quarta-feira, 11 de junho de 2008

- Sopas e Dicas da Vovó Rô...

Sopa de queijos no pão italiano

Ingrediente::-

- 1 unidade(s) de pão italiano bola
- 1 pacote(s) de mistura para sopa creme de queijo
- 1/2 copo(s) de requeijão
- quanto baste de parmesão ralado(s)

Modo de preparar::-
Prepare a sopa, de acordo com as instruções do pacote. Quando pronta, acrescente o requeijão e mexa bem, deixando mais um pouquinho, até o requeijão estar dissovido. Tire uma tampa do pão, retire o miolo e coloque a sopa dentro do pão. Polvilhe parmesão. Sirva em seguida

Sopa creme de tomates

Ingredientes::-

- 2 colher(es) (sopa) de manteiga
- 2 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1 kg de tomate sem pele(s), sem sementes
- 1 dente(s) de alho picado(s)
- 2 colher(es) (sopa) de amido de milho
- quanto baste de sa
l- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 colher(es) (café) de açúcar
- 1 unidade(s) de gema de ovo
- quanto baste de salsinha picada(s)
- 4 colher(es) (sopa) de creme de leite
- quanto baste de pão francês frito(s)
- 1 litro(s) de água

Modo de preparar::-

Aqueça a manteiga na panela e refogue as cebolas,sem deixar escurecer.
Retire a pele e as sementes dos tomates, pique em pedacinhos e junte ao refogado de cebola,deixando cozinhar em fogo baixo até que comece a se desmanchar.
Junte a água,o dente de alho e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Dissolva o amido de milho em um pouco de água fria e junte à mistura.
Tempere com sal,pimenta e açúcar.
Deixe engrossar um pouco,se achar necessário,passe a seguir numa peneira grossa. Torne a levar ao fogo,deixando ferver em fogo baixo.
Coloque a gema e a salsinha na sopeira,misture bem e junte o creme de leite,batendo um pouco. Despeje em seguida a sopa fervente sobre essa mistura e sirva imediatamente acompanhado com os pedacinhos de pão fritos na manteiga.


Dicas da Vovó Rô::-

Para preparar uma sopa perfeita::-

1 - Ultilize ingredientes fresquinhos, de preferência comprados na véspera. Os vegetais orgânicos são uma ótima opção, pois não possuem resíduaos de agrotóxicos.

2 - Cozinhe os legumes junto e inteiros, no vapor ou na pressão, e só depois peique, evitando perdas nutricionais significativas.

3 - Não exagere no óleo, opte por adicionar azeite extra virgem sobre a sopa, já no prato, assim suas propriedades serão mantidas e o sabor será realçado. Basta um fio de azeite.

4 - Tempere a sopa com sal marinho de preferência, alho, cebola e ervas finas.

5 - Evite o uso de caldos prontos, use caldos naturais preparados de forma caseira.

6 - Sopas podem ser congeladas em recipientes preferencialmente de vidro e no máximo por três meses.
Como estamos vivendo a "ERA DO ZERO", as pessoas ultimamente vêm buscando alimentos de baixo valor calórico, com "zero açúcar", "zero gordura", etc, e se esquecem de que além de calorias, os alimentos também fornecem nutrientes ao nosso organeismo. Por isoo a Nutrição Funcional visa ensinar às pessoas, de forma individualizada, a se alimentarem corretamente por toda vida. E um tipo de alimento que pode ser incluído na rotina alimentar é a sopa, devido o seu valor nutritivo agregado.
Por isso não se esqueça::-
"Use e abuse das sopas não só durante o inverno, mas o ano inteiro e tenha certeza de que está fornecendo uma refeição bastante nutritiva ao seu organismo"

Por - Vanessa Freitas Pereira Lima de Nadai - Nutricionista Funcional



Nenhum comentário: