Photobucket

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bolo de queijo com goiabada (histórinha), Monte verde comprinhas


Bom dia!
E que dia congelante que está por aqui. Há tempos não fazia um frio tão gostoso como está fazendo. Eu amo o frio. Me sinto super bem, mas na hora de ir pra cozinha é que a coisa pega. Você poderá me dizer, instale uma torneira elétrica, não, não gosto, pois já tive várias torneiras elétricas e todas me deram dor de cabeça. Então o jeito é enfrentar a água fria mesmo. Tudo bem esquento água para dar os primeiros passos ao lavar a louça e cozinhar,é a maneira mais simples e econômica também.
Mas hoje quero passar para você uma massa de bolo que fiz na segunda-feira, para levar na festinha de encerramento do semestre do curso lá da UNICAMP. Aproveito para dizer que se algo bom nesse ano  aconteceu em minha vida, além da entrada de minha filha na GOL, foi ter aceito o convite de minha amiga Sílvia para fazer os cursos de Caligrafia e encadernação. Além de estar aprendendo fiz contato com pessoas que me encantam e já me são muito queridas. Eu só posso mesmo é agradecer a Deus por sempre me colocar no lugar certo na hora certa, Deus é simplesmente maravilhoso para comigo.
Bom , mas vamos a histórinha da receitinha de hoje. 
Fomos no último fim de semana para Monte Verde, um lugarzinho lindo e muito, mas muito frio. Pra dizer a verdade a cidade tem apenas uma rua de comercio local . Mas é o que basta. Tem de um tudo, o que é mais lindo é a paisagem, o frio quase Europeu, igual ou parecido aos Alpes Suíços, e as pousadas e hotéis que são um verdadeiro encanto.
Uma vista fantástica do alto da Pedra partida. Marido fez essa trilha juntamente com os amigos que fomos visitar.



Uma vista do centrinho de Monte Verde(MG)
Galerias com lojinhas pra lá de fofas e aconchegantes.

Quitutes mil. Olha a filhota se deliciando e digamos linda e chiquérrima essa minha princesa.
Foi daí, desse centrinho fofo, que eu achei e comprei uma goiabada de comer de colher (delícia). Claro comprei queijos, linguiça pura da fazenda e muitas outras coisinhas que vou mostrar abaixo. Não muita, pois os preços são de matar. E também não não sou nada consumista, compro aquilo que gosto e me dá prazer. Geralmente são lembrancinhas pequeninas, apenas para guardar nos meus guardados ou adicionar à minha coleção de coisinhas antiguinhas. Como ...
Essa leiterinha de prata, super antiga um encanto mesmo, paguei CR$ 10,00
  Esses pratinhos para sobremesa, são de uma fábrica de porcelana chamada ERAMUS de São Paulo, já não existe mais , mas a dona do antiquário me garantil que tem por volta de uns 80 anos. Eles estão perfeitos, e para mim foi uma aquisição de peso. Paguei CR$ 20,00. Nem acreditei quando a senhora me disse o valor.
Já em exposição na minha mesa da sala de estar. um cinzeirinho escrito SHALON em bronze e uma pequenina bandejinha em prata com uma gravação no interior “Maison Blanche”  lindo demais. 

Eu, eu mesma me matando de vontade de trazer tudo o que via, mas calma dona Ro olha o consumismo. Comprei também duas penas para minha caneta de caligrafia, são holandesas e muito antigas, mas ao tirar a foto não saio muito legal, vou ver se consigo melhorar, depois mostro aqui.
Bom ao chegarmos em casa, abri a lata de doce e me acabei de comer a goiabada com o delicioso queijo meia cura que compramos e com queijo branco também, tudinho feito na fazenda. Aí meu Deus que gula é essa!!!
Aí pensei já que na terça tem festinha vou fazer um bolo de goiabada para levar mas queria uma receitinha bem diferente. E não é que achei...e achei muito mais. Achei um blog fantástico o Só Receitas Simples  da Laura Lúcia. O blog é completo e só com receitinhas fáceis e como Laura diz simples, mas simples mesmo. Vale apena você colocar em seus favoritos ela ensinada segredos mil.
A receitinha do bolo que fiz  e escolhi, e já indiquei como minha favorita, pois a massa é um escandálo de deliciosa. Massa fofa, gostosa de fazer. Sabe daquelas massa que a gente tem prazer ao fazer e não vê a hora de saborarear. Pois é essa mesmo que eu fiz. Pena que não tirei foto, minha máquina está com meu marido no trabalho. Mas o próximo com certeza vou tirar do antes e do depois. sim pois nada sobrou para contar a história lá festinha. E já vou passar a receitinha para você, minha querida leitora que me acompanha::..
Bolo de Queijo com goiabada

Ingredientes * Xícara de 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitasMassa1. 2 xícaras de chá de açúcar
2. 200g de manteiga
3. 4 ovos inteiros
4. 1 colher de café de essência de baunilha

5. 100g de queijo parmesão ralado (uso Vigor)
6. 2 xícaras de chá de farinha de trigo
7. 2 ½ colheres de sopa de fermento em pó
8. 1 lata de creme de leite com soro

Cobertura. 300g de goiabada cortada em pedaços pequenos
. 100ml de água

Preparo
Massa
1. Acenda o forno a 235º.
2. Unte com manteiga uma forma redonda de anel de 24x9cm.
3. Na batedeira: bata o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Acrescente os ovos um a um. Bata bem para sair o cheiro de ovo. Adicione a baunilha. Bata até incorporá-la.
4. Desligue a batedeira. Acrescente o queijo e misture com uma colher de pau. Ponha a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Adicione o fermento. Por fim, coloque o creme de leite e misture delicadamente.
5. Derrame na forma, espalhe a massa uniformemente com uma espátula de silicone, e leve para assar por 35 minutos, ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Gire a parte de trás da forma para frente aos 25 minutos. Retire do forno e deixe amornar sobre uma grade. Desenforme no prato de servir.

Cobertura
Ponha a goiabada cortada e a água num papeiro e leve ao fogo para fazer uma geléia. Quando começar a ferver, amasse com garfo os pedaços de goiabada para ajudar a derretê-la. Após derreter toda a goiabada, deixe ferver 3 minutos para engrossar, sempre mexendo com uma colher de pau.
Derrame aos poucos, com uma colher de sopa, sobre o bolo. Ponha um pouco de geléia na colher e com a ponta da mesma na beirinha do bolo deixe escorrer em diversos locais. Pronto, seu bolo está decorado.
Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

fonte do blog Só Receitas simples de Laura Lúcia


Sei que o post foi meio compridinho, mas valeu a pena tanto a minha viagem e a receitinha.
Façam essa receita e depois me contem o resultado.
Amanhã irei a 
em são Paulo e também iremos dar uma volta no Bom Retiro. Vou com as meninas do Atelier de Katia Pastorek, onde faço minhas artes arteiras. Farei um post especial da Mega, aguardem.


Beijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!


5 comentários:

Taia Assunção disse...

Ei menina, que post mais gostoso. Amei a receita, mas não temos queijo parmesão aqui para reproduzí-la. Os pratos são um luxo e que filha mais linda você tem. Chique esse negócio de encadernação hein, amei. Beijocas! Ah...tô que nem pinto no lixo por estar indo para o Brasil ver meus pais e meus filhos, a Grécia nos esperará...rsrsrsrs ;-)

Rosana Remor disse...

Rô,como vai vc?Acredita que já fui em Monte Verde??Há 15 anos,quando fiz pós-graduação em Amparo!!!!Que lugar lindo e bom de comprar!!Adorei suas antiguidades!!Amo uma coisinha antiga!!E esta receita??Hum...saborosíssima!!Bjs minha linda!!

Soraia Melo disse...

Eita que post gostoso..passeio gostosos e ainda vai na mega conhecer novos amigos? delicia :)
beijinhos e um criativo dia pra vc,
So *Ü*

Alfa & Ômega disse...

Rosane, ai que delicia é ver vc bem e postando novamente. Estou super contente e adorei o seu passeio e suas comprinhas maravilhosas. Amei tudo. Sua filha está tão difrente da foto aqui do lado direito! Não parece ser a mesma pessoa. Rô, meu abraço bem forte em vc, tá? Bjbjbj!

Adriana disse...

HUM.... Já fui em MONTE VERDE!!! Eu e a Rô!!! Lugar linnndo!!!! Comprei umas coisinhas lá!!!!

Que doce de receita, deu água na boca!!! Ai, que vontade!!! Amo goiabada!!!!

beijuuuuuuuuuuu