Photobucket

quarta-feira, 27 de maio de 2009

- DICAS E MAIS DICAS -



Dicas Úteis
(rosaura fraga)
fonte aqui

Salpique um pouquinho de farinha de trigo no óleo que vai fritar o ovo, a borda vai ficar mais crocante.

Para a batata palha ficar bem crocante, depois de ralada lave-a até a água ficar transparente, seque muito bem e frite aos poucos.

Se você vai assar um frango com pele no forno, experimente passar maionese em toda a superfície, o resultado é um frango mais dourado e crocante.

Ao fazer a sua próxima salada ou purê de batatas não esqueça de colocar 3 cravinhos-da-índia na água do cozimento, dá um gosto especial.

Se queres fritar uma fatia de bacon sem enrugar, basta passar a fatia no leite e depois na farinha de trigo, frite em um pouco de óleo. Você vai ver que a gordura não espirra.

Experimente colocar um pouco de açúcar na água do cozimento de brócolis, couve-flor, chuchu, cenoura, beterraba, abóbora, ervilhas, tudo fica mais gostoso.

Quando fizer bolo de chocolate, junte um pouco de chocolate em pó na farinha de trigo que vai polvilhar a forma, assim o bolo não fica manchado.

Quando estiver fazendo seu churrasco, experimente polvilhar algumas folhas de alecrim direto no carvão, o perfume vai para a carne.

Para saber se os ovos são frescos? Mergulhe-os em água, os que boiarem estão estragados.

Para a pipoca não envelhecer, guarde-a bem fechadinha no freezer, use sempre que precisar e volte com o restante para o congelador.

Para pasteis, pizzas e recheios, camarão pode ser do tamanho que você desejar, inclusive aproveitando o preço baixo dos tamanhos menores.

Se usar o camarão cru, principalmente em molhos à base de tomate, tenha o cuidado de lavar muito bem em um escorredor para retirar toda a areia, ferva 1 litro de água e coloque o camarão, conte 1 minuto, ou até ele ficar rosa, escorra imediatamente. Lembre-se que o camarão não deve ferver por mais de 3 minutos, para que ele se mantenha tenro e não fique rígido. Este procedimento ajudará a eliminar a água do camarão, antes que ela passe para o molho e perca a textura desejada com o caldo.

Camarões congelados sempre devem ser descongelados previamente em temperatura ambiente, todo o tipo de descongelamento artificial poderá provocar o enrijecimento da carne.

O siri é encontrado facilmente congelado, em caixinhas, nos supermercados, se você for comprar na peixaria, peça o siri catado, ou encontrará casquinhas do siri na carne e são muito desagradáveis de serem encontradas no prato pronto.

Se quiser incrementar uma receita de pastel, junte um pouco de Catupiry em cima do recheio escolhido.

Para os frutos do mar o tempero verde pode ser salsa e cebolinha ou ainda o coentro que é mais tradicional para esta finalidade.

Se você não consome frituras, experimente fazer suas receitas de pasteis com as massas de forno que também são industrializadas.

Não congele sobremesas à base de gelatina, ao descongelar, perdem a textura.

Para substituir o chocolate em pó por achocolatado em sua receita, use um pouco menos de açúcar.

O chocolate em pó e o cacau conferem uma cor mais escura às receitas com chocolate, o que não acontece com o achocolatado.

DICAS PARA O SUCESSO NO PREPARO DO PERU OU GRANDES AVES

Deixe descongelando na geladeira (pode-se fazer isto até 5 dias antes de assar, no mínimo 2);
Retire da embalagem somente depois de totalmente descongelado;
Puxe o saquinho de miúdos que esta dentro do Peru e cozinhe com água temperada até amaciar, sem desmanchar, pique-o para usar na farofa;
Forre o fundo da assadeira (pode ser descartável) com rodelas grossas de batata para a ave não grudar durante o cozimento;
Acomode a ave por cima da batatas;
Coloque as asas para trás do pescoço, isto dará melhor aparência depois de assado;
Com a mão, solte delicadamente a pele do peito, introduza 100g de manteiga gelada dividindo-a em cada um dos lados;
Recheie a ave com uma maçã inteira com casca e pedaços de cebola (isto conserva a umidade e também a estrutura do osso melhorando o aspecto);
Prenda as pernas com um cordão ou fio dental para melhorar a aparência;
Besunte a ave com óleo, cubra com papel alumínio, a parte brilhante em contato com a ave;
Asse em forno médio, retire o papel no final do cozimento, só para dourar.
Para saber se a carne esta assada, introduza um palito perto do osso da coxa e do peito, não poderá sair caldo vermelho, somente caldo transparente;
Varie as farofas, use mais legumes, cogumelos frescos, tomates secos e obtenha um resultado mais suculento.

PANETONE

Para um panetone muito mais gostoso, substitua as frutas compradas em cubos por frutas cristalizadas em pedaços que você mesmo vai picar; são mais gostosas;
Varie as frutas do panetone optando por cerejas, figos, damascos, laranja cristalizada ou outras. Acrescente 100g de nozes Pecan picadas às frutas cristalizadas;
Para um panetone diferente, substitua as frutas por chocolate meio-amargo picado;
Se você fez um panetone em casa, observe que para guarda-lo embrulhado em papel, deve estar completamente frio, no mínimo de um dia para o outro, ou você correrá o risco de mofar.

CONGELAMENTO

Desde o inicio dos tempos o homem tenta descobrir novas técnicas de como armazenar alimentos, tais como: salgar, desidratar, cristalizar, avinagrar, fazer compotas, etc... A técnica de congelamento é simples e proporciona economia de tempo e de dinheiro. Congele alimentos de qualidade. Escolha muito bem os recipientes para o congelamento, pense que esta será a "casa" de seu alimento por um longo período de armazenamento e deve ser perfeitamente vedada, inodora e atóxica. Congele as porções do tamanho que vão ser consumidas, já que um alimento que for descongelado, não poderá voltar a ser congelado, a menos que seja cru e que passe pelo cozimento. Coloque etiquetas com o nome dos alimentos congelados e data de vencimento. Anote tudo o que está congelado e a data do vencimento, procure usar o que está vencendo antes. Organize melhor o seu freezer, classifique o tipo de congelado: pratos prontos, laticínios, carnes cruas, embutidos, etc... e distribua por seções. Não deixe a porta aberta por muito tempo, evite a camada de gelo que se forma nas paredes do freezer.


Experimente fazer um chá-da-índia com leite, prepare o chá normalmente, adicione leite em pó e adoce à gosto.

Misture um pouco de suco de laranja ao chá de mate gelado.

Para cada quilo de pó de café , misture uma colher de sopa de chocolate em pó, passe o seu café como de costume e verifique que aroma agradável.

Na hora de servir o seu cafezinho bem quente, coloque um pedacinho de chocolate para derreter, dentro da xícara, misture até dissolver.

Café com leite polvilhado com canela em pó fica delicioso!

Organizar uma refeição à luz de velas requer alguns cuidados fundamentais: Elas só podem ser usadas à noite, a sala pode ou não ter outra fonte de luz, use-as sempre abaixo ou mais acima da altura dos olhos dos convidados, procure castiçais seguros. Nunca exagere na quantidade e também evite as perfumadas.

Para refeições de cerimônia evite servir peixes com espinha ou frango com osso.

Se você gosta de preparar seu hamburguer em casa, experimente adicionar um pouco de batata crua ralada na massa, eles vão ficar suculentos e macios. Esta dica vale para bolos de carne em geral.

Experimente adicionar açúcar ou adoçante ao seu refogado de cenouras.

Quando você comprar aipim, verifique se não estão secas e nem machucadas nas pontas, evite as que tem riscos pretos na massa branca.

Você pode guardar o aipim descascado por três dias em uma tigela com água na geladeira ou também pode ser congelado cru ou cozido.

Para não quebrar o ovo durante o cozimento, coloque na água uma colherinha de vinagre.

Coloque o alho que será descascado no microondas, potência alta por 15 ou 30 segundos. A casca solta facilmente.

Nunca guarde pinhão em sacos plásticos e para cozinhá-los mais rapidamente basta cortar um pedacinho da ponta mais fina utilizando uma tesoura de cozinha, cozinhe-os na panela de pressão.

Para ter cebola picada na geladeira basta picar em grande quantidade (pode ser no processador) e acrescentar óleo de cozinha o suficiente para envolver muito bem. Guarde em vidros tampados e na hora de usar está pronta. Use em refogados, frituras e temperos. Dura muito tempo e o óleo não deixa liberar o odor para o interior da geladeira.

A melhor dica para lavar o interior de sua geladeira é misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água e passe com um pano, não precisa enxaguar.

Nunca deixe alimentos expostos, sempre mantenha-os tapados e protegidos.

Para descascar os tomates com mais facilidade, mergulhe-os rapidamente em água quente, isto ajuda a soltar a pele.

Não coloque muito molho de tomate nas pizzas, apenas o suficiente para colorir a massa.

Na hora de espalhar o orégano, sempre faça-o entre os dedos e esfregue para extrair mais aroma e sabor.

Para torrar amendoim na casca espalhe-o em uma assadeira e leve ao forno baixo, misture de vez em quando, esta operação leva cerca de 2 horas. Deixe-o esfriar dentro do forno, assim ficará mais crocante.

Nas tortas frias a maionese pode ser substituída por requeijão cremoso ou molho branco, o sabor fica mais suave.

Para uma salada de batata diferente, varie a batata inglesa por batata-doce.

Ao empanar o filé à milanesa, passe os bifes primeiro em farinha de trigo, depois em clara de ovo levemente batida e finalmente pela farinha de rosca. Assim eles vão ficar muito mais crocantes. Ao fritá-los não use óleo muito quente, desta forma você evitará a queima a crosta antes de terminar o cozimento da carne, mas lembre-se que o óleo muito frio encharcará os bifes com a gordura.

Para conservar a maizena ou amido de milho, guarde-o em local seco e fresco, tem que ser longe de raios solares e de produtos que tenham cheiro forte, mantenha a embalagem fechada para evitar a contaminação.

Quando uma receita tiver por base uma fritura com manteiga, sempre junte um pouco de óleo para evitar que a manteiga queime.

Ao comprar o peixe para a Sexta-feira Santa confira se a carne está firme, os olhos brilhantes e o cheiro suave, só assim ele estará fresco.

Lembre-se, ao comprar camarão cru, que ele perderá muito líquido durante o cozimento e que vai diminuir muito de tamanho, o pré-cozido rende mais.

Para saber se o camarão está cozido, basta que ele troque de côr, um camarão crú cozinha em 5 minutos, depois disto ele fica duro.

O bacalhau inteiro deve ficar de molho 48 horas em água, troque a água 5 vezes por dia para retirar o sal, só depois cozinhe e prepare seu prato favorito.

Aproveite a água do cozimento do bacalhau para preparar o arroz e cozinhar as batatas para a salada.

Experimentei o bacalhau desfiado que você encontra nos supermercados e aprovei. Basta deixar de molho em bastante água por 48 horas, troque esta água 6 vezes, escorra e cozinhe diretamente como qualquer refogado. Cuide para que não tenha espinhas.

Para sua segurança, mantenha o piso da cozinha sempre seco e não deixe panos ou tapetes em locais de circulação.

Para acender uma chama no fogão ou forno, risque primeiro o fósforo e só depois gire o botão do gás, isto vai garantir sua segurança.

Quando for fritar bolinhos, cuide para que a temperatura do óleo não fique quente demais, os bolinhos devem dourar lentamente para ficarem bem cozidos por dentro.

Experimente misturar com a mão: 100g de queijo parmesão ralado, 1 ovo e maizena até o ponto de massa de modelar bolinhas, frite em óleo e escorra, é uma dica deliciosa de bolinhos para aperitivo.

Para assar biscoitos o forno sempre deve ser pré-aquecido e trabalhe em temperatura mínima e para armazena-los é fundamental que estejam bem frios, só assim permanecerão crocantes por mais tempo.

As sobremesas feitas com biscoitos sempre ficam melhores quando preparadas de véspera e conservadas em geladeira.

Nunca guarde alimentos abertos na geladeira.

Não compre alimentos com latas amassadas.

Coma mais carne de porco, ela é uma importante fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, a carne de porco é a mais consumida no mundo e tem igual ou menor índice de colesterol do que outras carnes.

Ao fazer a sua massa de pastel, coloque na receita 4 colheres de sopa de cachaça para cada 500g de farinha de trigo, assim ele vai ficar cheio de bolhas na hora de fritar.

A verdadeira pizza Marguerita é feita com tomate, rodelas de mussarela de búfala e folhas frescas de manjericão, espalhe estes elementos sobre a sua massa de pizza e leve ao forno.

Experimente misturar um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado, em pratos que são gratinados no forno, a preparação fica mais dourada e crocante.

Para fazer um suco de uva concentrado coloque em uma panela 1 kg de uvas pretas sem o talo, 2 xícaras de açúcar e água para cobrir as uvas, ferva até começar a se desfazer, deixe esfriar, liquidifique e peneire. Mantenha na geladeira e sirva com água e gelo.

Se você quer diminuir o consumo de colesterol, não coma a pele do frango, hoje em dia já existem cortes de frango sem pele à venda nos melhores supermercados. Assim você não precisará pagar pelo peso da pele que não será consumida.

Ao quebrar o ovo, verifique a textura da clara, quando mais viscosa, mais fresco estará o produto.

No seu paneleiro, tenha pelo menos uma panela de ferro, além de dar um sabor especial à comida ela passa o elemento ferro para os alimentos e ajuda na prevenção da anemia.

Limpar o fogão não é a melhor das tarefas na cozinha, existem folhas de alumínio à venda no mercado, elas impedem que a sujeira grude na superfície do aparelho, são descartáveis e fáceis de manusear.

Experimente temperar cortes de frango com tempero completo e depois passe-os pela manteiga derretida e queijo parmesão ralado, leve ao forno para dourar.

Pique algumas cebolas no liqüidificador, coloque-as em um vidro e cubra com óleo, mantenha no refrigerador e use em seus refogados.

Se você acha que as alcaparras em conserva são muito salgadas, lave-as em uma peneirinha, antes de usar.

Faça uma salada de batata muito mais saborosa: Cozinhe as batatas com casca, deixe esfriar, descasque e corte em cubos. Com este processo você terá uma batata com mais sabor e textura.

Ao cozinhar a beterraba, você vai obter um sabor mais doce e manter a côr mais bonita se deixar um talo com 10 cm junto ao legume, este procedimento represa estes elementos evitando que se percam na água.

Experimente substituir o açúcar no chá, por uma bala de menta ou de limão, mexa para que ela dissolva aos poucos.

Para fazer balas de côco rapidamente, basta colocar em uma tigela 500g de açúcar de confeiteiro e ir acrescentando leite de côco, aos poucos, sempre amassando com as pontas dos dedos até formar uma massa de modelar. Faça rolinhos, girando sobre a mesa e depois corte as balas, deixe secando algumas horas e estão prontas para consumir ou guardar. Para as festas infantis, enrole com papel franjado colorido.

Para dourar carnes no microondas, besunte-as com uma mistura de margarina cremosa, mostarda e molho de soja. O resultado também será bom acrescentando ketchup ou extrato de tomate na preparação.

Para sua segurança, mantenha o piso da cozinha sempre seco e não deixe panos ou tapetes em locais de circulação.

Quando você não tiver leite em casa, use o leite em pó, previamente dissolvido, em suas receitas.

Faça a sua pizza com o molho de tomate enlatado, a dica é que não precisa aquecer antes de espalhar na massa.

Para você que gosta de cozinhar, sempre é bom manter alguns tabletes de margarina fora da geladeira, assim quando uma receita pedir a gordura em temperatura ambiente você já está preparado. A margarina, normalmente dura até alguns dias fora da geladeira, faça o teste.

