Photobucket

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Maças verdes ao vinho do porto e ameixas "com adoçante USEMETADE



Hoje, ao começar a preparar meu almoço dei uma olhadinha na geladeira e descobri 3 maçãs verdes que comprei para preparar a salada de batatas que marido gosta. Ma pensei e repensei e resolvi fazer uma sobremesa diet pra ele, com as maçãs claro.
Já disse várias vezes aqui que meu marido é diabético portanto, toda sobremesa que faço eu uso o Adoçante USEMETADE. Eu me adaptei bem com esse adoçante pois como diz o próprio fabricante "ADOÇANTE DIETÉTICO QUE RENDE 2 VEZES O AÇÚCAR. INDICADO PARA FORNO FOGÃO, POIS DÁ CORPO E ADOÇA BOLOS, PÃES E DOCES.TAMBÉM CARAMELIZA E FAZ VISCOSIDADE EM DOCES EM CALDA. É bom mesmo, até eu que não gosto do gostinho característico de adoçante, sabe....aquele gostinho de petróleo que todo adoçante tem??? Ékat....horrível!!!
Quer fazer a sua, mas não quer usar adoçante use açúcar mesmo. Mas se você quer experimentar eu garanto que fica uma delícia.
Vamos a receitinha que batizei de::..




Maças verdes ao vinho do porto e ameixas COM ADOÇANTE USEMETADE


Ingredientes::..


2 xícaras de USEMETADE ou 4 de Açúcar normal
1 copo e 1/2 de Vinho do Porto 
2 copos de água fervendo
6 cravos da ídia
2 paus de canela pequeno
3 folhas de hortelã fresca
gotas de essência de baunilha ( a gosto)
12 ameixas sem caroço
3 maçãs verdes


Eu faço assim::


Coloco todos os ingredientes em uma panela, menos a água. Mexo até dissolver o adoçante ou açúcar e começar borbulhar bem, deixando evaporar o álcool do vinho. Coloco a água e deixo reduzir. Quando começar a formar muitas bolhas confiro o ponto que quero.




 Para que cozinhe as maças 


 que eu as descasquei e


 
cortei assim... 
 
Depois de cortadas coloco na calda e deixo que elas fiquem macias, MAS NÃO MUITO CUIDADO. o GOSTOSO É FICAR MEIO AO DENTE, PARA SENTIR O AZEDINHO DAS MAÇÃS.

Retiro do fogo e coloco em uma travessa bem bonitinha. Mas não coloco toda a calda, só as maçãs. Volto a calda ao fogo e deixe reduzir mais ainda e coloco em outra vasilha separada.
Você pode servir também com ...
sorvete de creme diet no meu caso


ou sorvete de creme normal...
 Garanto fica de comer de joelhos aí MEU DEUS!!!

Espero que façam e gostem e ...depois me contem.


Beijos meus cheios de,
luz, paz, amor, fé e esperança!



4 comentários:

Maria Luiza disse...

Sabe o que eu adorei??? O seu capricho na apresentação. Aqueles anjos, um estouro, o galinho de Barcelos, me trouxe saudades do tempo que eu os colecionva, o crochezinho da linda toalhinha pintada com esmero e graça por vc. O vinho. Hum, as maçãs encheram-me de vontade! Parabéns linda Rosana, seu marido deve ter se regalado com tanto capricho!Sabe que aqui na terrinha, eu nunca vi esse adoçante de forno e fogão? Beijos!

Adriana disse...

Está com um jeitinho de muuuito saboroso!!!

beijinhosssssssssss

Adriana disse...

Está com um jeitinho de muuuito saboroso!!!

beijinhosssssssssss

Elisabete disse...

Parece muito bom! Ainda por cima com vinho do Porto! E estou a ver o galo mais famoso de Portugal! Que sorte a Rô já ter visitado a Argentina. Queria saber, querida amiga, quando faz anos. Beijinhos