Photobucket

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Aí que calor, que tal um café bem geladinho???"

Calor demais da conta...
Adoro tomar café, mesmo com esse calorão que está fazendo.
O café pra mim me dá uma energia legal.
Tá bom, eu sei, muito faz mal. Fazer o quê? Eu adoro tomar café mesmo e não passo sem. São várias xícaras por dia. Mas depois da seis da tarde nem pensar...
Então que tal umas receitinhas de café bem geladinho pra combinar com calor insuportável?

Fonte das receitinhas e e informações da Barista Cleia Junqueira aqui

Shakerato

Shakerato


Rendimento: 1 porção
Receita indicada pela barista Cleia Junqueira.

Ingredientes


100 ml de café forte
5 pedra(s) de gelo
2 colher(es) (sopa) de mel
1/2 unidade(s) de limão espremido(s)

Modo de preparo


Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em uma taça.

Coffe Milkshake

Coffee Milkshake


Rendimento: 1 porção
Receita indicada pela barista Cleia Junqueira. 

Ingredientes


4 bola(s) de sorvete de baunilha
100 ml de café forte
1 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
quanto baste de calda de chocolate para decorar


Modo de preparo


Bater tudo no liquidificador e servir em um copo decorado com calda de chocolate ou chocolate em pó por cima.

















  Afagatto
Afagatto


Rendimento: 1 porção
Receita indicada pela barista Cleia Junqueira. 

 Ingredientes

50 ml de café forte
2 bola(s) de sorvete de macadâmia


Modo de preparo

Coloque o café na taça e as duas bolas de sorvete. Sirva em seguida.



























  
Informação legal::..










"Quem não tem o hábito de tomar o cafezinho quentinho gosta da novidade. “Aqueles que não gostam de café puro optam pelos drinques cafeinados”, diz a Cleia Junqueira, proprietária do paulistano Capheteria.

Conforme a barista, as combinações com sorvete de creme, macadâmia e baunilha, leite condensado, chantilly, chocolate estão entre as prediletas. Mas é claro que existe uma infinidade de ingredientes usados com a bebida, como, frutas cítricas, nozes, amêndoas, castanhas, ou mesmo outras bebidas: licores, aguardentes e destilados, como é o caso do Iced Irish, da cafeteria Santo Grão, que usa whisky Jameson com xarope de vanilla e calda de chocolate.
O sorbet é usado em alguns drinques da barista. “É refrescante e dá energia”, acrescenta. Inusitados? Ela já usou flor de laranjeira e conta que parece estar bebendo perfume. Já a rede Café do Ponto usa curaçau blue, xarope de maracujá no Café Aruba e licor de banana no Café Jamaica.

Apesar de o café ser uma bebida “versátil” não é qualquer mistura que dá certo. A barista explica que toma muito cuidado. “Sou da teoria do que menos é mais, poucos ingredientes bem utilizados é sempre melhor que uma miscelânea onde não se identifica nada”.

Caso você queria fazer as suas combinações em casa, o café de qualidade é imprescindível para um bom drinque. “Mesmo frio, o café mantém as propriedades que aparecem na hora de experimentar”. Os tipos gourmet e especial, 100% de origem arábica são os mais indicados. Silvia Magalhães, que representa o Brasil nos campeonatos mundiais de barista, explica que o tipo arábica produz cafés de melhor qualidade, aroma intenso e os mais variados sabores, o que garante variações de corpo e acidez.
 Para quem gosta de preparar o café na cafeteira elétrica e não tem tempo de caprichar, a dica é o Ice Coffe. “Você mora sozinha, fez seu café coado pela manhã e sobrou, faça cubos de gelo de café e depois de algum tempo, mesmo à noite, prepare com um suco de maracujá e creme de leite, ou batido com sorvete de creme e nutella. Use batido ou deixe derretendo aos poucos. Fica uma delícia!”. E não esqueça. É bom deixar uma forma de gelo somente para isso, pois o café mancha e deixa sabor nas forminhas."
fonte aqui

Bom dia para você!
Rosane!




Nenhum comentário: