Photobucket

quinta-feira, 23 de julho de 2009

- Qualidade de vida -

Cancer
Estudos associam as dietas ricas em frutas e vegetais como benéficas a muitos tipos de câncer. Esses alimentos são ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidante, como o beta-caroteno, as vitaminas A, C, E o selênio. Todas essas substâncias podem retardar, evitar ou reverter o processo cancerígeno. Elas o fazem através de vários mecanismos de proteção: pela neutralização ou desintoxicação de agentes causadores do câncer (carcinógenos), evitando alterações pré-cancerosas no material genético celular e reduzindo a ação hormonal que pode estimular o crescimento de tumores.
Igualmente importante é a redução da ingestão de gorduras. Muitos estudos associam as dietas ricas em gorduras como risco de vários tipos de câncer. Especialistas apontam para o fato de que somente 30% Da quantidade total de calorias / dia deveria ser composto por lipídeos.
Em muitos momentos, a perda de apetite, náuseas ou outros problemas alimentares dos pacientes com câncer podem ser contornados com a mudança dos hábitos e rotinas diárias.
É aconselhável fazer-se pequenas refeições e lanches ao longo do dia. Para controlar as náuseas, mastigar lascas de gelo ou tomar uma gota de limão
amargo antes de comer pode ser uma medida eficaz. Tomar alguns goles de refrigerantes a base de cola também pode ser eficiente
Se a diarréia for um problema (como geralmente ocorre durante a quimioterapia), evitar alimentos gordurosos, frutas cruas, alimentos a base de grãos integrais e outros alimentos que podem agravar o problema. No lugar deles, ingerir alimentos obstipantes.
Consumir mais :
Frutas cítricas e outros tipos de frutas, vegetais verdes e amarelos; pães a base de grãos integrais, cereais e outros alimentos ricos em fibras para estimular o bom funcionamento do intestino.













A vida com qualidade

O termo qualidade de vida é sinônimo de viver bem.
Para isso é importante que você esteja com sua saúde física e mental afiadas.
Com o surgimento de produtos eletrônicos e as facilidades da vida moderna o indivíduo passou a se movimentar menos e comer mais.

Se movimentar menos pela facilidade de um controle remoto, serviços via internet, ou delivery, transportes ou facilidades de locomoção como escada rolante ou elevadores, etc.
Comer mais, primeiro pela diminuição do gasto, conseqüência da vida sedentária e consumo aumentado de produtos industrializados hipercalóricos. Por exemplo, cada bolacha doce eqüivale à uma fatia de pão. Será que consegue comer um pacote de pão pela manhã em seu trabalho?

O stress também tem grande participação na diminuição da qualidade de vida, pois quem que trabalha em grandes centros urbanos passa por cobranças e competitividade constantes, além de não ter tempo para se alimentar corretamente ou praticar algum tipo de atividade física. Tudo isso e muito mais gera uma situação de alerta constante.

Para melhorar sua qualidade de vida você deve partir de alguns princípios:

Respire!!! Não deixe que seus compromissos te atropelem;

Procure se comprometer somente com aquilo que realmente poderá cumprir;

Comece a pensar um pouco mais em você, naquilo que veste, fala, age e COME!!!

Durma pelo menos 6 horas mas com qualidade. Procure desligar aparelhos eletrônicos como computador ou internet, no máximo uma música calma e nunca faça grandes refeições antes de dormir – isso te deixará ainda mais cansado.

Diminua tabaco e cafezinhos aumentando a ingestão de água!


Alimentação Equilibrada
Equilíbrio em uma refeição esta relacionado com qual alimento e quanto dele você ingere. Cada pessoa possui uma quantidade calórica que deve ser divida durante o dia em pelo menos 4 refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Essas refeições devem ser compostas por três grupos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores (veja em nutrientes/grupos dos alimentos). Se você é o tipo de pessoa que acorda às 6h e só dorme após a meia-noite, deve incluir alguns lanchinhos intermediários, para manter seu organismo em bom funcionamento. Lembre-se:

Comece seu dia com um bom café da manhã, com, pelo menos um pão ou cereal, um leite ou queijo e uma fruta

Faça refeições maiores no almoço do que no jantar

Frutas e legumes devem estar sempre presentes

SEM GORDURA! Prefira sempre alimentos grelhados, assados ou cozidos, evitando a adição de cremes ou acompanhamentos gordurosos

Não se iluda com rótulos. O aumento do consumo de alimentos lights, podem ultrapassar suas necessidades mantendo o desequilíbrio de refeições

ÁGUA! Ingerir pelo menos 4 copos de água por dia

Cuidado com bebidas alcoólicas. Quando consumí-la evite o aperitivos como amendoins, pipocas, castanhas, ou qualquer alimento muito salgado e/ou gorduroso.


Seguindo essas dicas eu fui me recuperando do câncer que contraí.
Passar pelo tratamento é algo muito doloroso e complexo. Principalmente quando se faz a quimio.
Por isso seguir uma boa alimentação é primordial ao paciente.
eu agradeço ao Site Batuque na cozinha que me deram informações e receitinhas ótimas para melhorar o meu estômago e o gosto amargo que tinha boca após cada sessão de quimio.

Fonte aqui


Boa e linda noite a todos(as)!
Rosane!

Nenhum comentário: