Photobucket

sábado, 18 de julho de 2009

Nhoque Recheado - Torta de Sorvete

Almoço de domingo com o meu Netinho Mateus, meu filho Nandinho e minha nora Pri. Hevi está trabalhando em São Paulo, volta só na segunda. Mas vou guardar para ela e para o Rafa meu genro.
Penso ser uma boa pedida. Apesar de estar muito frio uma sobremesa de sorvete vai bem.
As receitas aqui postadas eu as faço e depois coloco aqui no meu espaço para ficarem arquivadas e também repartir com todos. Nunca deixo de colocar os créditos a quem pertence.

NHOQUE RECHEADO

Ingredientes

  • 2kg de batatas
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) margarina
  • sal a gosto
  • farinha de trigo quanto baste (1kg mais ou menos)
  • 300gr de mussarela picadinhas em cubos (1cmX1cm)
  • 300gr de carne moída
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picadinha
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 caldo de carne
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (café) de páprica picante
  • 3 sachês de molho pronto
  • 200ml de água
  • salsinha picadinha a gosto
  • 100gr parmesão ralado

Modo de Preparo

  1. Molho: aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte a carne moída e refogue bem até fritar
  2. Junte os temperos e o molho, mexa bem, junte a água e deixe ferver até reduzir e o molho encorpar
  3. Reserve.
  4. Massa: Cozinhe as batatas em água e um pouco de sal, amasse ainda quente (batata boa, que não tenha muita água)
  5. Junte o ovo, a margarina e o sal, mexa bem, coloque metade do trigo e misture, a massa vai ficar um pouco grudenta ainda
  6. Vá juntado trigo aos pouco na mão e fazendo bolinhas e recheando com um pedaço de mussarela (como se fosse bolinho de queijo), cozinhe as bolinhas em água fervente com água e sal, até que subam sozinha
  7. Escorra as bolinhas e coloque numa assadeira grande
  8. Coloque por cima o molho reservado, polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno para gratinar
fonte aqui





Curiosidades da vovó Rô::..


Sorvete pode ser um bom aliado para a Medicina

Quando o excesso de acidez queima o estômago (e acaba com obom humor de qualquer um) , nada melhor do que uma taça de sorvete de creme para apagar o incêndio. Tem mais, o geladinho acalma espasmo e dores do aparelho digestivo. Tome sorvete, pois! A descoberta é do Dr. Giacomo Ideo, médico chefe do Departamento de Clinica Geral do Hospital de Como, Itália. As experiências do especialista estão causando sensação Gastrites e até úlcera gástricas duodenais encontram alívio imediato com a saborosa terapia. Nos distúrbios digestivos, conjugam-se dois fatores: Superprodução de ácido clorídrico e uma inflamação na mucosa do estômago e intestino, com o conseqüente vaso dilatação. Ora, o leite que entra na massa do sorvete, pôr ser alcalino neutraliza a ação do ácido. "Simultaneamente o frio provoca vaso constrição, diminuindo a inflamação e irritação da mucosa", explica o Dr. Manoel das Neves, professor de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina.

Fonte: Revista Saúde é Vital - Editora Azul- 1990- nº12

minha fonte aqui


História do Sorvete


Consta que os primeiros indícios da existência do sorvete, data dos tempos do imperador Nero, na Roma antiga, pôr volta de 60 da nossa era. Naquela época, os soldados traziam o gelo das montanhas nevadas, que eram adicionados ao mel, frutas e néctar, para que Nero se deliciasse.

Quando Marco Pólo viajou ao Oriente é que foi ter notícias novamente desta delícia que também é um alimento, pôr volta do século 13. Nesta época já se adicionava ao gelo o leite aumentando seu valor nutritivo. Marco Pólo então retornando a Itália trouxe consigo esta receita, o que os europeus adoraram e aprovaram, esta novidade se espalhou pôr toda a Europa, em pouco tempo o sorvete era servido nas principais cortes.

Ainda sendo alimento os nobres, pois o gelo continuava a ser trazido das montanhas e era conservado com muita dificuldade e pôr pouco tempo. Da Europa se espalhou pelo mundo, chegou aos Estados Unidos, onde se tem registro de que em 1777 já era conhecido, e produzido regulamente a partir de 1851.

No Brasil, embora os nobres portugueses da côrte imperial pudessem tê-lo saboreado na Europa, o sorvete só se tornou conhecido em 1934, quando o navio americano Madagascar chegou ao Rio de Janeiro, com mais de duzentas toneladas de gelo. Dois comerciantes, compraram a carga toda e antes que derretesse tudo, criaram várias receitas com a frutas nativas e venderam rapidinho!

Hoje são muitos os comerciantes que fazem deste gelado e saboroso alimento, sua fonte de renda e não se cansam de trabalhar para oferecer a seus clientes sempre o melhor.

fonte aqui


Receitinha... essa eu ainda não comi mas está na geladeira para o almoço de amanhã depois desse Maravilhoso Nhoque (trok-trok como dizia minha vovó Regina)...



Torta de Sorvete Deliciosa::..

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoito de chocolate recheado
  • 1/3 xícara (chá) de castanha-do-pará picada
  • 80g de margarina
  • 1 litro de sorvete de morango
  • 1 embalagem de cream cheese
  • 2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo

  1. Unte com um pouco de óleo uma fôrma retangular de 25 cm x 12 cm
  2. Forre com filme plástico e reserve
  3. No processador, bata os biscoitos e a castanha-do-pará até obter uma farofa
  4. Com essa farofa forre o fundo e as laterais da fôrma, apertando bem
  5. Deixe amolecer um pouco o sorvete, misture o cream cheese e o leite
  6. Despeje na forma, cubra com filme plástico e leve ao freezer no mínimo 12 horas
  7. Na hora de servir, desenforme
  8. Decore com calda de chocolate e morangos.

Informações Adicionais

Rendimento: 12 porções
Calorias: 455 por porção
Dica:-Substitua o biscoito de chocolate por biscoito maizena.


Fonte aqui


Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes; ganhar o respeito de pessoas inteligentes; gozar do carinho de meninos; ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; procurar o melhor nos demais; deixar o mundo um pouco melhor de como o encontraste - com um filho são, um jardim bonito ou uma pessoa mais feliz; saber que ao menos alguém viveu melhor graças a ti.

Bom e maravilhoso domingo a todos(as)!
Rosane!

Nenhum comentário: