Photobucket

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Receitinhas de Falsas Maioneses - especial para Du -


MAIONESES - ESPECIAL PARA A DULLIM -


Alho poró para preparo da maionese para quem não conhece, é exelente para o preparo de sopas, farofas, arroz...

lº - MAIONESE DE TOFU com alho poró

DOURAR 2 XÍCARAS DE ALHO PORRÓ OU CEBOLA, UM POUQUINHO DE GENGIBRE RALADO E REFOGAR O TOFÚ. COLOQUE 1 BATATA BAROA(mandioquinha) OU INHAME, SALSA, E UM POUQUINHO DE ÁGUA.
DEIXE COZINHAR POR 15 MINUTOS, OU ATÉ COZINHAR A BATATA.
DEIXE UM POUCO DE MOLHO (CALDO), PASSAR NO LIQUIDIFICADOR COM AZEITONAS PICADAS E UM FIO DE AZEITE. PONHA SAL À GOSTO.

2º - FALSA MAIONESE

6 colheres de sopa de óleo ou azeite
2 cenouras grandes
2 colheres de suco de limão e sal a gosto
1 xícara de leite
PASSE TUDO NO LIQUIDIFICADOR


3º - MAIONESE SEM OVO

1 COPO DE LEITE
1 CENOURA MÉDIA COZIDA
2 COLHERES DE SOPA DE LIMÃO
1 COLHER DE SOPA DE MAIZENA
¹/² CEBOLA PEQUENA
SAL A GOSTO

COZINHE O LEITE COM A MAISENA E O SAL ATÉ ENGROSSAR. DEIXE ESFRIAR UM POUCO E BATA ESTE CREME NO LIQUIDIFICADOR COM ÓLEO, LIMÃO, CEBOLA, CENOURA E SAL E SE DESEJAR ALGUMAS AZEITONAS PICADAS.

4º - MAIONESE DE CENOURAS




COLOCAR NO LIQUIDIFICADOR 2 CENOURAS, 2 BATATAS COZIDAS OU INHAME, 3 COLHERES DE SUCO DE LIMÃO, 1 COPO DE LEITE DE SOJA COZIDO, LEITE COMUM OU DE CASTANHAS. ACRESCENTE 4 COLHERES DE AZEITE OU ÓLEO. REFOGUE ANTES UMA CEBOLA PEQUENA COM GENGIBRE RALADO E BATA JUNTO. PONHA SAL À GOSTO.
5º - Falsa Maionese
1 batata média
1 cenoura média
2 colheres de sopa de azeite
1 copo de leite desnatado
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de sal
Modo de Preparar : -
1- Lave e descasque a batata e a cenoura cozinhe-os em água e corte-as em pedaços.
2- Bata, no liquidificador, a batata e a cenoura já picadas, com os outros ingredientes. Prove e acerte o tempero. Se desejar junte um dente de alho ou um pedaço de cebola ao creme.
3- Passe o creme para um vidro bem limpo e guarde-o, tampado, na geladeira.
4- Use em substituição a maionese, em saladas, ou como base para patês ou ainda em substituição à margarina, no pão ou bolacha.

Curiosidade da vovó Ro:-


Tofu? O que é?


Hoje se sabe que o Tofu vem sendo consumido há pelo menos 2.000 anos pelos chineses e, provavelmente, chegou no Japão por influência budista no ano 700. Tofu é feito à partir da coagulação do leite de soja, método parecido com o do leite de vaca. Além da origem do leite, a diferença também está no tipo de agente coagulador: para o tofu usa-se tradicionalmente coagulantes minerais como cálcio e/ou magnésio. 100% vegetal (vegan), de fácil digestão, rico em vitaminas B e sais minerais, com poucas calorias, isento de colesterol, lactose ou glúten. Tofu apresenta 12 dos 13 aminoácidos essenciais e contém genesteína, considerado hoje pela medicina um inibidor natural do câncer. A combinação alimentar ideal é arroz ou outro cereal, legumes e verduras, aumentando assim o valor nutricional e fornecendo o aminoácido que falta.
Muitos chamam o Tofu erroneamente de “queijo de soja”, mas o Tofu pouco tem a ver com queijo. Somente alguns passos no processo são similares a produção tradicional de um queijo fresco. Contudo, cor e textura também permitem esta associação. As grandes diferenças estão na origem da matéria-prima e nas propriedades nutricionais diferenciadas. Importante é que Tofu não subsitui nada! Tofu é um enriquecimento para as cozinhas no mundo todo. Ele é muito versátil, adapta-se aos seus temperos preferidos e pode ser usado em “n” preparações.
O Tofu natural da Samurai Tofu é preparado tradicionalmente como é preparado a milênios. A soja utilizada não é transgênica, e sim orgânica certificada e cultivada no Brasil. Isso faz com que você tenha a disposição um alimento seguro, cheio de nutrientes e ainda ajuda diretamente a cuidar do nosso meio ambiente consumindo produtos de cultivo orgânico e sustentável. Ao mesmo tempo nosso Tofu natural é usado para fazer as outras preparações da nossa marca. Explore a vontade!

Mais informações sobre Tofu CLIQUE AQUI

Um comentário:

Dulce Miller disse...

Rô, só vc mesmo, heim? Eu já tinha ouvido falar em maionese assim, mas nunca peguei nenhuma receita não!
ADOREI!
Eu te falei que não gosto de maionese, não sei se pela quantidade de óleo ou pelo ovo que usam, de qualquer forma, vou testar estas receitinhas aí, porque de qualquer jeito, são mais saudáveis que a maionese normal!
Muito obrigada pelo seu carinho, é muito importante pra mim!

Beijão