...um pouquinho mais de ideias para decoração de Natal 2012!
...reparem na gamela sob a mesa ...
é só seguir passo a passo aqui
Pense nisso...
As cozinhas antigas, tão gostosas, tão aconchegantes, tão saudosas. O gato esquentando fogo. Lugar de encontro da família. A mãe coando com o maior carinho do mundo, o café quentinho, cheiroso, gostoso, harmonioso. Respirava-se carinho, harmonia, alegria e união. Saudades.
"Seria tão bom, como já foi...", diz a Adélia Prado. A alma mineira vive de saudade. Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas.
Nas casas de Minas a cozinha ficava no fim da casa. Ficava no fim não por ser menos importante, mas para ser protegida da presença de intrusos. Cozinha era intimidade. E também para ficar mais próxima do outro lugar de sonhos, a horta-jardim. Pois os jardins ficavam atrás. Lá estavam os manacás, o jasmim do imperador, as jabuticabeiras, laranjeiras e hortaliças. Era fácil sair da cozinha para colher xuxús, quiabo, abobrinhas, salsa, cebolinha, tomatinhos vermelhos, hortelã e, nas noites frias, folhas de laranjeira para fazer chá".
Rubem alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dica pra vovó!