Photobucket

sábado, 22 de maio de 2010

"APRENDENDO SOBRE SOPAS"



Use a criatividade para presentear a pessoa amada


 imagem aqui

 Marido tá chegando, graças a Deus. Por aqui quando caia a noite está bem frio. Atemperatura média fica em torno de 25º a 13º  C. Ou seja tá frio mesmo, pelo menos para mim que adoro esse tempinho, bem gostoso, bem aconchegante.
Para esperar marido que deve estar morrendo de vontade de saborear um boa sopinha (minha especialidade...assim diz ele, eu tenho cá minhas dúvidas), vou preparar uma Canja bem gostosa, deixar um bom vinho a espera, arrumar uma linda e delicada mesa (ele adora mesa bem posta), cheio de manhas esse marido (culpa minha que vivo para mimá-lo). E ficar aguardando o telefone tocar pra eu ir buscá-lo na Rodoviária. Ele e o Marcos chegam por volta das 19,30min. 
Bom já peguei uma receitinha na Internet pra fazer bonito quando ele sentar à mesa e degustar um dos pratos que ele mais gosta SOPA.

A receitinha::..

chickensoup1.jpg







  










CANJA DE GALINHA
Considerada pela medicina chinesa como o alimento por excelência para curar todas as doenças, a canja de galinha também tem um largo uso na nossa medicina tradicional, sendo indicada para a recuperação de enfermos e convalescentes. Hoje em dia é difícil conseguir uma boa galinha para fazer a canja. É mais comum prepará-la com um frango gordo.
Ingredientes1 frango ou galinha
cheiro verde
1 cebola
2 dentes de alho
sal à gosto
1 talo de salsão ou aipo
½ xícara de arroz
Para variar:
1. Coloque no fundo de cada prato uma colher das de chá de queijo parmesão
2. Se gostar, acrescente um tomate picado e uma batata picada ao caldo
Modo de preparar1. Cozinhe em 2 litros de água o frango ou galinha inteiros, incluindo as patas, com o cheiro verde, a cebola partida em quatro, os dentes de alho inteiros,e o talo de salsão, até a carne soltar dos ossos.
2. Coe o caldo, salgue e reserve
3. Desfie a carne, acrescente o caldo reservado e leve ao fogo até ferver
4. Acrescente o arroz e deixe ferver por mais 15 minutos ou até o arroz estar bem mole.
5. Sirva bem quente
fonte aqui


A ideia da Canja para meu jantar veio mesmo a calhar. Marido deve estar bastante cansado e nada melhor que uma Canja para recuperar as energias perdidas na caminhada.



CURIOSIDADE DA VOVÓ RÔ...

Entendo mais sobre sopas::..

A sopas têm lugar de destaque na alimentação. Segundo alguns autores, foi a primeira comida elaborada pelo ser humano, se consideramos que as carnes de caça assadas diretamente no fogo não exigiam nenhuma preparação.
As sopas podem ser servidas como prato único ou como primeiro prato de um almoço ou jantar. Geralmente são quentes, mas há também receitas de saborosas sopas frias, como o gazpacho, tradicional na Argentina, mas que vem ganhando espaço entre nós, incorporando-se pouco a pouco aos hábitos brasileiros.
A base das sopas são os caldos: de carne, de peixe, de ave ou de legumes. É uma medida prática preparar os caldos e conservá-los em refrigeração ou congelados para ir utilizando quando necessário. Podemos também usar os cubos de caldo industrializados, para um preparo mais rápido, se não tivermos o caldo pronto.
Para preparar um bom caldo cozinhe a carne (de preferência um pedaço que tenha osso) a ave, o peixe (pode-se usar a cabeça para fazer um bom caldo) ou os legumes, com temperos: cebola, alho, cheiro verde, durante pelo menos 2 horas em panela comum, ou 1 hora em panela de pressão. Coe e reserve. A carne, o frango e o peixe cozidos podem ser desfiados e aproveitados para fazer tortas, omeletes ou para enriquecer a própria sopa. 
 fonte aqui



 Bom fim de semana para todas)os)!
Aproveitem bem o final de semana e amem, apenas amem!
Rosane!

4 comentários:

Rosana Remor disse...

Oi, querida!!Aqui também tá frio...Acabo de chegar de um acampamento em Urubici, na Serra Catarinense. O frio era de 10 graus!!Deu vontade de tomar esta sopa!!Mas, por concidencia, meu marido e filho estão viajando também...e minha filha ,que foi acampar comigo e mais 70 adolescentes, já foi dormir, então deixa pra outro dia!!Beijos!!!

Anônimo disse...

Olá amiga

Espero que o maridão tenha chegado bem , e com essa canjinha de certeza que adorou . Beijocas grandes da xanó

Káthia Marchand disse...

Oie Rô!
Que bom conhecer vc e ser a sua amiga!
Eu vim logo que eu consegui abrir a internet.
Infelizmente eu deixei o velox de lado, estav mto caro e agora estou na internet discada, e está sendo difícil pacas paar visitar as amigas!
Meu amor, é prá mim um prazer enorme te conhecer e com certeza virei sempre aqui, para nos vermos e trocarmos muitas ideias.

Vc me parecebem alto astral e bacana!
Virei com mais calma para fuxicar tudo ... hahahahahahahahahaha...

Obrigada pela torcida positiva e poderosa meu anjo, muito obrigada mesmo!

Muitos beijinhos!

Rita de Cassia disse...

Aqui em casa marido é bem mais prendado que eu nas questões culinárias. E eu adooooro uma sopinha. As vezes no caminho do trabalho pra casa vou torcendo pra encontrar uma sopinha e quando chego, lá está ela, feita por ele. Não é o máximo?!
bj bj bj