Photobucket

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Informações sobre amido,fécula e polvilho



Recebi estas informações que achei úteis e seguras, por email de um grupo ao qual faço parte.

Vejam que bom.


Devido ao(s) último(s) texto(s) (queria poder dizer: que causou muita dúvida e discussão, hahahah) sobre polvilho doce, azedo e fécula de mandioca resolvi fazer um pesquisa na rede para acabar de vez com as suas e as minhas dúvidas sobre o "amido" da mandioca.
Já começo com uma correção, pois segundo a
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) amido é um produto e fécula é outro, mesmo que quimicamente falando sejam praticamente a mesma coisa.
1. DEFINIÇÃO
Amido é o produto amiláceo extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais (sementes), etc. (Traduzindo: tem que estar acima da terra)
Fécula é o produto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais (tubérculos, raízes e rizomas). (Tem que ser parte da planta enterrada na terra)
(Referência: BRASIL. Resolução - CNNPA nº 12, de 1978) [
link])
Entretanto, o órgão também não soluciona (?) muito bem a questão, no item "4. Características Gerais" existe o seguinte sub-item:
e) polvilho ou fécula de mandioca: produto amiláceo extraído da mandioca (Manihot utilissima). O polvilho de acordo com o teor de acidez, será classificado em polvilho doce ou polvilho azedo;
Quer dizer, pela legislação, polvilho é fécula por ser um produto amiláceo tendo como origem a mandioca. Mas como o todo poderoso e onipresente
Oráculo que a tudo sabe e tudo vê mostrou-me o caminho! =D
Cheguei numa seção do site da
Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com a matéria "Produtos da fécula de mandioca é tema do Prosa Rural" com a seguinte passagem:
A goma ou amido de mandioca tem diversas utilizações [...]
Polvilho doce e fécula são tecnicamente o mesmo produto. Comercialmente, é comum a denominação de polvilho doce para o produto obtido por secagem solar, processado em unidades menos automatizadas, de menor escala. O polvilho azedo é um produto obtido da mesma forma que o doce, mas que sofre uma fermentação após a etapa de decantação da fécula e antes da secagem, que é obrigatoriamente feita por método solar. O polvilho azedo é um amido modificado. O ingrediente é indispensável para a fabricação de biscoitos de polvilho e do pão-de-queijo.
E a parte revelação:
Para os produtores, a fécula apresenta-se como uma boa alternativa para agregar valor às suas atividades. A mais comum é a fabricação de beijus, também chamados de tapiocas [...]
ConclusãoCom base no exposto, fécula de mandioca, goma e polvilho doce são a mesma coisa e vem da mandioca. E deveriam ser chamados apenas de fécula de mandioca.
O mesmo raciocínio vale para batata (fécula de batata), arroz (amido de arroz) e milho (amido de milho).
Enquanto que polvilho azedo é um outro produto, tem como base o polvilho doce. Porém, passou por um processo de fermentação por 15-20 dias.
DicaÉ possível extrair em casa a fécula da mandioca, a nossa nutricionista de plantão Neide Rigo ensina como fazer passo-a-passo e com fotos:
Da mandioca à tapioca e ao polvilho.
Neide também dá dicas sobre Araruta, que muitas marcas enganam o consumidor ao vender uma coisa que não é.
Araruta fajuta, Não é lorota, é araruta e Araruta é que não é.
Ou seja, a
receita que eu tentei fazer... fiz errado mesmo! Hahahahah Digo, o produto estava certo, mas minha execução foi, no mínimo, desastrosa. Outra: essa variedade de nomes no mercado é para confundir consumidores, só pode! Heheh
Obs.: as
informações contidas neste textos foram baseadas de acordo com a ANVISA e a Embrapa.

As informações saõ de::-
Augusto Moraes Brasília/DF




"Quando a última árvore tiver caído,

quando o último rio tiver secado,

quando o último peixe for pescado,

a humanidade vai entender que dinheiro não se come "


"A Culinária é a mais nobre das artes... objetiva, concreta, jamais abstrata, a que está ligada à vida e à saúde humana."

(Cora Coralina)










Aproveito para deixar uma receitinha rápida de pão de queijo


Pão de Queijo Rápido
rendimento 40 unidades


Ingredientes


>1xícara (de chã) de leite

>1/2 xícara (de chã) de óleo

> 2 xícaras (de chá) de polvilho doce

>2 ovos

> 1xícara (de chã) de queijo parmesão ralado

> sal a gosto

> óleo (para untar)

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, iniciando pelos líquidos, até obter uma mistura homogenea. Feito isso, despeje a massa até a metade de forminhas para empada untadas, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 15 minutos ou até dourar. Reserve para amornar e desenforme.

BOA TARDE A TODOS E TODAS QUE POR AQUI PASSAM!
ROSANE!

2 comentários:

Silvia Masc disse...

Que fofa, ter colocado o chapéu da Molly, obrigada. Muito interessante as suas informações sobre fécula e amido, outro dia na Molly tivemos uma dúvida, sobre "farinha de arroz e creme de arroz, mas já foi esclarecido, coloquei lá um 2 marcadores novos, um sobre "receitas sem glúten", e outro, sobre dica de lugares ou comidas típicas, ou pitorescas, teria imenso prazer que você participasse, assim também divulgaria esse cantinho tão querido e acolhedor que é o seu.
beijo e um ótimo final de semana.
(Estamos na chácara, calor infernal, mas está muito gostoso)

conduarte disse...

Ai! Essa foto ta me enlouquecendo hahahahahaha bjus