Photobucket

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Lasanha vegetariana com molho branco light

Lasanha vegetariana com molho branco light

● Calorias por porção: 154 ●
Tempo de preparo: 50 min
● Rendimento: 5 porções

INGREDIENTES

● 2 cenouras médias
● 1 xíc.(chá) de brócolis
● 300 g de massa fresca para lasanha
● 2 tomates médios
2 col. (sopa) de ervilhas
● 2 fatias médias de queijo minas light raladas
● 1 copo americano de leite desnatado
● 2 col. (sopa) rasas de farinha de trigo
● sal, ervas finas, noz-moscada, alho e cheiro-verde a gosto

MODO DE FAZER
1. Cozinhe separadamente em água e sal a cenoura cortada em cubos e os brócolis em pequenos buquês. Reserve.
2. Corte o tomate em cubos e reserve.

Para o molho
Refogue numa panela cebola e alho, junte o trigo dissolvido no leite e misture até engrossar. Tempere com sal, ervas finas e noz-moscada. Reserve aquecido.

Para a montagem

1. Forre o fundo de um refratário com uma pequena quantidade de molho. Coloque a massa conforme as instruções da embalagem. Salpique a cenoura, os brócolis e a ervilha de forma que fiquem bem distribuídos. Acrescente mais molho branco.
2. Coloque a segunda camada de massa, depois os legumes e assim por diante, colocando por último o molho branco. Salpique queijo minas light ralado e orégano a gosto.
3. Leve ao forno preaquecido (180°C por 15 minutos) e deixe assar por 20 minutos ou até ferver nas laterais e dourar. Sirva quente.

Informações nutricionais (porção)
Proteínas: 8,24 g
Colesterol: 0 mg
Carboidratos: 29,79 g
Sais minerais: ferro, fósforo, magnésio, potássio e sódio
Gorduras: 3,07 g
Fibras: 2,34 g
Vitaminas: A, C, E, complexo B e folato



Curiosidades da vovó::-

Diabetes o que é?

O Diabetes Mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como conseqüência a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais ( 70 a 110 mg/dl ). Para entender melhor o Diabetes, é preciso conhecer a função da glicose e da insulina em nosso organismo. A glicose é quem gera energia para nosso organismo funcionar, mas isso só ocorre se houver insulina. Portanto a função da insulina é garantir a entrada de glicose nas células para a produção de energia.. Quando nos alimentamos, ingerimos vitaminas, proteínas, sais minerais e glicose ( açúcar ). Essa glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguinea e com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo. Existem algumas formas ou tipos de Diabetes, sendo os mais conhecidos os do tipo 1 e do tipo 2, no entanto existem ainda outros tipos como o gestacional , o provocado pelo uso de alguns medicamentos ou provocados por doenças do pâncreas ( tumores, etc ) O Diabetes quando não diagnosticado ou se diagnosticado e não tratado adequadamente, passa a ser um grave problema de saúde pública devido as suas complicações.

Tipos::-

Tipo 1

É o tipo de diabetes onde ocorre destruição das células do pâncreas que produzem insulina.Seu aparecimento se dá de forma abrupta em crianças, adolescentes e adultos jovens. O inicio dos sintomas é súbito e sua evolução clinica é rápida, podendo levar ao coma hiperglicêmico em poucos dias. É o chamado diabetes insulino-dependente, pois requer o uso de insulina no seu tratamento. Representa aproximadamente 10% do total de quem têm diabetes.

Tipo 2

É o tipo de diabetes mais comum. Neste o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo. Ocorre geralmente em adultos após os 35 anos de idade.O inicio dos sintomas é lento e podem passar despercebidos por longos períodos, dificultando seu diagnóstico e o tratamento. È o chamado diabetes insulino-não-dependente, na sua maioria tratado com comprimidos, embora possa também as vezes ser tratado com insulina. Representa 90% das pessoas que têm diabetes.
O Diabetes Gestacional : geralmente surge em mulheres grávidas que não eram diabéticas, onde ocorreu alteração da tolerância a glicose em graus diversos diagnosticado durante a gestação. Geralmente, desaparece quando esta termina. Futuramente elas podem vir a desenvolver o Diabetes tipo 2.

Outros tipos ::-

específicos de diabetes podem vir a ocorrer, masconstituem situações raras de ocorrer e são causadas por:
Defeitos genéticos funcionais das células Beta e na ação da insulina; Doenças do Pâncreas; Endocrinopatias; Induzidos por fármacos e agentes químicos; Infecções; Formas incomuns de diabetes imuno-mediado; Outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.

Fonte de infomação ::- http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=3197



Um comentário:

Adriana disse...

Ah, deve ser uma delícia!! Fiquei morrendo de vontade!! Adoro massa, especialmente lasanha, e sendo light então!....

Beijos, Rô querida!!!