Photobucket

terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Cartões de Natal- faça os seus-" PN2010

Animated Christmas Barn by ksladya

Cartões de Natal é uma das lembranças mais delicadas que pode haver. Hoje em dia já quase não se tem esse cuidado. Manda-se muito mais Cartões virtuais do que aqueles lindos Cartões que recebíamos por correio.
 Mas não deveríamos deixar essa tradição acabar é tão gostoso receber um lindo Cartão nos desejando um Feliz Natal e boas festas não é mesmo?
 Pensando nisso fiquei muito curiosa em  sobre a origem dessa tradição tão encantadora.


Cartões:
Uma Tradição Britânica

O cartão de Natal surgiu em 1843, época em que os Contos de Natal de Charles Dickens acabavam de ser lançados. Foi quando Sir Henry Cole, diretor do British Museum of London. percebeu, quase no final do ano, que não teria mais tempo de escrever, à mão, as felicitações de Natal.
Quem fez os cartões, a seu pedido. foi o artista plástico mais em voga na época, John Callicot Horsley, membro da Royal Academy. Horsley pegou um cartão pequeno, quadrado, e dividiu o em três partes. No centro, desenhou uma família reunida em volta da mesa, bebendo alegremente, e ao lado crianças esfomeadas recebendo comida e roupas. Na parte de baixo, escreveu: A Merry Christmas, a happy New Year to you. Depois, os cartões foram impressos em litografia, cem ao todo, e coloridos a mão. Cole despachou cinquenta pelo correio e vendeu o resto, cada um por 1 xelim.
Na Inglaterra, todos se entusiasmaram com a idéia, as crianças recortavam figurinhas e as colavam nos cartões, com dizeres alusivos. As senhoras faziam seus cartões com desenhos. Enfim, a partir do Natal de 1843, mandar e receber cartões significava estar na moda. Em 1851, uma tipografia londrina lançou cartões de Natal maiores, mais bonitos. Foi um sucesso: a própria rainha Vitória encarregou a firma Tuck de imprimir os cartões de Natal para toda a família real. Os temas preferidos da era vitoriana eram os anjos gorduchos, as mulheres sofredoras e as crianças visivelmente desprotegidas. Depois, vieram os pássaros e durante trinta anos apareceram em todos os cartões.
Só em 1880 o cartão foi lançado na América, e as imagens mais comuns eram cenas de família e crianças brincando na neve.


Como fazer um lindo e delicado cartão de Natal?
É só clicar AQUI e seguir as instruções da artesã ANGÉLICA está muito bem explicado e com o material a ser usado e tudo mais.


Algumas imagens que você pode copiar e imprimir para depois fazer seus própriaos cartões.

sanat03.jpg

Vintage Christmas Postcard     Santa

sanat02.jpg




















Cartão de Natal alemão do vintage por xmasstore


































A maioria das imagens vieram do blog " -VINTAGE VICTORIAN IMAGENS E CARTÕES POSTAIS- "
Use uma boa qualidade de papel par imprimir e depois é colocar e usar a sua criatividade para fazer seus cartões. Tenho certeza de que ficaram uma preciosidade.
Não deixemos essa tradição morrer!


 
Beijos de luz, paz, amor, fé e esperança!
 Boa e linda semana!







5 comentários:

Adriana disse...

Que gravuras fofas!!!

bjs

Lucinha disse...

É uma pena que no Brasil não temos mais esse costume de enviar cartões de Natal.
Aqui eles enviam cartões em todas as ocasiões, mesmo com toda essa tecnologia não perderem as raizes.

Lindas imagens, principalmente as mais antigas.

Passei também pra deixar um abraço e a paz.

Alfa & Ômega disse...

Dona Rosane, vc sabe me pegar na veia! Eu amo cartões de Natal e esses antiguinhos então... que locura de lindos! Eu não jogo fora não. Tenho uma caixa deles. Esses que vc postou são maravilhosos! Adorei! Beijão!

Eleonora Pereira Valle disse...

Que prazer compartilhar imagens lindas que jamais deveriam ficar apenas na história!
Obrigada por alegrar meu dia.
Grande abraço e continue espalhando maravilhas, pois é uma forma de engrandecer seu coração perante nosso Psi.
Eleonora pereira Valle
Araxá - MG

Gisela Melo - Amparo-SP disse...

Nossa, sabe que eu tava pensando nisso e digitei no Google: " É chique enviar cartões de Natal?", daí encontrei tanta informação aqui! Adorei!
Bjos
Gi