quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E os nossos pés???



Verão tá chegando e com ele votamos a usar as rasteirinhas, as sandálias divinas e maravilhosas, vamos ao clube ou à práia.
E os nossos queridos e amados pés, como estão? Bem tratados, bem cuidados???
O inverno foi rigoroso e o verão promete...

Vamos cuidar dos pés?

Rachaduras, micoses e calos. Os problemas aparecem em qualquer época do ano. Alguns cuidados e visitas ao podólogo podem reverter os problemas e deixar os pés bonitos e hidratados para serem expostos.

A podóloga Cristina Lopes cita os principais vilões da beleza dos pés e explica o que fazer para acabar com eles. A especialista ensina, ainda, uma receitinha caseira para hidratar os pés.

Unha encravada

De acordo com a especialista, a principal causa da unha encravada é o corte incorreto. O formato redondo, comum entre as mulheres, pode trazer muita dor de cabeça. O ideal, segundo Cristina, é que o aparo seja feito por um podólogo uma vez por mês. "Indico um profissional porque, em muitos casos, o corte mal feito pode causar, além do encravamento, problemas mais sérios, como infecções", alerta. O aparo da unha deve ser reto e não invadir
os cantos.

Calosidades
Os principais vilões dos pés surgem devido ao atrito e à pressão. O uso diário do salto alto, por exemplo, faz com que a mulher sobrecarregue o peso do corpo na parte da frente do pé, ficando vulnerável aos calos. Conforme fiz Cristina, nesse caso o ideal é evitar saltos altos. Mas para quem não abre mão, a especialista recomenda a consulta a um podólogo, no mínimo uma vez por mês, para a retirada dos calos e o uso de um bom hidratante em casa. "Também existem palmilhas de silicone, que absorvem até 90% do impacto e evitam calosidades", indica.

Rachaduras

As causas são falta de hidratação interna e o uso de sandálias e chinelos que deixam os pés expostos. Algumas doenças também favorecem o aparecimento das rachaduras, como diabetes, hipertensão, cardiopatias, problemas vasculares e obesidade. Nesses casos, é importante tratar o pé, sem esquecer a causa do problema, que é a patologia. Clínicas especializadas oferecem uma hidratação profunda, realizada com parafina. Em casa, pode-se passar o hidratante de preferência, no mínimo, duas vezes por dia.
"O ideal é que se aumente também a hidratação do corpo em geral, ou seja, passar a beber mais água", aconselha Cristina. Ela risca das recomendações passar a lixa no pé em casa. Isso porque, segundo ela, pode-se utilizar a lixa com força e machucar a pele. Além disso, ela não retira totalmente a pele.
" Mais uma vez, recomendo deixar esta tarefa a cargo de um profissional especializado que possui equipamentos especiais para fazê-lo. Além disto, ele poderá, inclusive, checar a razão das rachaduras", completa.

Micoses

Como uma das formas de contágio é na praia ou na piscina, a especialista recomenda cuidado com os locais freqüentados. Sapatos fechados e meias também tornam o ambiente favorável para o fungo se instalar. "É preciso enxugar bem os pés após o banho, dar preferência a meias de algodão e trocar os calçados diariamente, colocando-os sempre ao sol quando possível". Veja, abaixo, a receita caseira indicada por Cristina Lopes para hidratar os pés.

Ela recomenda que essa receita seja aplicada após uma hidratação profunda de parafina aplicada por um profissional.
Faça em casa: embebede uma gaze com soro fisiológico e sal de cozinha e passe nos pés. Em seguida, envolva os pés com papel-filme e deixe agir por 20 minutos.

fonte aqui



Alguns carinhos que você ter com seus pés, afinal eles nos sustenta o dia inteiro. Técnicas e cuidados::..

Em sintonia com o corpo

Algumas terapias indicam que uma boa massagem nos pés ajuda a restabelecer a nossa energia vital. Conheça algumas técnicas.

Reflexologia: técnica de massagem que ativa alguns pontos com as mãos. É indicada para aliviar as tensões e auxiliar no tratamento de problemas orgânicos. A técnica deve ser aplicada com o uso de hidratantes ou óleos que ajudam a relaxar, proporcionar sensação de frescor e amenizar o estresse.

Do In: automassagem oriental que significa “caminho de casa”, ou seja, o conhecimento do nosso corpo, do caminho do nosso corpo. A aplicação nos pés é realizada através da pressão dos dedos em pontos energéticos. Auxilia no equilíbrio da energia vital do organismo, refletindo positivamente em nossa saúde física e mental.

Acupuntura: técnica milenar, já reconhecida pela medicina, que utiliza agulhas específicas para estimular pontos nos meridianos corporais. Aplicada nos pés, pode ativar até 70 mil pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos e articulações do corpo humano.

fonte aqui

Bom dia pra você!
Beijos e beijos!
Rosane!

Nenhum comentário: