Photobucket

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Adoro chá ver!

Chá verde ajuda a emagrecer

Chá verde ajuda a emagrecer, mas não faz milagres não...se você não tiver uma alimentação balanceada de nada vai adiantar.

Preste atenção na sua dieta diária!


Eu adoro tomar um chá depois das refeições.

Depois que fiz meu tratamento contra o câncer que me acometeu nesse ano, fiquei bem mais atenta com a minha alimentação e consequentemente com minha saúde e dos meus aqui de casa.

Li está matéria no SITE MULHER DIGITAL E ACHEI ÓTIMA.


Confira os benéficios do CHÁ VERDE::..


O chá verde está na moda! Sites, revistas, jornais tem divulgado esse chazinho, mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas. Vários de seus benefícios já foram comprovados em diversas pesquisas científicas, mas algumas dúvidas ainda pairam. O que é esse chá? Como fazer o chá verde? Quais os benefícios do chá verde? O que fez essa bebida ter tanta repercussão? O que existe nesse chá que não tem em outros? Vamos descobrir um pouco sobre esse chá?

O chá verde é uma poderosa bebida milenar derivada das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis. Segundo o site University Maryland Medical Center, evidências arqueológicas e botânicas sugerem que as pessoas consumiam as folhas desse chá em água fervente até 500.000 anos atrás. A China e a Índia foram os primeiros países a cultivar o chá. Na atualidade, pessoas em todo mundo consomem o chá verde.

A Camellia sinensis é rica em diversos nutrientes – vitaminas (A, B1, B2 e K) e sais minerais (especialmente manganês e potássio), que auxiliam na saúde. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção do açúcar no sangue, inibem a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos) e contribui para a melhoria da digestão. O chá verde possui um alto teor de polifenóis, que são substâncias com propriedades antioxidantes poderosas. Há quem diga que o efeito antioxidante dos polifenóis no chá verde é maior que da vitamina C.

Chá branco, chá vermelho e chá preto são da mesma família do chá verde (sinensis). Cada um tem sua propriedade específica. O chá verde é preparado a partir de folhas não fermentadas. As suas folhas são secas logo que a colheita é feita. Passam por um processo de aquecimento para evitar a oxidação. Com isso, preserva-se grande parte das características da planta. Seu sabor é um pouco amargo. Você pode encontrar esse chá de folhas secas em forma de cápsulas, extratos de chá, extratos líquidos (em lata, em caixa de suco), dentre outros.

A sabedoria dos povos antigos já mostrava que beber o chá verde era bom para a saúde. Que plantinha mágica!


O chá verde tem feito um grande sucesso no mundo. O que ele faz de tão bom? Veja os benefícios que o chá verde proporciona:


1. Melhora a digestão. O chá verde auxilia no funcionamento do aparelho digestivo e melhora a má digestão.

2. Rejuvenesce a pele. O chá verde possui um alto teor de antioxidantes, responsável por combater a ação dos radicais livres. Essas substâncias atuam contra as rugas precoces.

3. Bom para o coração. Pesquisa realizada na Universidade de Tohoku (Japão) mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

4. Contribui para o emagrecimento. Esse talvez deva ser o mais famoso benefício do chá verde. Acelera o metabolismo, facilita a queima de gordura e, conseqüentemente, ajuda a queimar os quilinhos extras.

5. Previne o câncer. Pesquisas evidenciaram que o chá verde contém substâncias antioxidantes que podem prevenir contribuem para conter a proliferação celular anormal.

6. Bom para a memória. Algumas evidências apontam que o chá verde melhora a agilidade mental provavelmente devido à cafeína.

7. Previne a cárie e infecções na garganta. O chá verde possui propriedades que contribuem para a destruição de bactérias, inclusive pode ser um aliado contra a placa dental.

8. Reduz o açúcar no sangue. Os polifenóis e polissacarídeos são duas substâncias existentes no chá verde que contribui para essa redução.

9. Reforça a imunidade. Pesquisas apontam que o consumo regular de chá verde pode prevenir infecções bacterianas e virais. O chá verde possui propriedades que impede que as bactérias e os vírus unam-se às paredes das células e agem contra as toxinas liberadas pro micróbios.

10. Dá vitalidade. Seu efeito estimulante é garantido pela cafeína e pelo tanino presente no chá verde. Você se sente enérgico e sai da preguiça, fadiga e sonolência. O excesso pode fazer mal.

Beber grandes quantidades de chá verde nunca será capaz de salvar qualquer pessoa dos efeitos nocivos dos excessos de uma má alimentação e de um estilo de vida sedentário. O que adianta a pessoa se entupir de chá verde e fumar como uma chaminé? Ou comer gorduras? Ou não praticar nem pelo menos uma caminhada? Óbvio que não vai resolver nada.

Outro ponto importante que se deve pensar é que a maioria dos estudos centrado nos efeitos do chá verde foi realizado no oriente, onde esse alimento é um dos pilares da alimentação e as pessoas possuem em sua rotina uma alimentação saudável, como, por exemplo, com um alto consumo de peixes e proteína de soja. É preciso pensar nisso…

Não pense que o chá verde pode ser preparado de qualquer jeito. É essencial saber o método de preparo exato para conservar suas propriedades benéficas. Aprenda a preparar o chá verde da maneira correta!

Preparo:

Coloque a água (sem nada) para esquentar e assim que esquentar, apague o fogo. Deve-se esquentar até começar aparecer aquelas bolinhas de ar na água, sem deixar ferver. Desligue em seguida. Use sempre água filtrada. Acrescente a erva do chá verde e abafe com uma tampa por 5 minutos. Deixe a infusão descansar durante esse tempo. Depois é só pegar a sua caneca preferida, coar e beber!

Siga sempre essas orientações de preparo, de tempo e de quantidade de erva chá do verde e de água. Os especialistas aconselham a medida de duas colheres de sopa de erva para um litro de água. Você pode usar também o saquinho de chá, seguindo a proporção de água recomendada pelo fabricante do chá verde. Há quem diga que o chá que vem em saquinho possui qualidade um pouco inferior.

Se você preparar dessa maneira, poderá extrair uma maior quantidade de polifenóis do chá verde que contém um alta concentração de antioxidantes.

O melhor é não adicionar leite ou açúcar. Em sites internacionais, recomendam que não adoce o chá, pois pode fazer com que seus benefícios sejam reduzidos. Se quiser adoçar, adoce com mel ou açúcar mascavo porque são naturais. No Japão, o chá verde é tomado sem nada.

O chá verde deve ser bebido lentamente em pequenas quantidades de cada vez, com paciência. Sinta o sabor, assim como os japoneses fazem. Uma coisa interessante é que no Japão, há lugares que o chá verde é moído até se transformar em um pó fino, prepara-se da mesma forma e, em seguida, usa-se uma espécie de batedor de madeira especial para misturar a solução. Quando o pó parece todo dissolvido, o chá está pronto para ser bebido.

Não reaqueça a bebida! O aconselhável é fazer a quantidade que vai beber e consumir logo em seguida. Beba de três a seis xícaras por dia.

Para uma melhor qualidade no preparo do chá verde, sempre cheque o prazo de validade do chá verde. A erva do chá verde deve ser armazenada longe da luz e em local seco e fresco. Com isso, você garante a preservação de suas substâncias benéficas.

Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.



Tudo o que ingerimos tem que haver moderação, por isso tome muito cuidado com os exageros.

Bom dia para você!

Beijos e muita paz!

Rosane!





Nenhum comentário: