quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para minimizar a Ansiedade



Saiba Como Minimizar a Ansiedade Por Meio Da Alimentação Saudável

Fonte aqui


Uma vida cada vez mais corrida, cheia de problemas, medos, e complicações, fazem com que um dos grandes males da sociedade apareça com grande freqüência na população. A ansiedade pode tomar conta de nossos dias, afetando o corpo e a mente, nos levando ao estresse e até o aparecimento de doenças.

Há diversas formas de conseguirmos amenizar este sintoma, seja através da yoga, meditação e outras técnicas que ajudam a equilibrar a mente. O que muitos ainda não sabem é que a alimentação também pode ser uma estratégia para o tratamento da ansiedade, se utilizada de forma saudável.

A alimentação, se não for feita de forma adequada pode se transformar em vilão, aumentando a ansiedade. Podemos tomar como exemplo, o chocolate. O excesso no consumo do tradiconal, rico em sacarose e gorduras principalmente com pouca quantidade de cacau, pode aliviar momentaneamente a sensação de nervosismo.

O efeito é comparável a uma droga, depois que passa a sensação de “relaxamento“ a ansiedade volta e com mais intensidade. Porém, se consumido aos poucos (chupando) o chocolate acima 70 % de cacau – meio amargo ou amargo, em quantidades médias de 30 gramas ao dia, aí sim ele pode realmente amenizar a ansiedade sem dar efeito rebote.

Uma alimentação saudável, equilibrada e adequada de acordo com a individualidade bioquímica, feita dia após dia é de extrema importância para o controle da ansiedade, pois irá fornecer a matéria-prima para a formação de neurotransmissores, substância que o cérebro produz para manter o equilíbrio físico e emocional.



Confira Algumas Dicas Importantes



Manter a parede do intestino e seu funcionamento em ordem é essencial, pois é nele que a maior parte da serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar, é produzido.

Excluir alimentos alergênicos que podem irritar a parede intestinal.

Os alimentos considerados estimulantes devem ser evitados, como por exemplo: café, chá preto, chá verde, chocolate ao leite, excesso de açúcar, alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes e álcool.

É importantes o consumo diário de frutas, hortaliças, cereais integrais e beber pelo menos 8 copos de água por dia, auxiliando no bom funcionamento ido intestino e manutenção dos níveis glicêmicos.

Evitar excesso de consumo de proteínas de origem animal (carnes vermelhas e leite), estes contém a tirosina, um dos fatores para a produção de adrenalina, provocando agitação mental e física.

Incluir fontes de carboidratos, de preferência, os integrais, que contém fibras e vitaminas importantes para o controle da ansiedade, como as vitaminas do complexo B, principalmente a B6, além de cálcio e magnésio.

Uma alimentação pobre em carboidrato, durante vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão.

A realização de uma atividade física regular aliada com a nutrição auxilia no equilíbrio de todo o organismo.



Veja a tabela de nutrientes e alimentos para o controle da Ansiedade aqui



Boa noite!
Rosane!

Nenhum comentário: