Photobucket

quarta-feira, 22 de julho de 2009

- Bolos com açúcar Mascavo -

Pesquisando para melhor entender::..

Dúvidas Sobre o Açúcar Mascavo

Vários internautas nos enviam dúvidas sobre o consumo do açúcar mascavo. Por ter imagem de ser uma alternativa mais saudável do que o refinado, vários questionamentos surgem a seu respeito. Para esclarecer as dúvidas, a Dra. Ana Maria Calábria, do Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD (gestão 2008-2009), responde as perguntas mais freqüentes sobre este tipo de açúcar.

1) O que é o açúcar mascavo?

O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida.


2) Qual a diferença entre açúcar mascavo e açúcar refinado (composição química, quantidade de carboidratos, composição nutricional, calorias)?


Refinado
Mascavo
Calorias (cal)
387
376
Carboidratos (g)
99,9
97,33
Vitamina B1 (mg)
0
0,01
Vitamina B2 (mg)
0,02
0,01
Vitamina B6 (mg)
0
0,03
Cálcio (mg)
1
85
Magnésio (mg)
0
29
Cobre (mg)
0,04
0,3
Fósforo (mg)
2
22
Potássio (mg)
2
346

3) Existe algum benefício no consumo de açúcar mascavo, em substituição ao açúcar refinado?

O açúcar de mesa passa por um processo de refinamento. O açúcar mascavo, por não passar pelo mesmo processo, mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. Apesar disso, a diferença calórica e de grama de carboidratos não são tão significativas, como mostra a tabela acima.


4) A pessoa com diabetes pode consumir açúcar mascavo? Que cuidados devem ser tomados?

Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.


5) A glicose do açúcar mascavo eleva a glicemia mais rapidamente do que o açúcar refinado?

Não existem estudos baseados em evidências que confirmem essa afirmação. Logo, todas as pessoas com diabetes que preferirem utilizá-lo deverão usar as mesmas recomendações que receberam para o açúcar comum.

6) A diferença de nutrientes entre os dois tipos de açúcares traz algum benefício para quem consome? Quais?

Podem ser observadas diferenças quanto às fontes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são maiores no açúcar mascavo. Porém, isso não sugere que pessoas com diabetes tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessa opção são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia.

As necessidades destes minerais podem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidrato. Para tanto, uma consulta com o profissional nutricionista seria relevante. Assim, é possível conhecer como seria uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para cada caso, em relação a fontes de energia, carboidrato, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.

É importante observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum. Entretanto, o que importa é o teor de sacarose (carboidrato) que contêm e nessa relação eles se equivalem.

fonte aqui

:::::::::::::.....:::::::::::..........:::::::::;:::::::

Bolo de açúcar mascavo

Ingredientes:

4 ovos
2 colheres de (sopa) de margarina light
1 xícara( chá )de suco de laranja
1 xícara (chá)de farinha de trigo
1 xícara (chá)de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras(chá) de açúcar mascavo
1/2 lata de leite condensado
Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo:

Na batedeira, bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes. Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada. Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado.
Preparar uma calda levando a outra metade do suco misturado com o leite condensado ao fogo e deixe ferver por dois minutos. Cobrir o bolo com a calda ainda quente.


Bolo de maracujá com açucar mascavo



Ingredientes

1 xícara (chá)de farinha de trigo
1 xícara(chá) de açúcar mascavo
1 ovo inteiro e três claras em neve
1 copo (300ml) de polpa de maracujá pura
1 colher de (sopa) de azeite de oliva
1 colher de (sopa )de fermento
preparo

Bata o açúcar com o ovo e o azeite. Bata as claras em neve e junte. Com uma colher bata um pouco a poupa para desprender dos caroços. Peneire a farinha e o fermento aos poucos enquanto vai batendo a massa. Também aos poucos vá juntando a polpa de maracujá, na massa irá apenas metade dela.

Quando todos os ingredientes já estiverem juntos bata mais vigorosamente por 10 minutos. Enquanto isso o forno já deve estar em pré-aquecimento. Passe a massa para uma forma untada e leve ao forno. Cuide para que a massa esteja formando bolhas que estouram, isso dirá que ela está no ponto de ser assada.

Asse por 35 minutos, sem abrir o forno, acenda a luz e veja se está crescido e corado. Com resposta positiva abra o forno espete o bolo com um garfo e despeje o restante da polpa, deixe mais cinco minutos no forno até que o bolo absorva a polpa. Use uma espátula para desenformar sem ter que virar o bolo de cabeça para baixo.

Sirva com café.


