sou completamente apaixonada por plantas! Mas infelizmente não tenho nem um pedacinho de varanda em casa... O jeito foi criar um jardim num cantinho da sala (quando estiver mais limpinho e arrumadinho que hoje eu mando uma foto...).

Van
:)