Photobucket

quinta-feira, 26 de março de 2009

- RÚCULA -



Sabor picante

A rúcula é uma hortaliça originária da Região Mediterrânea, muito popular nas regiões de colonização italiana no Brasil. Rica em sais minerais e vitaminas A e C, é apreciada pelo sabor picante e cheiro agradável e acentuado.Pertence à família Brassicácea, a mesma da couve, couve-flor, repolho e brócoli. As hortaliças desta família possuem substâncias importantes para a manutenção da saúde, por isso inclua várias vezes por semana pelo menos uma hortaliça desta família no seu cardápio.
COMO COMPRAR

As maiores ofertas e os melhores preços ocorrem de maio a outubro.A rúcula também é vendida na forma minimamente processada, ou seja, já higienizada e embalada, acompanhada ou não de outras hortaliças folhosas. Verifique o prazo de validade, e não compre se houver líquido amarelado no fundo da embalagem e se as folhas estiverem sem brilho, com pontos escuros nas bordas, ou se o produto não estiver refrigerado.
COMO CONSERVARA rúcula tem pequena durabilidade após a colheita, por isso compre somente o necessário para consumo imediato. Em condição ambiente, o produto pode ser mantido no máximo por um dia, desde que colocado em local bem fresco, com a parte de baixo em uma vasilha com água.Em geladeira o produto deve ser acondicionado em saco de plástico ou vasilha tampada, e mantido por até 4 dias. Se lavar o produto antes de armazená-lo, escorra bem a água de levagem antes de embalá-lo.
COMO CONSUMIR

A rúcula é tradicionalmente usada crua em saladas, temperada com azeite, sal e limão. Pode substituir ou ser misturada ao agrião, alface e chicória. A mistura com folhas de sabor mais suave, como o alface, é especialmente indicada para as pessoas que consideram o sabor da rúcula muito acentuado.Também pode ser usada como ingrediente de tortas, quiche, lasanhas, sanduíches e bolinhos. Sempre que possível, acrescente a rúcula ao final do preparo do prato, de modo a reduzir o tempo de cozimento das folhas.Quando consumida crua, a rúcula deve ser previamente lavada em água corrente e em seguida higienizada. Para isso, deixe as folhas de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 30 minutos. Após, enxagüe-se com água filtrada. Este procedimento é importante para eliminar as bactérias, os vermes e outros organismos presentes nas folhas.
DICAS

* A rúcula é um excelente acompanhamento de carnes de churrasco.* Temperos que combinam: sal, alho, cebola, cheiro-verde, limão, azeite e vinagre.* O suco de rúcula, combinado com agrião, é usado na medicina popular para a desitoxicação do organismo. Misture-o com suco de laranja ou cenoura para disfarçar o gosto forte da rúcula.


Receitas


Salada de Rúcula com Manga


Ingredientes:


*1 maço de rúcula, com as folhas separadas e lavadas

*1/2 xícara (chá) de manga madura picada para o molho da salada

*2 mangas maduras e firmes, de tamanho médio, cortadas em cubo

*3 colheres (sopa) de caldo de limão

*1 colher (sopa) de azeite

*1 dente de alho picado bem miúdo

*sal a gostoModo de fazer

*Coloque as folhas de rúcula e as mangas cortadas em cubos em uma travessa e reserve;*Bata no liqüidificador a 1/2 xícara (chá) de manga, o caldo de limão, o azeite, o sal e o alho;*Jogue o molho sobre as folhas de rúcula com manga, ou sirva-o separado da salada.Tempo de preparo: 12 minutosRendimento: 6 porçõesSugestão: acrescente agrião à salada.

Sanduíche de Rúcula com Hambúrguer de Frango


Ingredientes:


*4 pães de hambúrguer cortados ao meio

*4 hambúrgueres de frango passados na chapa ou frigideira

*10 folhas de rúcula lavadas, cortadas bem fininho

*1/2 xícara (chá) de salsa picada

*1/2 xícara (chá) de cebola picada

*3 colheres (sopa) de maionese

*2 ovos cozidos picados em pedaços pequenos

*1 colher (sopa) de suco de limão*sal a gosto


Modo de fazer


* Misture a rúcula, a salsa, a cebola, a maionese, os ovos, o sal e o limão;* Recheie cada pão com uma camada desta mistura, um hambúrguer e sirva.Tempo de preparo: 10 minutosRendimento: 4 sanduíchesSugestão: substitua o pão de hambúrguer por outro tipo de pão e troque a maionese por requeijão cremoso ou ricota..

Quiche de Rúcula


Ingredientes:


Massa

*2 xícaras (chá) de farinha de trigo

*2/3 xícara (chá) de margarina gelada

*1 1/2 colher de sopa de água fria

*1/2 colher (chá) de salRecheio

*1 maço de rúcula lavada e picada bem fininha;

*1 cebola pequena picada bem miúdo

*2 ovos

*1 lata de creme de leite sem soro

*1/2 xícara (chá) de leite

*1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

*1 colher (sopa) de margarina


Modo de fazer


Massa


*Numa vasilha, misture a farinha de trigo, a água, a margarina e o sa*até formar uma bola que não grude nas mãos;*Embrulhe essa massa num saco ou filme plástico e leve à geladeira por um hora;

*Coloque um filme de plástico sobre a mesa ou sobre a bancada da pia, polvilhe levemente a metade do plástico com farinha de trigo, coloque a massa sobre o plástico polvilhado, salpique farinha de trigo sobre a massa, dobre o plástico sobre a massa e abra-a com um rolo;

*Coloque a massa em uma forma de fundo removível, aperte-a com a ponta dos dedos na forma e apare as sobras da massa;

*Fure a massa com um garfo, e leve para assar em forno médio por cerca de 8 minutos;


Recheio


*Em uma panela, derreta a manteiga e refoque a cebola, o alho, a rúcula e reserve;

*Coloque em uma tigela os ovos, o creme de leite, o leite, o sal

*e o queijo e bata bem;

*Acrescente o refogado, misture e coloque a mistura obtida sobre a massa:

*Leve para dourar em forno médio, deixe esfriar para desenformar.Tempo de preparo e cozimento: 35 minutos

Rendimento: 8 fatias grossas
Sugestão:
substituia o queijo parmesão pelo queijo minas em maior quantidade.


BOM APETITE

RÔ!

Um comentário:

Cristiane A. Fetter disse...

Ro, eu adooooooooooooro Rucula, aliás domingo passado comi uma salada que esta tudo de bom.
Levava ela é claro, mussarela de bufala e um cogumelo que aqui nos Estados Unidos chamam de portabela e um molho com mostarda incrível.
bjks