Bolo de cenoura com açúcar mascavo e canela




Ingredientes:

2 xícaras de (chá )de farinha de trigo
2 xícaras de (chá )de açúcar mascavo
1 xícara (chá)de óleo de soja
1colher de (sopa )de fermento biológico em pó
1 colher de (chá )de canela em pó
4 ovos
3 xícaras(chá) de cenoura ralada

Modo de preparo:

Separe as claras das gemas e bata as claras até que fiquem em ponto de neve.Em outro recipiente, bata bem o açúcar com as gemas, em seguida, misture o óleo e acrescente aos poucos a farinha de trigo, o fermento e a canela.Coloque a cenoura ralada ( a massa fica parecendo uma farofa) e depois acrescente as claras em neve e misture com uma colher.Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido à 200°C até dourar.


Está receitas recebo por e-mail do grupo Delícias de Receita do qual participo, por isso se alguém souber o site de procedência me indique por favor que colocarei os devidos créditos.






Dicas que encontrei neste Site e compartilho



Como descascar alho com mais facilidade?
Deixe os dentes de alho de molho em água por aproximadamente 10 minutos, a casca se soltará mais facilmente.

Como deixar a carne moída soltinha?
Refogá-la somente em óleo, só depois de estar cozida juntar os temperos (alho, cebola, etc), tem também que estar em temperatura ambiente, não pode estar nem um pouco congelada senão engruma.

Como deixar o molho de tomate menos ácido e render mais?
Adicione 1 colher de café de açúcar e ½ xícara de chá de leite para ½ kg de tomate ou a mesma medida para 1 lata de de molho pronto.

Como fazer para que a carne na panela de pressão fique bem macia?
Uma boa dica é cozinhar a carne (lagarto, peixinho, capa de filé) inteira na cerveja, além de dar maciez à carne ela desmancha-se e o que é melhor não fica com gosto de cerveja. Proporção: 1 latinha para 1 kg de carne

Como fazer para cebola ficar com sabor mais suave?
Descasque as cebolas e deixe de molho na água por 15 minutos.

Como deixar o frango mais macio? Tempere com um pouco de vinagre e deixe descansando por no mínimo 1 hora, ele ficará mais macio e com um sabor especial.

Vai preparar uma carne de porco, lombo ou pernil?
O segredo é deixar na marinada com vinho branco seco de um dia para outro para pegar bem o gosto e amaciar a carne.

Como tirar a pele do tomate com mais facilidade? Coloque uma panela com água para ferver. Faça um X na parte inferior do tomate com auxílio de uma faca. Quando ferver, jogue os tomates e deixe por 10 minutos.

Como fazer para que a batata frita fique bem sequinha?
Descasque e corte as batatas. Deixe de molho numa vasilha com água misturada com uma tampinha de álcool por aproximadamente 5 minutos. Escorra as batatas e seque com um pano. Coloque óleo numa panela para esquentar. Quando estiver bem quente, coloque uma porção de batatas, mas não muitas. Não mexa, assim elas não grudam.

Como fazer para as batatas não se desmancharem ao cozinha-las?
Ao se cozinhar as batatas, inteiras ou picadas, coloque na água do cozimento algumas gotas de vinagre, elas ficarão mais firmes.

Como fazer para que bolos e tortas não grudem na assadeira?
Unte sempre a assadeira com margarina e farinha de trigo, nunca unte com manteiga ou óleo.

Como saber se o bolo está pronto?
O bolo estará pronto quando você enfiar um palito no bolo e ele sair sequinho.

Como fazer para o bolo não murchar?
Quando o bolo estiver pronto, desligue o forno. Não retire o bolo do forno. Deixe esfriar naturalmente e só retire quando atingir a temperatura ambiente.

Como verificar se o fermento ou bicarbonato estão bons?
Coloque em um copo com água um pouco de fermento (ou bicarbonato), ele tem que espumar, se não acontecer nada pode jogar fora.

Como fritar corretamente um bife?
O bife deve estar na temperatura ambiente. Se você retirar o bife da geladeira e fritá-lo em seguida, a carne fica mais dura. Congelado então, nem pensar. Coloque o bife para fritar, de preferência um por um, e só vire de lado quando começar a soltar sangue na parte superior. Vire e deixe fritar por um tempo um pouco menor que a parte de baixo. Se fritar muito, o bife ficará borrachudo

Como fazer um bife de carne ou frango à milanesa?
Bata 1 ou 2 ovos numa tigela. Tempere a carne e deixe descansando nos ovos batidos por aproximadamente 1 hora. Passe na farinha de rosca e frite. Eles ficarão mais macios e saborosos.

Como não empelotar cremes com amido de milho ou farinha de trigo?
Mexa com um batedor, e quando começar a levantar fervura, abaixe o fogo no mínimo e nunca pare de mexer. O segredo é mexer bem até o final do processo.

fonte aqui::... http://batuquenacozinha.oi.com.br/abcozinha.php?abc_id=63#


Nenhum comentário: