Photobucket

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Samosas Indianas e Chai

Entrando na moda Indiana que está bombando por causa da linda novela da Globo "Caminho das Índias", meu marido que está acompanhando a novelitcha , meio que na pressão, pediu para eu fazer as famosas Samosas Indianas. Eu fiz e adoramos. A receitinha veio por e-mail do grupo que participo Delícias de receitas. Mas você sabe o que Samosas Indianas? Não? Nem eu? Mas minha curiosidade me mata e fui saber, corri atrás...


Origem da Somosa Indiana

Chamuça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Chamuças de Goa
Chamuças indianas

A chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais.

Chegaram a Portugal através da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Noutras regiões da Índia, existem versões vegetarianas, que não são tão comuns em Portugal.

Em Portugal, é possível encontrar as versões com carne picada (sobretudo de bovino e suíno) em inúmeros cafés e restaurantes de comida portuguesa, assim como em restaurantes de comida goesa. Nestes últimos, são por vezes acompanhadas por achares. Em diversas ocasiões, é também comum serem servidas em miniatura, como aperitivo. As versões vegetarianas ou com frango podem ser encontradas congeladas em alguns supermercados e em alguns restaurantes indianos não goeses, de comida de inspiração hindu, por exemplo.

Em Moçambique, dada a numerosa população de origem goesa, a chamuça é também um pastel bastante comum.


A receitinha das Samosas Indianas::..



Samosa indiana

samosa-indiana

Receita

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
200 g de ervilhas secas
1 couve-flor pequena cortada
2 batatas médias cortadas em cubinhos
1 xícara (chá) de água morna
5 colheres (sopa) de manteiga
1 colherinha (café) de cominho moído
½ colherinha (café) de gengibre ralado
½ colherinha (café) de curry
Sal a gosto; óleo para fritar

Modo de preparo:

Numa vasilha, coloque a farinha, o sal e 3 colheres de manteiga derretida. Acrescente água aos poucos e vá misturando com a mão. Sove até obter uma massa uniforme. Deixe descansar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio:
Após deixar as ervilhas de molho de um dia para o outro, cozinhe-as e mexa até formar uma pasta. Cozinhe também as batatas e a couve-flor. Junte com a massa de ervilha e reserve. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de manteiga e deixe derreter, acrescente sal e os temperos e deixe dourar. Despeje esse molho sobre os legumes reservados e misture bem. Deixe esfriar.

Para montar os pastéis:
Faça pequenas bolas com a massa e abra em formato redondo usando um pau de macarrão. Coloque o recheio e feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para fechar bem. Frite as samosas em uma panela com óleo em quantidade suficiente para cobri-las por completo. Escorra sobre guardanapos de papel a fim de tirar o excesso de óleo.

Os Créditos dessa receitam são daqui



Chai Indiano

INGREDIENTES:
2 xícaras de chá de leite
1 1/2 xícara de chá de água
2 colheres de chá de chá preto
1 pedaço pequeno de gengibre
2 cravos
2 pauzinhos de canela
4 cardamomos inteiros

Açúcar a gosto para adoçar na hora


MODO DE PREPARO:

Coloque todos os ingredientes numa panela de borda alta. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 15 minutos. Mexa de vez em quando para o leite não derramar. Coe e sirva.

Rendimento : 3 xícaras de chá

fonte da receita aqui

fonte da foto aqui


Terminologia do Chai Indiano Chai puro

Chai (Hindi: चाय, Urdu: چاۓ) é simplesmente a palavra para "chá" na maior parte do Sul da Ásia e muitas outras partes do mundo.[2][3].

Embora o café seja uma bebida mais popular em partes do sul da Índia, o chai é muito comum em todo o sul da Ásia, onde vendedores de rua conhecidos como "chai wallahs" (algumas vejes transcrito como "chaiwalas") são muito comuns. Chai é também muito popular num certo tipo de restaurante do sul da Ásia conhecido como Irani cafés ou Chai Khanas.

O processo tradicional de produção de chai ativamente ferve as folhas de chá. O chai preparado desta maneira possui uma concentração de cafeína comparável ao café, já que a fervura prolongada gera uma bebida mais robusa do que o método comum de produção de chá deixando-se as folhas de chá em água quente (sem fervura).

Chá com especiarias

Para muitos anglófonos fora destas regiões, o termo "chai" é sinônimo de masala chai, como descrito abaixo. O termo tautológico chá chai é algumas vezes usado para indicar chá com especiarias e leite como distinto de outros tipos de chá. Inúmeras cafeterias usam o termo chai latte para indicar que o leite fervido do café latte normal está recebendo o sabor de chá com especiarias concentrado ao invés do espresso. Algumas cafeterias denominam esta mistura chá chai latte.

Continue lendo aqui


Que você tenha uma linda noite e um amanhecer repleto das bençãos do Senhor!

Boa Noite

Rosane!

2 comentários:

Marta Cunha disse...

Olá Vovó Rô! Muito bonita e já é vovó? Você tem receitas simpáticas e muito boas. Tudo de bom. Beijos.

Unknown disse...

eu tenho outras versoes para a samussa de massas e de recheios comforme o pais ela soferu alteraçoes tanto de temperos como de recheio se quiser saber de alguma receita terei praser em dividila com vc esta versam que vc pssa e mais tradicional mais a variaçao pode ser doce ou salgada experimente com morango e creme de maracuja salpique açucar mascavo mixturado com canela abraçao chef luiz fernandes