fonte aqui
Para meu maior conhecimento e formação, dei início a um estudo sobre Arte e gostaria de deixar registrado aqui algumas partes desse extenso estudo.
Sou uma apaixonada pela arte e tudo o que ela me transmite e me ensina. Seja ela nas minhas pinturas, mesmo que no tecido, nos meus artesanatos, na literatura e filosofia, na minha paixão por decoração de ambientes e jardinagem e mesmo, por que não na minha fascinação na Arte de cozinhar.
Como sou autodidata , melhor mesmo é ir atrás e estudar, nada melhor nessa vida que estar sempre a aprender, para jamais ficar na escuridão do não saber.
Como sou autodidata , melhor mesmo é ir atrás e estudar, nada melhor nessa vida que estar sempre a aprender, para jamais ficar na escuridão do não saber.
Por vezes em minha vida passei vergonha por não poder discutir em reuniões assuntos que eu não tenho conhecimento. E ficar fazendo CARA DE PAISAGEM nem pensar.
Por isso dei início a esse estudo, e quero partilhar aos amantes da arte como eu...O que é ARTE?
Definição::..
A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Pode ser separada ou não em arte rupestre, como é entendida hoje na civilização ocidental, do artesanato, da ciência, da religião e da técnica no sentido tecnológico.Assim, entre os povos ditos primitivos, a arte, a religião e a ciência estavam juntas na figura do xamã, que era artista (músico, ator, poeta, etc.), sacerdote e médico. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.
Este era o sentido que os gregos, na época clássica (século V a.C.), entendiam a arte: não existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekné", da qual originou-se a palavra "técnica" nas línguas neo-latinas. Para eles, havia a arte, ou técnica, de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios. Neste sentido, é a acepção ainda hoje usada no termo artes marciais.
A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. Ao longo do tempo, a função da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo (naturalismo), para decorar o dia-a-dia e para explicar e descrever a história e os diversos eus que existem dentro de um só ser (como pode ser visto na literatura), e para ajudar a explorar o mundo e o próprio homem. Estilo é a forma como a obra artística se mostra, enquanto que Estética é o ramo da Filosofia que explora a arte como fundamento.
Minha curiosidade a respeito dos VASOS GREGOS
Dádivas da Grécia

A história dos Vasos Gregos é emocionante. Deveis lembrar-vos de que aqueles vasos de tão elevado preço, delicados como são, de forma e de côr, eram justamente a louça diária dos gregos. Somente um dos numerosos tipos se usava para derramar o óleo sagrado sobre os cemitérios. Todos os outros vasos usavam-se para as prosaicas funções cotidianas de lavagem, bebida, conserva de frutas e carreto d’água. Tão amantes eram, porém, os gregos da beleza, que davam delicada forma e côr até aos mais comuns de seus utensílios.
O vaso grego mostra-se geralmente pintado com figuras em preto sobre fundo vermelho. As linhas, que limitam o contorno do corpo ou as dobras das roupas, tiveram de ser riscadas em preto com instrumentos pontudos. Nessa fase da pintura de vasos (6.° século A. C), já encontramos um excelente senso do desenho. Cada figura é bem desenhada, geralmente de perfil. O olho é o mais difícil de pintar no perfil. Em consequência, os primitivos gregos, como os egípcios, mostravam a frente do olho na vista lateral do rosto. O efeito é um tanto grotesco.
Em fins do século 6.°, começou a mudança na pintura de vasos e, durante algum tempo, foram usados dois estilos: a pintura em figuras negras e o estilo, mais fino, de figuras em vermelho. No estilo de figuras em vermelho, delicadas linhas pretas podiam ser pintadas, para delinear dobras e movimentos do corpo. Frequentemente um enfeite branco era usado diretamente sob a borda do vaso, ou perto da extremidade. As bordas do vaso são encantadoras e devem ser cuidadosamente observadas para que o gozo seja completo. A folha do louro « a baga, o ôvo e a seta e, acima de tudo, o padrão de linhas retas e ângulos retos, contam-se entre os preferidos.
Todos os temas dos desenhos são, sem dúvida, as figuras humanas, arranjadas em variadas espécies de grupos e gestos agradáveis, figuras de mortais e dos deuses do mar e do céu.
O oleiro e o pintor não eram, em geral, o mesmo indivíduo. Depois que o vaso era posto na roda e depois da primeira combustão, o pintor fazia seu desenho. Depois disto, havia ainda duas combustões, nas quais a côr tendia a expandir-se com o calor. O pintor trabalhava com meticuloso cuidado, agarrando o pincel com pulso firme. A grande Krater (taça para mistura de vinhos) necessitava dum tipo de desenho, bem diverso do da pequena e delicada Kylix (taça de beber). Os nossos sensitivos gregos compreendiam isso de um modo perfeito,
Vaso 1: Aquiles (a esquerda) e Ajax jogando xadrez durante a Guerra de Tróia.

Vaso 2: Aquiles a ponto de matar Penthesileia, a rainha Amazona que veio ajudar o exército troiano após a morte de Heitor. No lado de trás (segunda imagem), aparecem Dionísio e o jovem.
Vaso 3: Odisseu (amarrado) e as sereias (que na tradição grega tem asas), num dos famosos episódios da Odisséia. Vaso de cerca de 480-470 a.C., que se encontra no Museu Britânico.
fonte aquiAOS AMANTES DO VINHO CURIOSIDADE
As ânforas gregas e seu significado...
Ânforas (*) gregas foram encontradas em quase todas as regiões que os gregos fizeram comércio, tais como: Egito, França, Bulgária, Itália, e Rússia.

Entre as muitas evidências da sabedoria grega para o uso do vinho são os escritos grega para o uso do vinho são os escritos atribuídos a Eubulus por volta de 375 a.C. :
"Eu preparo três taças para o moderado: uma para a saúde, que ele sorverá primeiro, a segunda para o amor e o prazer e a terceira para o sono. Quando essa taça acabou, os convidados sábios vão para casa. A quarta taça é a menos demorada, mas é a da violência; a quinta é a do tumulto, a sexta da orgia, a sétima a do olho roxo, a oitava é a do policial, a nona da ranzinzice e a décima a da loucura e da quebradeira dos móveis."
fonte
Amanhã tem mais sibre ARTES.
Beijos de bom e maravilhoso dia para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário