Photobucket

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Decorando com arabescos"


Inspirações com arabescos para repaginar seus armários de cozinha.
Eu achei fantástica a ideia e a inspiração do artista que fez, no meu conceito ficou lindo!


KitchensFeb05_Purple Cabinets With White Stenciling
stenciled cabinets, kitchen makeover, Arts and Crafts style


Imagens aqui
Mas ...

O que são os arabescos?

O termo surgiu na língua italiana, durante o século XVII, com o significado à moda árabe, para se referir a algo bem mais antigo aqueles intrincados desenhos com padronagens geométricas vistos tradicionalmente em tapetes persas e na arquitetura dos países muçulmanos. Suas formas são quase sempre abstratas, com raríssimas exceções figurativas (geralmente flores, frutas e plantas entrelaçadas). Isso porque apesar de ter se originado com os artesãos helênicos da Ásia Menor, em torno do século III a.C. esse estilo decorativo foi adaptado e consagrado pelos artistas árabes que o adotaram a partir do século XI d.C. O motivo dessa restrição é essencialmente religioso, obedecendo à lei islâmica que proíbe qualquer representação da figura do homem e de outros animais como idolatria, um pecado gravíssimo. Segundo o Alcorão, somente Alá tem o poder de dar forma aos seres vivos. Daí vem a condenação muçulmana da arte figurativa, afirma Aida Ramezá Hanania, professora de Cultura Árabe na USP e autora do livro A Caligrafia Árabe. Os arabescos não apenas tornaram-se uma das marcas registradas da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, entre os séculos VIII e XV, como tiveram, mais tarde, forte influência em estilos artísticos europeus como o barroco e o art nouveau.

A cúpula dourada da mesquita Masjid-e Sheikh Lotfollah, em Isfahan, no Irã: um show de arabescos

fonte aqui


Um pouco mais sobre Arabescos estudo feito por DANIELA VIANA, site que merece ser visitado com certeza os amantes da arte iram gostar assim como eu.

Tecnicamente…

ArabescosExistem dois tipos de arte arabesca. No primeiro modo, cada repetição de forma geométrica tem um simbolismo atribuído. Por exemplo, o quadrado, com seus quatro lados iguais, é símbolo dos elementos igualmente importantes de natureza: terra, ar, fogo e água. Sem qualquer um dos quatro, o mundo físico, representado por um círculo que envolve o quadrado, cairia sobre si e deixaria de existir. Esse estilo tem sua origem nas crenças islâmicas conforme explico mais abaixo.
ArabescoO segundo modo é baseado na natureza fluente de formas de plantas, folhagens e curvas. Este modo lembra a natureza feminina de dar vida. Surgiu basicamente na Europa, de um processo de distorção do formato original.
Alguns estudiosos acreditam que exista ainda um terceiro tipo: a caligrafia Arábica. Isso porque essa escrita, em sua essência e forma é uma expressão visível da arte mais elevada de todas: a arte da Palavra.
No Islamismo
Esse conjunto de formas, também conhecido como “moresque”, é usado geralmente  para decorar paredes de mesquitas. É, originalmente, uma aplicação elaborada e harmoniosa da repetição de formas geométricas e folhagens.
constituem um padrão infinito que se estende além do mundo material visível. Para muitos simboliza o infinito sem centro e, conseqüentemente, a natureza da criação do Deus Allah. Além disso a arte islâmica do arabesco inspirou  a iconografia da arte cristã. Aos Muçulmanos, o Arabesco é simbólico de sua fé unida e a forma que culturas Islâmicas tradicionais vêem o mundo.
O arabesco é antes de tudo misticismo, ciência e deve ser matematicamente preciso. Acredita-se que todas as formas de arabesco são criações divinas e que o homem pode ocasionalmente descobri-las, mas essas formas existiram sempre como parte da criação de Deus.

No Ocidente

A arte arabesca é basicamente uma série de formas repetidas que ocasionalmente são acompanhas de caligrafia.
Apesar da presença muçulmana na Espanha, o termo “arabesco” se introduziu no Oriente graças as relações comerciais entre Veneza e o Oriente Médio durante o Renascimento.
Os primeiros vestígios dessa arte na Europa datam de 1308 em quadros de Duccio, em Sienna, porém só se difundiu realmente no séc. XV através do trabalho dos Venezianos Cima da Conegliano (1460-1465), Vittore Carpaccio (1525-1526) e Palma Vecchio. A partir desse período encontramos arabescos em ilustrações aplicadas sobre encadernações, também sobre louça, bordados em toalhas e decorando objetos de metal.
Arabescos também foram utilizados na França em livros destinados ao Rei Louis XII (1510) e o primeiro livro inteiramente decorado com arabescos é do florentino Francesco Pellegrino (1530), sendo depois aplicados por editores de Lião e Paris.
Em seguida, na Alemanha e na Inglaterra, foram publicados livros de modelos de arabescos em parte copiados dos elementos italianos.
No séc XVIII uma confusão se instala por causa de formas grotescas, baseadas em formas humanas e de animais que não eram permitidas no original baseado no Islamismo, e isso desviou um pouco o uso da palavra arabesco, assim, em alguns livros, desenhos de alunos de Raphael são descritos como arabescos.
Nos sécs. XIX e XX, o nome arabesco passou a ser usado para determinar todo e qualquer jogo de linhas e é recomendado o uso da palavra “moresque” quando se fizer alusão à arte dos padrões de origem islâmica.

Algumas formas de arabescos::..


Arabesco




[arabescos8.jpg]


[arabescos4.jpg]

Imagens tiradas da internet que eu tenho arquivada...




Painel de arabescos  que você mesma pode fazer 


Painel-de-jornal-1

ArabescoOpção de desenho


Essas imagens são MODELO DESIGNS

Para você mesma fazer o seu é só clicar em  VILA DO ARTESÃO, minha  paixão de Site, aprendo muito quando consulto o que quero aprender e me inspirar.



Pensamento::..



Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!
Mário Quintana




Beijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé  e esperança!

5 comentários:

Adriana disse...

Adooooro arabescos; lindos, lindos!!

bjim tudo de bom pra vc, amiga Rô!!

mundodri

Lucinha disse...

Rô,

Esses móveis com desenhos de arabescos, são lindos demais. Esse azul é o mais lindo.
O texto é muito bom, assim aprendemos mais sobre as origens de tudo.
Obrigada pela visita no jardim. Sua presença me alegra.
Beijos

Anônimo disse...

Lindos!Obrigada,adorei o azul!

Alfa & Ômega disse...

Amo arabescos, Rô! se eu soubesse e se meu dinheiro desse, eu pintaria os meu. Aliás, assim que me aposentei, repaginei os armários da edícula. Ficaram bonitinhos e eu gostei. É bom ser diferente! Parabéns!. Tudo muito lindo!

Anônimo disse...

Lindos Rô!
Obrigada por disponibilizar os desenho e melhor, nos ensinar mais sobre eles, cultura nunca é demais, bjos