Photobucket

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Arroz a piamontese e maminha ao forno


Olá amigas desse meu bloguito tão abandonado.
Saí de férias e voltei e com mil ideias na cabeça e uma delas é retornar ao meu espaço que há anos eu tenho. Ando meu enjoada do face e não aguento mais tanta porcaria política. claro não vou abandonar o face mas que dá uma vontadinha isso dá.
Enfim...hoje estava assistindo malhação e ouvi uma das meninas falar em Arroz piamontese e me deu uma vontade de fazer que será pro jantar de amanhã com certeza. Jantar e não almoço pois tenho oficina na UNICAMP.
Bora lá pra receitinha que encontrei e que pelo jeitinho vai ficar pra lá de bom..




 Arroz piamontese

Ingredientes para o arroz:
-3 xícaras de arroz parboilizado;
-3 e ½ xícaras de caldo de frango;
-1 lata de cogumelos em conserva;
-2 copos de vinho branco seco;
-1 cebola média;-2 dentes de alho;
-200g de manteiga; use manteiga mesmo!!
-100g de queijo parmesão; vale a pena investir em uma boa marca
-200g de mussarela;
- 1 e ½ xícara de creme de leite fresco ou 1 caixinha de 200g; e
-sal e pimenta branca a gosto;

Pulo do gato?

Não tem, mas minha dica é deixar tudo preparado antes de iniciar. Lave o arroz (não muito) e deixe escorrer até secar. Enquanto isso, fatie os cogumelos, pique bem a cebola, esprema o alho, dissolva os 2 tabletes de caldo de frango (preferencialmente os sem gordura!) em 2 litros de água, rale os queijos e deixe à mão os demais ingredientes. Quando dá tempo, eu escorro o caldo em um pano limpo, sem uso, para retirar os resíduos dos temperinhos que vem nos caldos de frango. Use manteiga de qualidade e um bom queijo parmesão, pois faz sim diferença. Tudo pronto?

Vamos lá:

Doure a cebola e o alho em metade da manteiga. Junte o arroz cru, já sequinho, refogue bem e acrescente o vinho branco. Deixe secar esse líquido completamente e só então acrescente o caldo de frango. Tampe a panela, baixe o fogo, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar normalmente. Após 8-10 minutos, aproximadamente, observe se o arroz está úmido, ainda sem secar completamente. O ideal é que o arroz fique “al dente” e úmido, para que possa dar “liga”. Nesse ponto, junte os cogumelos fatiados, acrescente o restante da manteiga, o creme de leite e os queijos, tomando o cuidado de incorporar os ingredientes aos poucos. Corrija o sal e, se for necessário, acrescente leite até que o arroz fique com a consistência que você desejar. Retire do forno e sirva em seguida.

Encontrei essa receitinha aqui e tem uma de Picanha de forno que me pareceu boa também!

E essa abaixo também achei demais vale a pena ter no caderninho e o site é pra lá de bom mesmo dá uma olhadinha quando puder é só clicar na imagem...

naminhapanela.com

Arroz à piamontese fácil

arroz à piamontese fácil

"Para essa receita usei 2 xícaras e meia de arroz (medindo ele crú ainda) e refoguei com bastante alho poró e um fio de azeite e não coloquei sal, pq deixei para salgar na hora da mistura. arroz pronto? reserve!
numa panela maior do que a você fez o arroz você vai refogar 1 cebola grande cortada em cubinhos com 1 colher de manteiga bem cheia, quando a cebola já estiver transparente você vai colocar o arroz e mistura-lo bem ao refogado. agora você vai adicionar leite até que cubra o arroz e vai deixar levantar um pouco de fervura. abaixe o fogo e adicione uma boa pitada de noz moscada150 a 200g de queijo mussarela ralado e eu ainda completo com 50g de queijo parmesão também ralado. misture bem para o queijo ir derretendo mas sem grudar no fundo da panela e então adicione 1 caixa de creme de leite (200ml), veja se está bom de sal e vá misturando bem até que ele engrosse e fique bem cremoso… ele precisa ser servido imediatamente após ficar pronto, ainda super quente para manter a textura cremosa.
mas se demorar muito pra servir ou se sobrou e você guardou na geladeira para o dia seguinte, não se preocupe por ele estar ressecado, basta você adicionar um tantinho de leite  para ele voltar a ficar cremosinho…
isso é o que eu chamo de confort food, hummm….
PS: obrigada montanheiro que gentilmente fotografou esse prato para o naminhapanela!!!"

Essa receitinha é das minhas (ou seja das que eu mais adoro com alho poró e bem fácil de fazer) e eu encontrei aqui que por sinal baita site culinário diga-se de passagem... é só clicar AQUI

É claro que tem que ter uma carninha para completar essa gostosura então no mesmo site acima encontrei essa de dar água na boca...

Maminha no forno

maminha no forno


"Para essa receita usei 800g de maminha já limpa. e comecei, fazendo uma mistura de 1 colher de chá de mostarda amarela, 1 dente de alho picado, suco de 1 limão pequeno, 1 colher de café de sal e uma pitada de pimenta do reino. faça pequenos furos na carne e espalhe esse creme por toda a carne e deixe descansando por uns 20 min. para pegar bem o sabor. depois desse tempo, corte 50g de manteiga em pedaços, disponha por cima da carne, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 min em temperatura média. na metade desse tempo, dê uma regada com a manteiga derretida para a carne ficar bem suculenta. depois desse tempo, retire o papel e deixe por aproximadamente mais 25 min, ou até que ela fique bem douradinha (sempre regando para ela ficar bem apetitosa). na hora de servir, corte em fatias finas e regue com o molho que ficou na assadeira.
fica tão gostosinha com os sabores tão deliciosos e delicados… e super macia, hein!!! e eu fiquei toda orgulhosa de mim!"



Beijos!



Beijos meus cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!




3 comentários:

Delícias da Vó Deo disse...

Fico feliz que esteja de volta e com mil idéias para compartilhar com a gente!!! Beijos e uma linda semana pra você! =)

Sandra lima disse...

Nossa, amei. Desde já ganhou uma seguidora rsrs, obrigado por compartilhar conosco essas dicas maravilhosas.

Luana Souza disse...

Adorei as dicas, vou acompanhar o site.