quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vamos caminhar???

Fim de ano chegando que tal dar uma guinada na vida e começar a fazer exercícios.
Pra dizer a verdade eu estou precisando, alem da idade chegando e batendo a porta quase chegando aos sessenta , apesar de faltar 6 anos ainda já passou do tempo para começar a praticar.
Meu maridão já é um caminheiro de muito tempo. Está sempre me convidando, mas eu sempre resistindo aos seus convites. Mas vejo que a hora tá chegando e vou sucumbir a minha resistência.
Caminhar é claro que faz bem... veja na matéria abaixo do SITE MULHER DIGITAL que eu adoro ler e repasso para você!


imagem aqui

A caminhada possui vários benefícios. [Ver: Caminhada- Benefícios]

A caminhada pode ser uma ótima aliada para uma vida saudável. Pode ser também uma excelente atividade física de início para quem ficou durante muito tempo afastado do exercício ou para os mais sedentários. Várias pessoas desanimam quando o assunto é caminhar. Tentam, tentam e “morrem na praia”. Desistem! O que fazer diante disso? O melhor é criar planejamento para a sua caminhada.

Descubra algumas estratégias para manter a caminhada como uma atividade física regular:


- Use roupas e sapatos corretos. [Ver: Caminhada – o que usar]

- Tenha objetivos claros com a caminhada. Qual o seu objetivo? Perda de peso? Enrijecimento? Ter uma apenas uma prática de exercícios diária? Trace seus objetivos para saber o quanto vai precisar andar.

- Tenha um plano de caminhada. As pessoas que não seguem um plano de caminhada chegam a um ponto que não se sentem desafiadas com esse tipo de exercício e começam a tê-la como uma atividade monótona. O plano de caminhada é sempre associado aos seus objetivos, o que torna o exercício muito mais eficaz e prazeroso, já que você sempre estará saindo da “zona da facilidade do exercício” para um nível um pouco mais intenso. Consulte um especialista para lhe ajudar a criar um plano de caminhadas que atenda ao seu perfil e seus objetivos.

- Possua companhia. Se alguém for caminhar com você fica mais difícil de desistir. Vale até entrar em uma turma de “caminhantes”, chamar seu vizinho, conhecer pessoas no próprio lugar de caminhada, convidar amigos e levar até o seu cachorro!

- Exercite na intensidade certa. Se quiser emagrecer, a intensidade que você vai precisar exercitar é diferente de alguém que quer apenas enrijecer, por exemplo. O monitor de freqüência cardíaca também ajuda na avaliação da intensidade adequada para a sua prática diária de acordo com um diagnóstico médico.

- Obedeça aos limites de seu corpo. Não é para fazer corpo mole! Há dias que você pode estar muito cansado, doente ou ter abusado na intensidade do exercício na última caminhada. Não pode ser algo freqüente, mas se esse é o seu caso, o mais aconselhável é recarregar as pilhas e guardar a energia para um próximo dia. Ou então, de repente você começa a sentir um desconforto enorme durante a caminhada. Se você sentir muito mal, o melhor é recuar.

- Seja criativo. Se um dia não pode caminhar o tempo que você traçou como meta diária, caminhe menos e recompense no outro dia. Se você não puder caminhar todos os dias, tente pelo menos três vezes por semana. Ou se não tem um tempo longo para praticar caminhada, desça ou estacione antes do seu local de trabalho/escola e ande. Seja criativo e procure brechas e crie maneiras para ir caminhar. O mais importante é ter uma regularidade e não desistir!

- Recompense a si mesmo. Deleite-se com um novo par de tênis, uma roupa para caminhada, pares de meias. Algo que possa lhe motivar pela caminhada, mas sem lhe jogar no “buraco”. Nada de se recompensar com um docinho pós-caminhada! As suas recompensas devem ser saudáveis!

Não se esqueça que antes de começar qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação médica! Caminhe seguro e saudável!


CONFIRA TEM MUITO MAIS SOBRE COMO CAMINHAR MAIS E MELHOR SEGUINDO ALGUMAS REGRINHAS!
É SÓ CLICAR AQUI

BEIJOS DE BOA TARDE PARA VOCÊ!
ROSANE!



Nenhum comentário: