Photobucket

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Os poderes mágicos dos seis chapéus"


Li esse artigo aqui e achei super válido compartilhar com vocês que me seguem. Decisões são sempre tão difíceis de se serem tomadas e nada melhor que uma boa ajudinha.



Quer tomar a decisão certa? Basta usar seis chapéus!


Não se preocupe, você não terá que usar todos os seis de uma vez! Relaxe agora, tomar a decisão certa não vai colocá-lo no "faux pas" seção de moda.
Eu quero apresentar um método que irá ajudá-lo a olhar para uma decisão a partir de perspectivas diferentes, de modo que no final você terá uma imagem completa do que você está lidando.
O método pertence a Edward de Bono , conhecido como o promotor do pensamento lateral (criatividade estruturado) e é chamado de Seis Chapéus do Pensamento.
Quais são estes chapéus que ele está falando? Eles são nada mais do que metáforas para diferentes tipos de estratégias de pensamento. Assim, em vez de perguntar "O que um cientista faria se estivesse no meu lugar?", Basta usar o chapéu branco. Oh, você não sabe o que a White Hat faz, certo. Aqui está uma lista com os "poderes mágicos" de cada chapéu.
White Hat : Centros de decisão em fatos, dados disponíveis e objetividade. Também significa analisar tendências passadas.
Red Hat : Com base na intuição, emoções e sentimentos. Foco sobre o que você sente, sem tentar dar uma explicação.
Black Hat : Olhe para as coisas de uma perspectiva pessimista, cautelosa e defensiva.
Chapéu Amarelo : Veja o que os benefícios de sua futura decisão são ou avaliar o que você já alcançado. O pensamento positivo.
Chapéu verde : Criatividade, considerando opções, desafios e mudanças.
Chapéu Azul : Controlar o processo de pensamento e não se concentrar sobre o assunto em si (metacognição).
O método pode ser utilizado para indivíduo ou grupo de tomada de decisão situações.
Assim, sem se tornar Harry Potter com o Chapéu Seletor em diante, se você tivesse que escolher apenas um chapéu desses seis, qual você acha que melhor se adapte ao seu modo de pensar?


Pense nisso
As oportunidades se multiplicam quando aproveitadas, elas morrem quando negligenciadas.   John Wicker
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.  Salmos 32:8





 beijos meus, cheios de
luz, paz, amor, fé e esperança!



Um comentário:

Alfa & Ômega disse...

Como se fosse assim tão fácil, né, Rosana? Mas é interessante à medida do seu problema, eu acho. Pequenos problemas por vezes não apresentam soluções rápidas e buscam quase todas as situações postas nos chapéus e às vezes um problemão tem uma solução rápida. Beijão! Fique com Deus!