Ao escolher um peixe fresco, fique atendo para a textura da carne, deve ser firme, os olhos brilhantes e o cheiro nunca pode ser de amoníaco.

Para saber se o melão espanhol está maduro, aperte suavemente com os dedos na ponta da fruta, se ela ceder o melão está no ponto para consumo.

Nunca coloque um alimento aberto na geladeira, use potes com tampa ou saco plásticos, só assim você terá produtos com boa aparência, por mais tempo, e sem o sabor alterado.

Para escolher os palmitos em conserva, olhe por baixo do vidro, examine o interior dos galhos, na maioria das vezes, a textura macia é visível.

Cuide bem do seu botijão de gás, procure mantê-lo em local ventilado.

Esta dica é especial: Misture uma lata de creme-de-leite com soro e um pacote de sopa de cebola, fica uma pasta deliciosa para ser utilizada em canapés e sanduíches.

Aproveite esta estação para consumir bastante água de côco, afinal é considerada um isotônico natural. Hoje a água de côco é encontrada com facilidade em embalagens especiais nos supermercados. A água de côco também pode substituir a água mineral em diversas receitas inclusive em drinks e coquetéis.

Depois de lavar a louça, o ideal é que você deixe-a no escorredor e se possível secando naturalmente, assim estaremos diminuindo os riscos de contaminação através dos panos de prato.

Para a salsicha do cachorro quente render muito mais, use-a picadinha e misturada ao molho de tomate.

Come comer o milho? Já existem garfinhos para fixar as extremidades da espiga em situações mais formais. É normal, entretanto, que se coma o milho com a mão. A grande solução é servir este alimento só para grupos de amigos íntimos.

Para a salsicha do cachorro quente render muito mais, use-a picadinha e misturada ao molho de tomate.

Economize tempo e gás cozinhando arroz em saquinhos, basta colocá-los em água fria temperada e deixe ferver até os grãos começarem a inchar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos , com a panela tampada, antes de servir. O arroz ficará soltinho.

Nunca entre na cozinha sem estar com os cabelos presos, use um lenço ou uma touca especial para esta finalidade.

Se você tem problemas com as formigas em sua cozinha, experimente colocar cravo moído por onde elas passam.

Faça muitos sacolés e picolés e congele. Experimente bater no liqüidificador frutas naturais com água, açúcar ou adoçante e uma colherinha de liga neutra que você encontra em casas especializadas em sorvetes, esta é uma forma deliciosa de hidratação do organismo. É sempre bom lembrar que os picolés feitos com água não contém gordura, refrescam e tem menos calorias do que o sorvete, vale a pena conferir.

Besunte a carne crua com azeite-de-oliva e guarde no refrigerador. Este procedimento vai conservar a carne fresca por mais tempo e torna-la mais macia.

Para uma carne mais suculenta, nunca tempere-a com sal antes de fritar, deixe para fazer isto depois de pronta.

Experimente fazer um churrasco com a carne sem sal, só depois de tirar da brasa salgue à gosto, fica muito mais suculenta.

Está com pressa para dourar a carne? Seque-a bem com um guardanapo de papel e deixe a panela bem quente antes de colocar o óleo.

Depois de assar o rosbife deixe-o descansar por 15 minutos e só depois fatie. Vai ficar mais fácil de fatiar e também perderá menos suco.

Quer bifes mais dourados? Experimente colocar uma colherinha de extrato de tomate junto do óleo ou manteiga.

Batata cozida e amassada pode substituir os ovos nos bolinhos de carne.

Na hora de fazer o fogo para o churrasco experimente embeber um pãozinho em álcool, coloque carvão por cima e acenda o fogo.

Evite que as lingüiças arrebentem na hora de fritar, basta furá-las com um garfo ou palito.

Para as salsichas não arrebentarem durante o cozimento, deixe-as de molho em um pouco de leite, bastam poucos minutos.

Para evitar que o bacon enrole, coloque as fatias de molho em água gelada antes de fritar.

Quando fritar o peixe, coloque um galho de salsa na gordura. Ficará mais gostoso e cheiroso.

Para saber se o peixe está fresco mergulhe-o em uma bacia om água fria, se estiver estragado vai flutuar.

Ao fazer peixe no forno, coloque rodelas de cebola no fundo da assadeira. Assim ele não grudará na forma.

A casca do camarão sai facilmente se jogar água quente por cima, junto com uma casca de limão ou vinagre.

Para dourar uma carne assada, experimente pincelar com molho de soja, antes de levar ao forno.

Quando for guardar uma carne por mais tempo, retire os ossos, eles são os primeiros a alterar o sabor.

Na hora de fatiar ovos cozidos, passe a faca na água fria e assim eles não vão esfarelar.

Para descascar ovos cozidos, coloque-os na água fria, depois do cozimento, assim a casca vai sair facilmente.

Para reconhecer um ovo cozido, gire-o sobre a mesa. O cozido rola com facilidade.

Para guardar gemas de ovos na geladeira por alguns dias, basta cobrí-las com um pouco de água fria.

Para bater claras em neve mais rapidamente, adicione uma pitada de sal, antes de bater.

Dificuldades em separar a clara da gema de ovo? Quebre o ovo em um funil a clara passa e a gema fica retida.

Para consertar uma maionese talhada, pingue gotas de água quente, ela volta ao ponto.

Pingue gotas de limão na água que fará o arroz, ele fica mais branco e soltinho.

Na hora de requentar o arroz, coloque um pouco de água no fundo da panela.

Se você esqueceu de colocar sal no arroz, basta misturar o sal em um pouco de água e juntar ao arroz, volte com a panela ao fogo para secar.

Se o arroz grudou no fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.

Moa a carne suína e use como guizadinho tradicional para recheio de pasteis e preparação de molhos, pizzas, recheios, etc...

A verdadeira pizza Marguerita é feita com tomate, rodelas de mussarela de búfala e folhas frescas de manjericão, espalhe estes elementos sobre a sua massa de pizza e leve ao forno.

Para fazer um suco de uva concentrado coloque em uma panela 1 kg de uvas pretas sem o talo, 2 xícaras de açúcar e água para cobrir as uvas, ferva até começar a se desfazer, deixe esfriar, liquidifique e peneire. Mantenha na geladeira e sirva com água e gelo.

Se você quer diminuir o consumo de colesterol, não coma a pele do frango, hoje em dia já existem cortes de frango sem pele à venda nos melhores supermercados. Assim você não precisará pagar pelo peso da pele que não será consumida.

Ao quebrar o ovo, verifique a textura da clara, quando mais viscosa, mais fresco estará o produto.

No seu paneleiro, tenha pelo menos uma panela de ferro, além de dar um sabor especial à comida ela passa o elemento ferro para os alimentos e ajuda na prevenção da anemia.

Limpar o fogão não é a melhor das tarefas na cozinha, existem folhas de alumínio à venda no mercado, elas impedem que a sujeira grude na superfície do aparelho, são descartáveis e fáceis de manusear.

Experimente temperar cortes de frango com tempero completo e depois passe-os pela manteiga derretida e queijo parmesão ralado, leve ao forno para dourar.

Pique algumas cebolas no liqüidificador, coloque-as em um vidro e cubra com óleo, mantenha no refrigerador e use em seus refogados.

Se você acha que as alcaparras em conserva são muito salgadas, lave-as em uma peneirinha, antes de usar.

Faça uma salada de batata muito mais saborosa: Cozinhe as batatas com casca, deixe esfriar, descasque e corte em cubos. Com este processo você terá uma batata com mais sabor e textura.

Ao cozinhar a beterraba, você vai obter um sabor mais doce e manter a cor mais bonita se deixar um talo com 10cm junto ao legume, este procedimento represa estes elementos evitando que se percam na água.

Experimente substituir o açúcar no chá, por uma bala de menta ou de limão, mexa para que ela dissolva aos poucos.

Para fazer balas de côco rapidamente, basta colocar em uma tigela 500g de açúcar de confeiteiro e ir acrescentando leite de côco, aos poucos, sempre amassando com as pontas dos dedos até formar uma massa de modelar. Faça rolinhos, girando sobre a mesa e depois corte as balas, deixe secando algumas horas e estão prontas para consumir ou guardar. Para as festas infantis, enrole com papel franjado colorido.

Para dourar carnes no microondas, besunte-as com uma mistura de margarina cremosa, mostarda e molho de soja. O resultado também será bom acrescentando ketchup ou extrato de tomate na preparação.

Para sua segurança, mantenha o piso da cozinha sempre seco e não deixe panos ou tapetes em locais de circulação.

Quando você não tiver leite em casa, use o leite em pó, previamente dissolvido, em suas receitas.

Faça a sua pizza com o molho de tomate enlatado, a dica é que não precisa aquecer antes de espalhar na massa.

Para você que gosta de cozinhar, sempre é bom manter alguns tabletes de margarina fora da geladeira, assim quando uma receita pedir a gordura em temperatura ambiente você já está preparado. A margarina, normalmente dura até alguns dias fora da geladeira, faça o teste.

Ao escolher um peixe fresco, fique atendo para a textura da carne, deve ser firme, os olhos brilhantes e o cheiro nunca pode ser de amoníaco.

Para saber se o melão espanhol está maduro, aperte suavemente com os dedos na ponta da fruta, se ela ceder o melão está no ponto para consumo.

Nunca coloque um alimento aberto na geladeira, use potes com tampa ou saco plásticos, só assim você terá produtos com boa aparência, por mais tempo, e sem o sabor alterado.

Para escolher os palmitos em conserva, olhe por baixo do vidro, examine o interior dos galhos, na maioria das vezes, a textura macia é visível.

Cuide bem do seu botijão de gás, procure mantê-lo em local ventilado.

Esta dica é especial: Misture uma lata de creme-de-leite com soro e um pacote de sopa de cebola, fica uma pasta deliciosa para ser utilizada em canapés e sanduíches.

Aproveite esta estação para consumir bastante água de côco, afinal é considerada um isotônico natural. Hoje a água de côco é encontrada com facilidade em embalagens especiais nos supermercados. A água de côco também pode substituir a água mineral em diversas receitas inclusive em drinks e coquetéis.

Depois de lavar a louça, o ideal é que você deixe-a no escorredor e se possível secando naturalmente, assim estaremos diminuindo os riscos de contaminação através dos panos de prato.

Para a salsicha do cachorro quente render muito mais, use-a picadinha e misturada ao molho de tomate.

Como comer o milho? Já existem garfinhos para fixar as extremidades da espiga em situações mais formais. É normal, entretanto, que se coma o milho com a mão. A grande solução é servir este alimento só para grupos de amigos íntimos.

Para a salsicha do cachorro quente render muito mais, use-a picadinha e misturada ao molho de tomate.

Economize tempo e gás cozinhando arroz em saquinhos, basta colocá-los em água fria temperada e deixe ferver até os grãos começarem a inchar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos, com a panela tampada, antes de servir. O arroz ficará soltinho.

Nunca entre na cozinha sem estar com os cabelos presos, use um lenço ou uma touca especial para esta finalidade.

Se você tem problemas com as formigas em sua cozinha, experimente colocar cravo moído por onde elas passam.

Faça muitos sacolés e picolés e congele. Experimente bater no liqüidificador frutas naturais com água, açúcar ou adoçante e uma colherinha de liga neutra que você encontra em casas especializadas em sorvetes, esta é uma forma deliciosa de hidratação do organismo.

E sempre bom lembrar que os picolés feitos com água não contém gordura, refrescam e tem menos calorias do que o sorvete, vale a pena cnferir.

Besunte a carne crua com azeite-de-oliva e guarde no refrigerador. Este procedimento vai conservar a carne fresca por mais tempo e torna-la mais macia.

Para uma carne mais suculenta, nunca tempere-a com sal antes de fritar, deixe para fazer isto depois de pronta.

Experimente fazer um churrasco com a carne sem sal, só depois de tirar da brasa salgue à gosto, fica muito mais suculenta.

Esta com pressa para dourar a carne? Seque-a bem com um guardanapo de papel e deixe a panela bem quente antes de colocar o óleo.

Depois de assar o rosbife deixe-o descansar por 15 minutos e só depois fatie. Vai ficar mais fácil de fatiar e também perderá menos suco.

Quer bifes mais dourados? Experimente colocar uma colherinha de extrato de tomate junto do óleo ou manteiga.

Batata cozida e amassada pode substituir os ovos nos bolinhos de carne.

Na hora de fazer o fogo para o churrasco experimente embeber um pãozinho em álcool, coloque carvão por cima e acenda o fogo.

Evite que as lingüiças arrebentem na hora de fritar, basta furá-las com um garfo ou palito.

Para as salsichas não arrebentarem durante o cozimento, deixe-as de molho em um pouco de leite, bastam poucos minutos.

Para evitar que o bacon enrole, coloque as fatias de molho em água gelada antes de fritar.

Quando fritar o peixe, coloque um galho de salsa na gordura. Ficará mais gostoso e cheiroso.

Para saber se o peixe está fresco mergulhe-o em uma bacia om água fria, se estiver estragado vai flutuar.

Ao fazer peixe no forno, coloque rodelas de cebola no fundo da assadeira. Assim ele não grudará na forma.

A casca do camarão sai facilmente se jogar água quente por cima, junto com uma casca de limão ou vinagre.

Para dourar uma carne assada, experimente pincelar com molho de soja, antes de levar ao forno.

Quando for guardar uma carne por mais tempo, retire os ossos, eles são os primeiros a alterar o sabor.

Na hora de fatiar ovos cozidos, passe a faca na água fria e assim eles não vão esfarelar.

Para descascar ovos cozidos, coloque-os na água fria, depois do cozimento, assim a casca vai sair facilmente.

Para reconhecer um ovo cozido, gire-o sobre a mesa. O cozido rola com facilidade.

Para guardar gemas de ovos na geladeira por alguns dias, basta cobri-las com um pouco de água fria.

Para bater claras em neve mais rapidamente, adicione uma pitada de sal, antes de bater.

Dificuldades em separar a clara da gema de ovo? Quebre o ovo em um funil a clara passa e a gema fica retida.

Para consertar uma maionese talhada, pingue gotas de água quente, ela volta ao ponto.

Pingue gotas de limão na água que fará o arroz, ele fica mais branco e soltinho.

Na hora de requentar o arroz, coloque um pouco de água no fundo da panela.

Se você esqueceu de colocar sal no arroz, basta misturar o sal em um pouco de água e juntar ao arroz, volte com a panela ao fogo para secar.

Se o arroz grudou no fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.

Para os frutos do mar o tempero verde pode ser salsa e cebolinha ou ainda o coentro que é mais tradicional para esta finalidade.

Se você não consome frituras, experimente fazer suas receitas de pasteis com as massas de forno que também são industrializadas.

Se usar o camarão cru, principalmente em molhos à base de tomate, tenha o cuidado de lavar muito bem em um escorredor para retirar toda a areia, ferva 1 litro de água e coloque o camarão, conte 1 minuto, ou até ele ficar rosa, escorra imediatamente. Lembre-se que o camarão não deve ferver por mais de 3 minutos, para que ele se mantenha tenro e não fique rígido. Este procedimento ajudará a eliminar a água do camarão, antes que ela passe para o molho e perca a textura desejada com o caldo.

Camarões congelados sempre devem ser descongelados previamente em temperatura ambiente, todo o tipo de descongelamento artificial poderá provocar o enrijecimento da carne.

O siri é encontrado facilmente congelado, em caixinhas, nos supermercados, se você for comprar na peixaria, peça o siri catado, ou encontrará casquinhas do siri na carne e são muito desagradáveis de serem encontradas no prato pronto.

Se quiser incrementar uma receita de pastel, junte um pouco de Catupiry em cima do recheio escolhido.


Nenhum comentário: