terça-feira, 22 de março de 2011

" - Pensaram que a vovó Rô esqueceu desse dia tão importante? esqueci não!!! - "




Image


A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.

Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.

Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.


Um pouco mais sobre o dia Mundial da Água...



Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura.
A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação à mesma.
Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.


E  aí quer ser testado, vai nesse tente:::..



É fácil descobrir se você é racional na hora de usar a água. Faça o teste abaixo. Depois é só ver as respostas e contar seus pontos.
Vamos lá.... 

1) Você lava o carro com:
a. uma mangueira
b. um balde

2) Você limpa a calçada com:
a. uma vassoura
b. um esguicho
3) Você rega as plantas com:
a. um balde ou regador, de manhãzinha ou à noite
b. uma mangueira, sempre que elas parecem meio murchas
4) Quando escova os dentes ou faz a barba você:
a. deixa a água escorrendo o tempo todo
b. fecha a torneira enquanto passa o creme de barbear ou escova os dentes
5) Lavando a roupa você:
a. deixa a roupa suja acumular e lava tudo de uma só vez
b. lava aos poucos, sempre que percebe que uma peça está suja
6) Para lavar os pratos você:
a. abre bem a torneira para limpar os restos de comida; depois, fecha meia volta enquanto ensaboa e enxágua os pratos
b. tira os restos de comida com uma escova; deixa a torneira fechada enquanto ensaboa os pratos e só abre de novo na hora de enxaguar
7) Usando o vaso sanitário você:
a. nunca usa o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro
b. joga toda a sujeira que pode no vaso sanitário, inclusive papéis e pontas de cigarro
8) Na hora do banho você:
a. orienta as crianças a seguirem seu exemplo e tomarem banho o mais rapidamente possível
b. deixa as crianças brincarem bastante no chuveiro durante o banho
9) Quando há um pequeno vazamento na sua casa você:
a. espera a coisa arrebentar de vez para chamar o encanador
b. chama logo o encanador
10) Quando vê um vazamento na rua você:
a. não faz nada, porque acha que não tem nada a ver com isso
b. liga gratuitamente para 195 e avisa a Sabesp o quanto antes
Agora conte seus pontos:

1) a. 0
    b. 1

2) a. 1
    b. 0

3) a. 1
    b. 0

4) a. 0
    b. 1

5) a. 1
    b. 0

6) a. 0
    b. 1

7) a. 1
    b. 0

8) a. 1
    b. 0

9) a. 0
    b. 1

10) a. 0
      b. 1
E descubra aqui se você é racional em relação ao uso da água:
De 9 a 10 pontos:
Parabéns! Poupar água é esbanjar inteligência. Continue usando a água de forma racional e colaborando contra o desperdício!
De 6 a 8 pontos:
Você está no bom caminho, mas ainda não chegou lá. Que tal ser um pouquinho mais racional e pensar sempre duas vezes antes de abrir a torneira? Faça a sua parte no combate ao desperdício, lendo as explicações abaixo!
De 5 a 0 pontos:
Que pena! Você vem usando a água de forma totalmente abusiva e com desperdício... Mas não desanime. Ainda há tempo! Releia atentamente as explicações abaixo e comece hoje mesmo a usar a água mais racionalmente. Afinal não custa nada evitar gastos excessivos e desnecessários. Mas pode custar muito ficar sem água!

  

ábitos mudados, vantagens para todos

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.
Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros (casa)/243 litros (apartamento). Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros (casa)/81 litros (apartamento).No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros (casa)/144 litros (apartamento). Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros (casa)/48 litros (apartamento).
Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento). Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.
Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?


Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros de água por dia.
Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira, não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês, usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
E tem ainda quem "varre"a calçada usando o esguicho. Em 15 minutos, lá se vão 279 litros de água. Para quê tanta lavação, se pode usar a vassoura, simplesmente, com o mesmo efeito?
Fonte - Universidade da Água




Beijos meus cheios de,
luz, paz, amor, fé e esperança!



2 comentários:

Adriana disse...

OI, minha amiga!!! Vim te contar que minha irmã está indo muito bem, viu? Está saindo da depressão!!! Estamos muuuito felizes!!!

bjs e tim tim com mta água!!!

Alfa & Ômega disse...

Rosane, verdadeira aula, heim!!! Linda pesquisa!!! Parabéns!!! Se em 1992 eu tivesse a internet ... mas eu buscava em tudo,por tudo as informações para passar aos meus alunos e uns dos artigos, qdo foi criado o dia, dizia que a 3ª Guerra Mundial seria por causa da água.Outro artigo, que naquela época mexeu muito comigo, foi saber que a mesma água que bebíamos era a mesma do tempo dos dinossauros. Incrível.Bjbjbj!!!