Photobucket

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A importância dos símbolos da Páscoa - "FAÇA UMA ÁRVORE DA PÁSCOA COM SUAS CRIANÇAS -



Símbolos da Páscoa


por Nancy Tims
Por que peixe, ovo, coelho, cruz, girassol?
Qual o significado desses símbolos? Confira.

A importância dos símbolos

Através dos tempos as pessoas têm usado outras maneiras de expressar o que pensam e sentem, além da palavra falada ou escrita. Uma dessas maneiras são os símbolos. Os símbolos nos transmitem uma mensagem, nos fazem lembrar uma história ( como se fossem fotografias). Assim, olhando para a cruz, por exemplo, lembramos de toda a vida de Jesus e da Igreja Cristã. Da mesma forma, o presépio e a estrela são símbolos que nos fazem lembrar do Natal.
Há muitos e muitos outros símbolos no Cristianismo. Na Páscoa podemos usar alguns deles para comunicar sua mensagem. Que mensagem? "Jesus nosso Senhor está vivo!" é a mensagem da Páscoa cristã. Aqui estão alguns poucos símbolos que nos ajudam a comunicar esta mensagem.
O peixe é o símbolo mais antigo do cristianismo. As letras que formam a palavra "peixe" na língua grega são as iniciais de uma afirmação muito importante para os cristãos de todas as épocas: "Jesus Cristo, Filho de Deus, é o nosso Senhor". O peixe era também usado como uma "senha" ( um código secreto): através da figura do peixe os cristãos se identificavam e se reconheciam nos tempos difíceis de perseguição pelos quais a Igreja passou.
O Cirio Pascal é uma grande vela onde estão gravadas as letras "alfa"  e "ômega", a primeira e a última letras do alfabeto grego, as quais simbolizam que Jesus é o princípio e o fim de tudo (Ap 1:8). O Cirio Pascal nos lembra que esse Jesus é a luz do mundo.
O ovo é um símbolo muito antigo. É muito usado, mas geralmente sem se entender o seu significado. Pois bem, assim como um pintinho e outros filhotes de aves rompem o ovo que os aprisiona, Cristo rompeu o túmulo e vive para sempre. Um ovo parece uma coisa sem vida, morta; mas esconde dentro de si uma vida nova. Assim o túmulo de Jesus parecia o fim de tudo...
O trigo representa o pão e as uvas o vinho. Mesmo depois de quebrado o trigo e pisoteada a uva eles não são destruidos. Pelo contrário, são transformados em alimentos importantes (os dois alimentos mais importantes para a vida dos judeus no tempo de Jesus). Jesus também, como nos diz o profeta Isaías, foi "quebrado" e "moído", mas continua a ser a força do seu povo ( Is 53:5).
O Pelicano simboliza o sacrifício de Cristo na Cruz. Conta-se que ele fere o próprio peito para alimentar os filhotes com seu sangue. Ele nos lembra Jesus que deu sua vida em favor de todos os homens e mulheres.
A borboleta é um símbolo muito forte da ressurreição: a lagarta rompe o casulo e se transforma em linda borboleta. Esta transformação também nos ajuda a transmitir a mensagem da ressurreição, da nova vida. Cremos que a vida que alcançamos em Jesus é uma vida para além da morte; é morrendo que se vive para a vida eterna.
Bulbos e sementes também são usados como símbolos da ressurreição. Parecem mortos, mas é só terem o calor da terra com a água que brotam, revivendo outra vez da maneira mais bela como novas plantas e flores.
O Girassol (e outras flores amarelas e brancas) é um símbolo, pois suas cores expressam a realeza de Cristo e a Paz por Ele conquistada. O Girassol tem também significado especial, pois como sua corola (flor) se volta para o sol, nós devemos nos voltar para o Cristo Ressuscitado.
A cruz é o símbolo mais conhecido da Páscoa. Lembra-nos da coragem de Jesus em enfrentar a cruz por nós, lembra-nos que a cruz não o deteve em sua ação salvífica, lembra-nos que Deus transformou a dor, o abandono e a maldição da morte de Jesus ( simbolizado pela vergonha da cruz!) em ressurreição, em salvação, em fraternidade, em vitória e bênção. A cruz nos lembra que o evangelho é loucura para quem não crê e é entrega total da vida.
As três cruzes nos lembram que ele morreu como um ladrão em meio à ladrões, contado como malfeitor, rejeitado por sua fidelidade a Deus. As três cruzes nos lembram que nem a crucificação o impediu de salvar: hoje mesmo estarás comigo no paraíso.


Faça com suas crianças...



 
imagem aqui
easter-chickA Árvore da Páscoa: para fazer com as crianças
Encontre um galho seco, faça uma base de sustentação pra árvore se manter de pé e deixe a Árvore da Páscoa num lugar de destaque no templo. Amplie os desenhos dos símbolos aqui representados, pesquise outros símbolos cristãos se quiser, e faça-os bem bonitos e coloridos. Durante o culto, no momento determinado faça a leitura do texto introdutório "a importância dos símbolos" e em seguida cada criança vai colocando um dos símbolos na árvore, explicando o seu significado.
Se houver  muitas crianças, pode se fazer 2 ou 3 desenhos de cada símbolos. Para encerrar a celebração, reúna as crianças em torno da árvore e cante canções de Páscoa previamente preparadas pelo grupo ou dramatize com as crianças ou com fantoches a história "O segredo dos ovos de Páscoa".
fonte aqui



Beijos meus, cheios de ...

luz, paz, amor fé e esperança!




Um comentário:

Nana Pinho disse...

Olha só que interessante, mta coisa eu realmente não sabia e adorei a ideia da arvore!
Farei !