Photobucket

terça-feira, 19 de julho de 2011

Minha panela de pressão explodiu...


Pela primeira vez nesses 36 anos de casada, minha panela de pressão explodiu. Literalmente foi pelos ares. Estava eu na pia lavando umas loucinhas quando de repente uma explosão no fogão. Levei o maior susto. Graças a Deus meu fogão fica do lado de fora da cozinha se não o estrago seria bem maior. A tampa não chegou a ir pelos ares, eu desliguei o fogo antes e me escondi até todo aquele vapor sair. Dentro da panela eu tinha colocado a carne para cozinhar. Quando voltei ao fogão  era uma meleca só. Água até o teto que pingava sem parar o óleo que eu havia dourado a carne. Santa mãe de Deus que sujeira. Mas entre a sujeira e o estrago, que poderia ter sido bem maior, fico com a sujeira. Ao começar a limpar, percebi que a válvula é que tinha escapado da tampa por isso a explosão. Confesso fiquei com muito medo e de agora em diante tomarei bem mais cuidado com minhas panelas de pressão. É primordial verificarmos todas as peças da panela e dar manutenção, não que eu não faça isso, sim eu faço, mesmo assim deu no que deu.
Agora estou procurando uma nova panela, mas quero uma que me de muita segurança pois com panela de pressão não se brinca.

Curiosidade da vovó Ro::..


Como funciona a panela de pressão?

Nas panelas abertas a água ferve a temperatura próxima de 100°C, dependendo da altitude. Lembrando que a pressão atmosférica ao nível do mar é 1atm e que submetida a essa pressão a água ferve a 100°C. A panela de pressão, inventada pelo Físico Francês Denis Papin, cozinha mais rapidamente os alimentos porque a temperatura da água no seu interior ultrapassa os 100°C, atingindo temperaturas próximas de 120°C.

Abaixo uma ilustração do ilustrador Tainan Rocha:
A panela é fechada de maneira que o vapor d’água que se forma no seu interior, não se dissipa facilmente para o ambiente. Desta maneira, a pressão interna da panela aumenta, podendo chegar a 2atm. Nesta pressão a água ferve a uma temperatura aproximadamente igual a 120°C. Como a água atinge uma temperatura maior, os alimentos são cozidos com maior rapidez.


Por segurança, estas panelas de pressão possuem uma válvula para controle de pressão, e uma válvula de segurança. A válvula para controle de pressão permite a saída do vapor d’água quando a pressão deste vapor atinge um limite. Caso a pressão interna ultrapassa o valor suportado pela panela, a válvula de segurança se rompe.


É isso aí galera, sabendo disso tudo, podemos concluir que, quando a panela de pressão “pega pressão” não adianta deixá-la em fogo alto porque a temperatura da água não vai aumentar, e desta maneira só estaríamos aumentando o consumo de gás. O ideal é abaixar o fogo no momento em que a água começa a ferver, diminuindo o consumo de gás e obtendo o mesmo resultado.


Ilustração da panela de pressão:


fonte da informação aqui

Modelos de panela de pressão::..



Foi essa que explodiu, soltou essa válvula vermelha da tampa, essa nunca mais


É boa mas não me inspira confiança. Eu tenho mas com o tempo o cabo vai ficando mole e escapa o vapor pelas bordas. Tá sempre na manutenção.



Essa da Rochedo me parece muito segura, mas preciso ver nas mãos para sentir se é mesmo.

Todas as carcterísticas dessa maravilha você encontra aqui
Essa seria meu sonho de consumo, mas...a bichinha custa muitoooooo caro, varia de mil a mil e cem reais, confira aqui.

Fiquei com uma duvida cruel e não sei qual comprar, mas tenho que comprar.
Valeu a lição, nunca mais deuxo minha panela de pressão em fogo alto e a manutenção será feita com a mais carinho.


Ramalhete EspiritualBeijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!



6 comentários:

Rosana Remor disse...

Rô do céu,que perigo!!Uma vez explodiu uma na casa de minha irmã...foi horrível,por sorte,,ninguém se machucou...Sabe,minha sogra tem esta panela da rochedo e ela gosta muito.Boa sorte com sua próxima panela!!Bjs!!

Anônimo disse...

Eu não uso de forma alguma...tenho pavor cozinho carne e feijão na panela normal gasto gaz mas não uso VALEI-ME!!!



@NanaP_inho
http://meninacajuina.blogspot.com/
MoondbjOs...

Nívea Araújo disse...

Ai ai que medo...ainda bem que não aconteceu nada contigo.
Obrigada pela dica.
Um grande abraço

Lucinha disse...

RÔ,

Sempre tive muito medo de panela de pressão, mas graças a Deus, nunca aconteceu comigo. Mas lembro-me que no prédio que eu morava, aconteceu no andar de baixo.
Foi um estrondo horrível, e o estrago no apartamento também. Sorte que minha vizinha saiu ilesa.
Valeu por essa explicação. Precisamos ter mais cuidado com essas panelas.
Fico feliz em saber que não teve estrago maior.
Beijos

Maria Luiza disse...

Jesus!!! Que bom que não aconteceu nadinha com você e achei excelente as explicações daquele artigo. isso é ser amiga e por falar em amiga aqui vai:Feliz Dia Do Amigo, com meu abraço carregadinho de carinho. Bjbj!

Bicha Fêmea disse...

Esse post me fez lembrar que preciso trocar minha panela de pressão... e estou sempre postergando. Preciso resolver minha pendência já!

:*
Lidi