terça-feira, 16 de março de 2010

"RENDA-SE A PRATICA DE UMA BOA CAMINHADA, MAS RESPEITE SEUS LIMITES"




Estou caminhando e para mim é uma gloria. Detesto qualquer tipo de exercício fízico, mas faz 3 semanas que me rendi à prática da caminhada. Maridão tá adorando pois agora ele tem companhia e não caminha mais solitário.

Mas antes de você começar preste bem atenção::..


A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física. Há diversos benefícios, mas você sabe quais? Vamos listar alguns! Animação e “pé na estrada”. Lembre-se de antes de começar uma atividade física, mesmo a caminhada, é necessário fazer uma avaliação médica.


- Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.
- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.
- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.
- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

Caminhada - O que usar -


A caminhada é um excelente exercício físico aeróbico! E para quem estava parado e quer começar a fazer atividades físicas, a caminhada é sempre indicada como um bom começo. Muitas pessoas possuem o hábito de caminhar, mas não sabem exatamente o que usar! Quantas vezes vemos pelas ruas pessoas fazendo caminhadas de calça jeans, sapatos e outras vestimentas inadequadas para essa prática. Leia e descubra o que usar para caminhar:
- Use roupas leves e confortáveis como, por exemplo, calças de ginástica, camisetas, shorts/bermudas, moletom para dias frios, (tecidos que favoreçam a transpiração, como algodão).
- Use filtro solar.
- Use um calçado adequado – o tênis (Evita causar lesões).
- Boné, caso o sol esteja forte.
Seguindo essas indicações, a sua caminhada será muito mais segura! É importante lembrar que antes de começar qualquer atividade física, é importante fazer uma avaliação médica!
Prepare-se e saia caminhando!



Caminhar é uma das atividades físicas prediletas de muitas pessoas. É um exercício fácil por poder ser praticado nas ruas, baixo custo e sem grandes dificuldades para sua realização. Em diversas cidades, a caminhada agrupa pessoas (os grupos de caminhada), formando grupos que se ligam por esse objetivo comum (caminhar) e buscar uma melhor qualidade de vida.
Andar é muito benéfico para a saúde, mas muitas pessoas se perguntam: Qual o jeito correto de fazer a caminhada? Qual o jeito certo de caminhar? Existem procedimentos a serem seguidos durante a caminhada?
A gravura desse artigo demonstra qual a maneira certa de caminhar [extraída do site Revolution for Health e adaptada pelo Mulher Digital]. Mova-se! Aprenda! Exercite-se!
Resumo da gravura para você entender e acréscimo de outros pontos importantes:
- Mantenha o tronco ereto, queixo paralelo ao solo e observando a focando a frente (15-20 passos), olhar na horizontal, mova os ombros naturalmente e livremente, flexione os braços levemente e fique com o abdômen contraído.
- Caminhe movimentando os cotovelos para frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa.
- Apóie primeiro o calcanhar e depois toda a planta do pé e por fim os dedos.
- Use meias para não dar bolhas nos pés.
- Mantenha movimentos rítmicos.
- Alongue-se antes e depois da caminhada.
Qualquer pessoa deve fazer um check-up com um médico antes de se iniciar a caminhada.
Está achando que é sair por aí e caminhar de qualquer jeito? Nada disso! Tem uma maneira correta de caminhar! 

Algumas recomendações que deve-se seguir ao adotar a caminhada como uma prática de atividade física.
- Faça uma avaliação médica. Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica. Isso é o primeiro que deve ser feito.
- Alongue-se! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na esteira ou na rua. Isso pode evitar lesões.
- Vá com calma, se estiver começando. Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.
- Seja freqüente e faça disso um hábito. Faça no mínimo três vezes por semana. Não interrompa a caminhada, indo de vez em quando. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar” em sua rotina. O que não pode é isso se tornar um hábito! Caminhe regularmente.
- Não faça caminhada em jejum. Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso for fazer a caminhada pela manhã e não consegue comer direito, tome pelo menos uma vitamina. Você precisa de energia para caminhar!
- Hidrate seu corpo. Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.
- Não fique passeando. Encare a caminhada como uma atividade física e não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.
- Não coma muito. Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
- Pratique no seu tempo, se sua agenda sem horários rotineiros. Isso mesmo! O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se para você dá para fazer dessa maneira, faça dentro do seu tempo e não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física freqüente. Não desista.
- Mantenha postura adequada. É importante permanecer ereto, olhando para frente e com abdome contraído.
- Use tênis e roupas adequadas.





Boa e linda tarde pra ti!
Rosane!


3 comentários:

Deusa disse...

Ai meu Deus...que preguiça que eu tenho.....na minha sala de visitas tem um esteira eletrica...tadinha....serve de brinquedo pra Maite....agora que estou 3 kilos a mais vai ser o jeito...
Deusa
vasinhos coloridos

stefania.confidential disse...

grazie molto interessante, vi passo un link per votare il mio blog in Italia,grazie

http://coolchicstyleconfidential.blogspot.com/2010/03/vota-cool-chic-style-confidential-al.html

Anakoelho disse...

Adorei o texto sobre caminhada,parabéns pelo post.Seu blog é mto bom.
Sabe q. comecei caminhada há um mês e pouco e diminuí carboidratos...,notei q. dei uma "secada" no geral,acho q. até barriga diminuiu...,é mto bom mesmo.Uma vez ou outra bate uma preguiça de ir só,aí me lembro dos benefícios e animo rsrsrs.
Abraço t+!


Ana.