Photobucket

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alimentos corretos previnem o Câncer


Estudo comprova que alimentos podem prevenir e vencer a doença

"Todos nós temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las". Esta frase inicia o livro do neuropsiquiatra David Servan Schreiber, que conseguiu superar um cãncer e resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento em um livro que já é sucesso em 26 países.

Em "Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais", o médico relata o episódio e como foi descobrir um tumor em seu próprio cérebro enquanto fazia pesquisas.

Servan-Schreiber considera necessários os tratamentos convencionais contra o câncer (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), mas alerta sobre o poder das defesas naturais de nosso corpo para combater e evitar a doença. Entre os fatores enumerados em seu livro, ele considera a alimentação um dos maiores trunfos. "as células cancerosas desenvolvem resistências aos tratamentos químicos. Já nos alimentos, há múltiplas moléculas fitoquímicas que atuam sobre diferentes mecanismos e reduzem a progressão da doença.Isso pode ter um efeito considerável".

O médico afirma que toda a literatura científica nos leva a concluir que uma pessoa que quer evitar o cãncer deve limitar seriamente sua ingestão de açúcar e de farinhas brancas. E abolir os alimentos industriais e gorduras hidrogenadas. Mas um dos dados mais alarmantes relatados por David é que todos os países estabelecem uma relação direta entre a frequência dos Cânceres e o consumo de carne, frios e laticínios. Inversamente, quanto mais a alimentação de um país é rica em legumes e leguminosas, menos os cânceres são frequentes.

Mas se certos alimentos de nossa dieta podem servir de adubo para os tumores, outros, ao contrário, guardam preciosas moléculas anticâncer. "O chá verde, por exemplo, é uma das moléculas nutricionais mais poderosas contra os mecanismos necessários à invasão dos tecidos e à formação de novos vasos pelas células cancerosas", explica David em seu livro. Os benefícios do chá verde não param por aí: "ele age também para desintoxicar o organismo, ativa os mecanismos do fígado que permitem eliminar mais rapidamente as toxinas cancerígenas do organismo.

Outro exemplo citado pelo estudioso é o cúrcuma, que seria um poderoso antiinflamatório. "Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres e força as células cancerosas a morrer", descreve.

Para a felicidade e alívio de todos, a lista dos alimentos cujas moléculas agem contra o câncer é bem mais longa do que se imagina. Todos os dias em cada refeição, podemos escolher os alimentos que, juntos, irão desintoxicar nosso organismo, aumentar a potência do nosso sistema imunológico e bloquear o desenvolvimento de novos vasos necessários ao crescimento de tumores.

O Prato anticâncer

Chá verde: rico em polifenóis, reduz o crescimento de novos vasos necessários ao crescimento dos tumores e metástases. Antioxidante, desintoxicador e facilitador da morte das células cancerosas.

Cúrcuma: antinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. Reduz a progressão de tumores.

Gengibre: Antiinflamatório, antioxidante. Contribui para reduzir a form ação de novos vasos sanguíneos

Legumes crucíferos: As couves são poderosas moléculas anticâncer. Age favorecendo o suicídio das células cancerosas.

Alho, cebola, alho poró, cebolinha, cebolinha francesa: uInduzem o suicídio das células do cãncer de cólon, mama, pulmão , próstata e leucemia.E controlam a taxa de açúcar do sangue.

Tomate: O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao cãncer de próstata nos homens que fazem pelo menos duas refeições por semana com molho de tomate.

Soja: As isoflavonas da soja bloqueiam a estimulação das células cancerosas pelos hormônios sexuais.

Cogumelos: eles estimulam a multiplicação e a atividade das células imunológicas.

Ervas: o alecrim, tomilho, orégano e manjericão sreduze m a proliferação das células cancerosas.

Frutas vermelhas: Elas estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese

Cítricos: Laranja, tangerina, limão ou pomelo, estimulam a intoxicação dos cancerígenos pelo fígado,

Além deles, o vinho tinto, a vitamina D, os ômega 3 (encontrados em peixes), o chocolate amargo, probióticos e alimentos ricos em selênio.


O que inibe as células imunológicas:

- Dieta ocidental tradicional
- Emoções reprimidas
- Depressão e amargura
- Isolamento social
- Negação da verdadeira identidade
- Sedentarismo

O que encoraja as células imunológicas:

- Dieta mediterrânea, cozinha indiana, cozinha asiática
- emoções expressas
- aceitação e serenidade
- apoio dos amigos e da família
- aceitação de si
- atividade física regular

Bibliografia: Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas - David Servan-Schreiber
Editora: Fontanar

Nenhum comentário: