Photobucket

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Feijão tropeiro por Dona Lucinha

As delícias da culinária Mineira


FEIJÃO TROPEIRO POR DONA LUCINHA NUNES


INGREDIENTES

500gr de feijão carioca ou roxinho
200gr de farinha de mandioca
200gr de toucinho de porco ou bacon
1 concha de gordura de porco
1 colher de sal com alho
1 cebola média em cubinhos
4 dentes de alho picadinhos
5 ovos
cheiro verde (salsa e cebolinha) a gosto

Modo de Fazer

Cozinhar o feijão e reservar.
Fritar os ovos e reservar.
Fritar o bacon e reservar.
Na mesma panela que fritou o ovo e o bacon, acrescentar a gordura de porco, o alho, a cebola e o sal.
Refogar o feijão, deixando ferver por uns 5 minutos.
Acrescentar a farinha de mandioca aos poucos. Depois de pronto colocar o bacon e por último os ovos e o cheiro verde.
Acompanhar de lingüiça caseira e couve refogada.


Propriedades do Sal::-

O QUE É SAL?

O sal foi o primeiro tempero da civilização. Ele traz qualidade de vida aos homens desde as épocas mais remotas. É uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal.
O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: NaCl (cloreto de sódio - o constituinte principal, acima de 99%), KI (iodeto de potássio - responsável pela presença de iodo no sal), ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio (responsáveis pela diminuição da umidade do produto, evita que o sal empedre).Quando dissolvido em água, o sal de cozinha forma uma solução turva, que é decorrente da não solubilidade destes anti-umectantes em água.
O NaCl, constituinte principal do sal de cozinha, pode ser obtido de minas naturais de sal, a céu aberto, nas quais ele é chamado de halita, um mineral. No entanto, ele também pode ser obtido a partir da água do mar, por evaporação da água. Neste último processo, a água do mar, que contém além do NaCl, diversos outros sais, tais como carbonatos e sulfatos, sofre ação
do sol e de ventos, para a precipitação dos diversos sais e obtenção final do NaCl.Do total de sal extraído no mundo, atualmente, cerca de 5% apenas é para consumo humano. A maior parte da produção de NaCl é utilizado nas indústrias, para diversos fins, tais como produção de NaOH, cloro gasoso, produção de papel, tecidos, cosméticos, tinturas, remédios, etc. No Brasil, a maior parte do sal consumido na cozinha, é obtida da água do mar.
O sal é responsável pela troca de água das células com o seu meio externo, ajudando-as a absorver nutrientes e eliminar resíduos. Além de ser responsável no processo de contração muscular. No entanto, ele está associado a problemas de hipertensão e cardiovasculares, daí a importância de seu consumo ser moderado.
O sal de cozinha que consumimos é uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os chamados os Distúrbios por Deficiência de Iodo - problemas de saúde como o bócio, abortos prematuros, retardos mentais, etc.
Para consumo humano, é considerada adequada, para um adulto, a ingestão de 0,15 mg de iodo por dia. O teor presente no sal de cozinha, por regulamentação do Ministério da Saúde, é de 20 a 60 mg de iodo por quilo do produto final.


2 comentários:

Liz / Falando de tudo! disse...

Esse feijão é quase sem agua não é mesmo?
LInda vim te desejar um bom final de semana!
Liz

Anônimo disse...

vovó, sou mineiro e moro em portugal, a sua receita me deixou com agua na boca,parabens pelas receitas
bjs mazinho