sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ebaaaa fim de semana mais que merecido...

Monumento Ao Laçador na entrada de Porto Alegre


Fim de semana promete ser de muito sol e calor, bom para um delicioso churrasco.
Ainda mais sendo prolongado isso significa casa cheia nas praias, nas roças ou menos em nossas casinhas da cidade mesmo.
Então que tal um verdadeiro churrasco gaucho


HISTÓRIA DO CHURRASCO




Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasa, com a utilização de estacas de madeira ou metal, chamados de espetos ou de grelhas.


Origem

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo, na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça, ao perceber que o processo a deixava mais macia.

Com o tempo, novas técnicas foram empregadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.

No Brasil e América do Sul, as primeiras grandes áreas de criação de gado foram o estado do Rio Grande do Sul, e os países vizinhos, principalmente Argentina e Uruguai, onde os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso, e típico daquelas regiões, aonde a carne assada ainda é consumida em larga escala em festas e reuniões familiares.

Existe muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, se é assado na lenha ou carvão, no espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar, mas o certo é que não existe fórmula exata, e cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvida, a imagem mais famosa no Brasil é a carne assada nos pampas, principalmente pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.

No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira , quase sempre em grandes espetos, na região sul, e grelha nas outras regiões.

Para o fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, porém muito pouco utilizadas, principalmente por interferir no tradicional sabor do assado.

O tempero varia conforme a região, podendo ser sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne preferida é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, ovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça

Como preparar um bom churrasco

Para se fazer um bom churrasco é necessário apenas uma carne de qualidade, tempero à gosto e um fogo forte o suficiente para assar a carne, não existindo uma fórmula pronta para todos os paladares.

Procedimentos de um bom churrasco

Assar a carne

Significa expô-la rápida e diretamente a uma fonte de calor. A proteina da carne, a mioglobina, como auto-proteção, coagula-se rapidamente formando uma camada impermeável que bloqueia a saída do sumo.

A carne se contrai e fica levemente crestada (suavemente queimada). As gorduras que não coagulam neste processo, são destiladas e pingam sobre as brasas. Chega então a hora de virar o espeto, repetindo todo o processo de novo.

A temperatura interna da carne aumenta e o sumo não se perde e a água se volatiza. Quando a carne passa do ponto, fica excessivamente seca, perde água demais.

O tempo que leva um churrasco para assar depende do calor da churrasqueira, das carnes escolhidas, dos cortes, da qualidade do carvão ou lenha.

Temperar a carne

O tempero da carne poderá ser feito antes ou após o preparo, neste caso com molhos especiais.

Um método tradicional no sul é usar o sal grosso, que era o único tipo disponível. A vantagem em usa-lo, é que ele nunca salga demais a carne, mesmo em doses exageradas, e, ao contato com o fogo, forma uma camada protetora, que impede que o assado queime.

Após assada, a carne deverá ser batida com um instrumento contundente, pode ser a lateral de uma faca grande, a fim de retirar o excesso de sal.

O sal fino costuma deixar a carne mais hidratada. Para usá-lo, deve-se colocar a carne no espeto ou na grelha sem salgar, esperar a mesma se "firmar", dourando um pouco os dois lados, retirar a carne e passar sal fino.

Depois basta levar a carne de volta a churrasqueira para assar. É preciso tomar cuidado pois o sal fino penetra mais facilmente na carne, tornando-a salgada demais.

Poderá ser feito tempero em casa, a base de ervas, alho,cebola e limão e o que mais a criatividade inventar.

Ingredientes mais utilizados

No Brasil os ingredientes mais utilizados são:

Bovinos: fraldinha, picanha, alcatra, filé, contrafilé, costela (principalmente no sul), entre outros cortes;

Suínos: pernil, paleta e costeleta.

Aves: cortes de frango, como coxa, sobre-coxa, peito e asas.

Ovinos: costela,paleta e pernil.

Acompanhamentos: salada, pão, linguiça, entre outros


FONTE AQUI



Algumas receitas deliciosas enviadas por E-mail do grupo Delícias de Receitas



Arroz Carreteiro Típico

Ingredientes:
500 g de charque ou carne de sol
1 cebola média
1/2 maço de cebolinha verde
1/2 pimentão verde
1 tablete de caldo de carne
1 copo americano de arroz
4 tomates sem pele
sal
alho
óleo
queijo ralado

PARA 4 PESSOAS

Modo de Preparo:
Corte em cubinhos o charque. Coloque em uma panela com água para ferver. Lave-o bem em água fria, escorra e reserve.
Em uma panela, de preferência de ferro, frite a cebola bem picadinha e o pimentão. Junte o charque, a cebolinha verde, o alho e deixe fritar mais um pouco. Coloque os tomates picados e, em seguida, o arroz. Refogue e junte água o suficiente. Acrescente o caldo de carne e corrija o sal.
OBS: Não deixe secar totalmente o arroz, pois o gostoso é deixá-lo suculento. Junte o queijo ralado e sirva ao aprontar. Agora é só você se deliciar! Bom apetite.



Arroz de Churrasco


Ingredientes:

Para aproveitar as sobras:

2 xícaras de chá de arroz
500 g de carne de churrasco
2 batatas
1 cenoura
1 cabeça de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 tomate
sal
colorante alimentário ou alimentício
azeite


Modo de Preparo:
Corte os pedaços de carne e frango. Coloque-os na água fervendo e deixe por uns 20 minutos, cozinhando. Pique a cenoura e junte à carne, na água. Numa panela, coloque o azeite e junte a cabeça de alho inteira. Deixe que refogue alguns instantes. Pique a batata também em rodelas e refogue, no azeite. Junte o arroz ao refogado de batatas e continue a refogar, juntando a lingüiça do churrasco picada em fatias. Retire a carne e o frango do caldo e acrescente ao refogado de arroz. Junte o colorante ao caldo, acertando o sal e coloque-o na panela de arroz. Deixe a panela ferver e leve-a ao forno, até que seque e o arroz esteja macio.



Charque acebolado


Ingredientes:
500 gramas de charque
2 cebolas graúdas fatiadas
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto
100 gramas de bacon

Modo de Preparo:
Lavar a carne e deixar de molho em água fria por 12 horas. Escorrer, cortar em cubos grandes e cozinhar em uma panela de pressão para que fique macia, cerca de 40 minutos. Deixar esfriar, escorrer e desfie grosseiramente. Cortar o bacon em cubos e colocar em uma frigideira juntamente com o azeite. Dourar os pedaços de bacon e escorrer, reservando para outra finalidade. Na gordura que ficou na frigideira fritar bem as cebolas. Adicionar a carne desfiada e fritar por mais alguns minutos. Temperar com pimenta-do-reino e regue com o vinagre. Misturar e servir salpicando com salsinha picada.


Costela


Ingredientes:
1 ponta de agulha completa (com o matambre)
Sal grosso (suficiente para cobrir a carne)
½ litro de vinagre de vinho tinto
½ de água
Manteiga
Cebola
Alecrim
Alho

Modo de Preparo:
Em uma forma quadrada (que caiba a costela sem cortar) colocar a costela com os ossos virados para baixo. Bater todos os temperos no liquidificador. Esfregar somente na parte de cima da costela. Cobrir com uma camada de sal grosso toda a carne, na forma, colocar ½ litro de vinagre e ½ litro de água. Não deixar cair muito sal na água para não salgar. Levar ao forno por aproximadamente 4 horas. Após este período retirar a camada de sal e voltar ao forno (forte) para dourar por mais ou menos 10 minutos.



Molho Para Churrasco


Ingredientes

1 lata de extrato de tomate

1/2 noz moscada ralada

1 maço de salsinha

1 maço de cebolinha

1 copo de óleo

1 copo de vinagre

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e servir.


Molho Barbecue Para Churrasco


Ingredientes

2 colheres de sopa de oleo de canola

1 cebola picada bem picadinha

1/2 xicara de chá de açucar mascavo

1/2 xicara de conhaque

1 colher de chá de molho de pimenta

1 folha de louro

suco de 1 limao

2 colheres de chá de polpa de tomate

3 colheres de sopa de molho ingles

2 colheres de sopa de vinagre balsamico

1 xicara de chá de ketchup

sal a gosto


Modo de Preparo

colocar uma panela no fogo e deichar esquentar

acrescentar o oleo e junto a cebola deichar dourar acrescente o

açucar mascavo o conhaque o molho de pimenta a folha de louro o

suco de 1 limao a polpa de tomate o molho ingles o vinagre

balsamico e o kutchup coloque sal a gosto

e deiche apurar fica maravilhoso servido com carne assada


Molho Para Churrasco


Ingredientes


01 copo de leite (200 ml)

óleo

sal a gosto

oregano a gosto

Suco de um limão

1/3 copo de vinagre

01 tomate inteiro

1/2 cebola média

01 dente pequeno de alho

pimenta a gosto

cheiro verde


Modo de Preparo


Bata uma maionese com o leite e o óleo. Acrescente todos os

outros ingredientes e bata novamente. Leve a geladeira por meia

hora, mexa antes de servir. ótimo acompanhamento para carnes,

verduras, mandioca, pães, arroz, enfim, para o churrasco


Molho Para Churrasco ,salgados , Pão e Refeições


Ingredientes


2 pimentões verdes

2 cebolas

1/2 vidro de ketchup

1/2 vidro de maionese

Modo de Preparo

Pique bem muidinho o pimentão e a cebola.

Misture os dois com o ktechup e a maionese, acrescente um pouco

de agua é só Misturar tudo e servir gelado.


Molho:


1 colher de oleo ( ou 2)

1 cebola grande ralada

3 dentes de alho amassado

3 a 4 tomates(depende do tamanho,se forem grandes coloque

3),cortados em cubos pequeno e sem semente.

2 colheres de sopa rasas de molho de tomate ou extrato de

tomate(se for o extrato vai necessitar um pouco mais de agua

do que o necessario p poder cozinhar o molho.

1 copo de 250 ml de agua p o molho.

um molho de manjericao fresco ou o quanto achar ao seu

gosto.

pimenta do reino a gosto

1 colher de sopa de tomilho

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de outra erva que achar ao seu gosto.

1 colher de oregano para o molho e para o fim outra.

sal

salsinha a vontade

uma colher de azeite ou manteiga para a forma refrataira

200 a 300 gramas de queijo ou mussarela ou parmesão. (eu na

minha preferência prefiro o mussarela)


Modo de Preparo


Corte a carne de churrasco em fatias bem finas e em tiras

grossas.separe.

numa panela frite a cebola e o alho no oleo.

apos a cebola e o alho começarem a pegar uma cor adicionar o

tomate. misture bem e acrescente um pouco de agua apenas pra

engrossar e cozinhar bem o molho.

coloque a colher de molho pronto na agua ainda em cozimento.

adicione as ervas, a pimenta do reino e o sal a seu gosto.

deixe cozinhar por 20 a 30 minutos nao deixando queimar e

provando pra ver se esta bem cozido.

numa forma refrataria colocar a manteiga ou um fio de azeite e

colocar os pedaços de carne ja cortadas. coloque o molho por cima

e acima coloque a salsinha.

salpique com bastente queijo. e ponha no forno por 15 minutos ou

até que gratine o queijo.




Bom e fim de semana!

Cheio de luz, paz e muito amor!

Rosane!




Nenhum comentário: