segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Tudo sobre Quilling ou Filigrana"



A filigrana em papel, conhecido também como quilling, é uma arte que como muitas outras, teve seus momentos de altos e baixos.
As provas mais concretas da sua origem são Trabalhos de excelente qualidade que foram executados por religiosas francesas e italianas nos séculos 16 e 17. As religiosas decoravam relicários e gravuras sagradas, acrescentando toques dourados e muita ornamentação.

Clique aqui e visite a galeria de com relicários feitos nos séculos 17 e 18.

04041.jpg - Crucifixo milagroso.  Clarissas de Chambéry décimo oitavo




T 051.jpg - St François de Sales. Visitation XVIIème

Essas peças fazem parte da coleção de objetos de fé, preservados pela Associação francesa " Trésors de Ferveur ". Observe os quadros e veja que o trabalho feito em quilling parece realmente ouro e prata.
A ligação religiosa com o quilling foi mantida quando a arte foi difundida na Inglaterra com o desenvolvimento do papel. As Igrejas mais pobres produziam relicários, aos quais eram acrescentados gravuras dos santos referentes à relíquia na obra, totalmente enfeitados com quilling.

No passado esse trabalho era feito como lazer com a intenção de fazer objetos decorativos tais como: páinéis e brasões. Mais tarde o trabalho era feito em latas de chá, caixas de madeira, biombos, armários, molduras, etc. Belíssimas caixas foram feitas nessa época apenas para receber os trabalhos em quilling. O quilling era divulgado e era um quesito a mais para internatos femininos que anunciavam:

" .... ele proporciona uma agradável diversão estimulando a criatividade da mente feminina e, ao mesmo tempo, proporciona o lazer de uma hora em inocente recreação ... " (The New Lady's Magazine - 1786)

Em 1875 foi feita uma tentativa de revitalizar o quilling por Wm. Bemrose. Um kit chamado 'Mosaicon' foi produzido, juntamente com um manual. Outra referência foi descoberta em um livro intitulado "Floral Mosaicon". No artigo são mencionadas peças de quilling adquiridas pelas Rainhas Mary e Alexandra..

Muitos museus na Inglaterra e Estados Unidos mantem expostos trabalhos de quilling feitos nos séculos passados. Na França a Associação " Trésors de Ferveur " mantem expostos trabalhos de quilling feitos nos séculos passados e tem anualmente uma exposição itinerante de várias peças.

Uma das mais recentes observações por uma quiller, quando visitando a Capela Sistina, no Vaticano, são alguns painéis da Capela totalmente feitos com quilling. Indagando o responsável, foi informada que eram realmente trabalhos em quilling e que normalmente as pessoas passavam por alí e não observavam a sua beleza.
Artistas da filigrana em papel expõem e tem seus trabalhos em galerias de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Coreia e Russia
fonte





Trabalhos feitos por uma artista da Coreia do Sul, que fundou um centro cultural onde são dados cursos de quilling, origami, escultura em papel e decoupage. Ela já fez várias exposições em Moscou e na Coréia. PAra ver mais clique aqui


Conheça também os trabalhos da artista russa Yulia Brodskaya
fonte


Você também poderá decorar com esse trabalho de Quilling ou filigrama, os convites de casamentos e ourtros convites. Ou Borda de porta retratos, cartões ou suas caixinhas em MDF e muitas outras coisinhas como mostro nas imgens abaixo::..









fonte aqui


Aprenda nesse vidro passos para fazer o seu Quilling

E clique aqui e você encontrará muitos passos em Quilling em vídeo

filigrana de papel Filigrana de papel. Básico e Técnicas para iniciantes




Uma espécia de agulha com seu fundinho cortado é um dos materias que você vai precisar 
Material completo e como fazer passo a passo completo você vai encontrar no Blog Artesanato Passo a Passo


Mas 
Quer você mesma fazer a sua ferramenta de Quilling é só seguir ::..

Criando uma ferramenta para fazer Quilling.
Comece a fazer quilling com uma ferramenta improvisada caso não tenha um erolador próprio para criar as peças.

A maneira mais simples e fácil será utilizar:
- Cortador de unha.
- Estilete.
- Palito de Dente.

Passo-a-Passo:
Ferramenta para Quilling
http://likahanyuu4.blogspot.com
1° Corte a ponta do Palito de Dente com um cortador de unha.

* Recomendo cortador de unha que é mais fácil que cortar com estilete.
2° Corte o meio do palito com um estilete.
Manuseie com cuidado!

* Peguei o cortador e dei uma leve cortada para separar o meio e cortei com o estilete com cuidado até ficar igual a foto ao lado.

Leia mais: 
http://likahanyuu4.blogspot.com/2010_06_01_archive.html#ixzz1lcwGDfaz


Espero que tenham gostado desse pesquisa e façam seus trabalhos.



Pense nisso::..








Uma das chaves para se alcançar a plenitude é evocar conscientemente o sentimento de apreciação. Essa prática por si só pode fazer uma enorme diferença. Para a maioria de nós, dedicar algum tempo para sentir apreciação é a ultima coisa que passa pela cabeça, pois estamos muito ocupados correndo atrás de algo mais.  Contudo, muitos de nós ainda estamos cronicamente insatisfeitos.
Exercitar apreciação pelo que já possuímos é o remédio.

www.yehudaberg.com


 beijos meus, cheios de
luz, paz, amor, fé e esperança!


5 comentários:

Adriana disse...

Visitar vc traz sempre um novo aprendizado!!!

beijosssssssssssssss

Doces Lembranças by Lu Faria disse...

oi querida,
amei seu blog, já estou te seguindo!
vou adorar sua visita no meu blog doceslembrancasbylufaria.blogspot.com!
bj

Anônimo disse...

muito boa a improvisação!!!

Deys disse...

Lindos muito lindos

Deys disse...

Mande sempre suas novidades para min