Photobucket

sábado, 5 de abril de 2008

Picanha de forno


Ingredientes


1 xícaras das de chá de vinagre

1 xícara das de chá de Shoyo

1 colher de alho picado

Sal a gosto ( cuidado, pois o Shoyo já contém sal )

Modo de preparo

Deixar por 1/2 hora no molho.
Assar em forno quente por + ou - 1 hora e meia.
Servir com arroz branco, salada verde e essa farofinha abaixo -

Farofa

Ingredientes

1 cebola cortada grosseiramente
1 tablete de caldo de galinha
4 colheres das de sopa de azeite extra virgem
salsinha e cebolinha
3 ovos cozidos
Farinha de mandioca torrada

Modo de preparo

Dourar a cebola no azeite, dissolver o caldo de galinha, juntar a farinhar até dar o ponto (ou mais seca ou mais úmida, a seu gosto), corrigir o sal, desligar o fogo adicionar a salsinha e cebolinha bem picadinha e os ovos cozidos e picados.Se preferir adicionar azeitos pretas picadas.

Curiosidades da vovó Rô -

Picanha – é a rainha de todas as churrasqueiras do Brasil, disparada na frente da segunda colocada – a costela -, a preferida dos gaúchos. Pode ser assada inteira ou fatiada. Fica muito saborosa temperada apenas com sal grosso antes de ser grelhada, ou com uma pitada (1/2 colher de café / kg) de sal refinado depois de grelhada. Fica na anca do boi, ligada à alcatra.

Cuidados na Compra

Escolha antes o corte de carne que pretende comprar e só peça a opinião do açougueiro se ele for seu conhecido.A picanha é uma peça que nunca ultrapassa 3kg de peso.Peças mais pesadas são oriundas de animais velhos ou trazem junto um pedaço do coxão duro.Nos dias de hoje é preferível consumir carnes embaladas industrialmente, pois evitam excesso de manuseio, principal causa de sua contaminação.As embalagens a vácuo deixam a carne um pouco mais escura, mas a cor volta ao normal (vermelho mais claro) em pouco tempo depois dela aberta.Para não ter nenhuma dúvida sobre a procedência da carne que está comprando, verifique nas embalagens os carimbos de certificação dos órgãos oficiais fiscalizadores.

Fonte de informação e para saber mais sobre carnes vermelhas

http://www.manualdochurrasco.com.br/24/carnevermelha.htm


2 comentários:

Dulce Miller disse...

hummmmmmm....que delícia de receita, perfeita para um domingo! Deu água na boca!

Beijos!!!

Anônimo disse...

Nossa esse site não é só maravilhoso ele é aconchegante,aqui a gente sente o carinho que vc coloca nele,não da vontade de sair...continue assim passando muito de vc.
bjs