Photobucket

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Como usar a canela

Canela
Descrição

Mencionada em alguns livros da Bíblia, a canela é uma das mais antigas especiarias de que se tem registro. Conhecida como canela-do-ceilão, é nativa do Sri Lanka (antigo Ceilão), extraída da casca de uma árvore da mesma família do louro. Próxima da canela-do-ceilão, a cássia ou canela-da-china, é também obtida de um loureiro, possui sabor e aroma mais intensos, mas menos delicados.
Ambas são cultivadas atualmente no Brasil e o processo de extração é o seguinte: a casca é retirada na época das chuvas, quando há mais seiva nas árvores, depois é seca e enrolada na forma de canudos. Esses canudos é o que chamamos de canela em rama ou de canela em pau. Os resíduos e cascas quebradas servem para a preparação da canela em pó. Podemos encontrá-la, ainda, na forma de essência e de óleo (usada para as fragrâncias).

Como comprar

A canela em rama é a que preserva melhor seu aroma e sabor. Quando comprar, verifique se o aroma é bem marcante, o sabor adstringente, doce e picante e a coloração marrom-avermelhada. A de melhor qualidade tem casca mais fina e maior concentração de sabor e de fragrância. Na canela em pó, fique atento ao prazo de validade.

Como armazenar

Guarde em recipientes de vidro, bem limpos e fechados, em local protegido da umidade, para preservar o aroma e o sabor da especiaria. Quando for usar canela em pó, retire pequenas porções com uma colher limpa e seca e não com as pontas dos dedos, porque além de aumentar a umidade da especiaria, pode contaminá-la.

Usos culinários

A canela pode ser usada para condimentar frango e tender. É um dos ingredientes do curry e garam masala - misturas de especiarias, ambos da cozinha indiana. Na cozinha mediterrânea não falta nos molhos de tomate e à bolonhesa. Por aqui, seus usos mais conhecidos são no preparo de pães, biscoitos doces, bolos, tortas de frutas, cremes, frutas condimentadas, compotas, pudins e licores e para aromatizar bebidas quentes à base de café e de chocolate. Além disso, está presente em muitos de nossos doces tradicionais, como o arroz-doce, o curau, a ambrosia, as compotas de frutas e também na banana assada com mel e nas bebidas quentão e vinho quente.

Dicas culinárias

Quando usar a canela nas preparações, evite o seu cozimento em excesso que pode resultar num leve sabor amargo. Para aromatizar o cafezinho, derreta um pouco de chocolate meio amargo em banho-maria e mergulhe uma das extremidades de um pedaço de canela em rama. Deixe secar até o chocolate endurecer. Use para mexer o cafezinho no lugar da colher. Fonte: Revista Menu

Receitas com canela

amendoim com chocolate e canela

Ingredientes

3 xícaras de açúcar
1 xícara de café, forte
1 kg de amendoim, amendoim cru com casca
1 colher de sopa de chocolate
1 colher de (chá )de canela em pó
1 colher de (chá) de fermento em pó

Coloque numa panela o café e o açúcar e leve ao fogo. Acrescente o amendoim, o chocolate, a canela e o fermento e mexa até começar a secar. Quando estiver seco, retire do fogo e despeje numa assadeira untada. Leve ao forno bem morno por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.


flan de canela com calda de morango(nestle)

Flan

1 envelope de gelatina em pó sem sabor 2 xícaras (chá) de leite 3 pedaços de canela em pau 1 lata de Leite Moça
Calda
1 xícara e meia (chá) de morango lavado e limpo meia xícara (chá) de vinho tinto seco 2 colheres (sopa) de açúcar

Flan
Misture a gelatina com cinco colheres (sopa) de água fria, leve-a ao fogo, em banho-maria, até dissolver e reserve. Ferva o leite com a canela por cerca de 1 minuto. Misture o Leite Moça e a gelatina reservada, retire a canela e despeje em forminhas individuais levemente untadas com óleo ou taças. Leve à geladeira por cerca de 4 horas.

Calda

Reserve alguns morangos para decoração e bata o restante no liquidificador com o vinho e o açúcar. Leve ao fogo e desligue assim que ferver.


Bolo de Maçã e Canela(edu guedes)
rendimento 8 porções

3 ovos
2 xícaras (chá) de maçã picada (com a casca)
1 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha da trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de canela m pó
Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma

Bata bem no liquidificador os ovos, a maçã e o óleo. Acrescente a farinha de trigo, o açúcar e misture até que fique homogêneo. Por fim, acrescente o fermento, a canela e misture. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.


3 comentários:

Thais Silva disse...

Olá, tudo bem?

Meu nome é Thais e trabalho na Edelman, agência de comunicação da L'acqua di Fiori.
Lançamos um hotsite especial para o Dia nos Namorados e uma das dicas do site são receitas cedidas por cinco restaurantes de SP.
Como você gosta bastante de cozinhar, achei que se interessaria. São 5 tipos de receitas: mexicana (Tacos Mex & Co), italiana (Speranza), vegetariana (Goa Vegetariano), wrap (Wraps) e fondue (Chalezinho).

Quando puder, dá uma olhada: http://www.lacquadifiori.com.br/hotsite/namorados09/casais-receitas.html

Abraços,
Thais

Suelly Marquêz disse...

Rosane, BOM FIM DE SEMANA!
E com estas delicias invocando a Canela, neste frio, sei que vamos nos aquecer. OBRIGADO,

Mundo dos Alimentos disse...

Nossa mt boa as dicas
seu blog tá muito bom

Depois da uma passadinha lá no meu

http://planetadosalimentos.blogspot.com/