Photobucket

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

História e receitinha de panetone



História do panetone

O panetone é um dos símbolos mais presentes na época de Natal. São várias as histórias que explicam sua origem, mas uma coisa é certa : trata-se de uma preparação inesquecível e sabor bem agradável. Conheça como fazer panetone usando o azeite de oliva espanhol.

A história do panetone tem origem em uma história de amor. Tudo começou, no século 15, quando um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldado no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.

O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica.

Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.

A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

Pandoro: outro pão típico de natal

Trata-se de um pão que nasceu em Verona e tem este nome devido à uma história contada às crianças: quem o comesse iria ao Paraíso com os anjos. O pandoro é mais macio do que o panetone, não tem uva-passa ou frutas cristalizadas dentro e se come com açúcar de confeiteiro na superfície.


...............................................................
Copie a receitinha de Panetone essa eu já fiz e é ótima, mesmo por que vem de um grande mestre, Benjamim Abrahão, lembra...ele sempre estava nos programas da TV Record, da Band...


Panetone


Ingredientes


1 kg de farinha de trigo

100 gr de fermento biológico fresco

200 gr de manteiga

200 gr de açúcar

8 unidade(s) de gema de ovo

10 gr de sal

250 gr de frutas cristalizadas

150 gr de uva passa

6 gotas de essência de baunilha

6 gotas de essência de laranja

1 copo(s) de água


Modo de preparar


Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada panetone puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel. Usar forno médio 180ºC.


fonte aqui 





Beijos meus cheios de luz, paz, amor, fé e esperança! 








Um comentário:

Ju disse...

Olá, Rô
Sou fã de panetone e as histórias são lindas. Feito em casa parece ser bom, mas confesso que prefiro comprar pronto!
Beijo e um ótimo fim de semana.
Ju