Photobucket

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O que é Tarte???

Eu não sabia o quer dizer TARTE. Então vamos ao Google;::..

tarte
nome feminino
1. CULINÁRIA caixa de massa quebrada, areada ou folhada que vai ao forno e é guarnecida com frutas, compota ou creme
2. CULINÁRIA o mesmo tipo de preparação, mas com um recheio salgado

Quando não sei gosto de saber a origem, as propriedades e ahistória dos alimentos que vou preparar. Sejam eles doces ou salgados. foi o caso dao Tarte.
Tenho recebido por e-mail várias receitinhas de Tarte. Agora que já sei quero compartilhar com todos(as).
Aproveitem para visitar também
esse Site é maravilhoso, aliás Homem na cozinha é espetacular. Eles realmente sabem cozinhar.
Então vamos a::..


Receitinha



Tarte Tatin

Ingredientes
10 maçãs Gala pequenas (para uma forma de 24 cm e 5 cm de profundidade)
125 g de açúcar refinado
125 g de manteiga sem sal
1 fava de baunilha
1 limão Tahiti
1 disco de massa folhada (um pouco maior que o diâmetro da forma)

Modo de preparo
1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio no sentido da altura e retire as sementes. Reserve-as em água com um pouco de suco de limão para evitar oxidação.
2. Coloque a manteiga em uma forma ou frigideira funda que possa ir ao forno.
3. Derreta a manteiga em fogo médio e polvilhe todo o açúcar sobre ela.
4. Abra a fava de baunilha, retire o conteúdo com a ponta da faca e adicione-o à mistura de açúcar e manteiga. Coloque a fava de baunilha aberta no fundo da forma.
5. Arranje todas as maçãs sobre essa mistura. Lembre-se que a parte de baixo será a superfície da torta no momento da apresentação.

6. Cozinhe as maçãs, em fogo médio, sacudindo a frigideira de vez em quando por aproximadamente 30 minutos, ou até obter um caramelo cremoso e dourado.

7. Desligue o fogo, e deixe descansar por 10 minutos.
8. Cubra as maçãs com o disco de massa folhada, colocando a massa nas laterais entre as maçãs e a parede interna da forma, fazendo uma "lateral".
9. Leve ao forno (200 C) por aproximadamente 10 minutos ou até que a massa folhada esteja dourada.

10. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos.
11. Coloque um prato na superfície da forma e inverta a torta rapidamente.

Bon Appétit!!!


A história do Tarte



Essa fabulosa torta de maçãs caramelizadas foi desenvolvida pela primeira vez por Stéphanie Tatin no Hotel Tatin no Vale do Loire, França, há mais de 100 anos.
Ainda hoje a Tarte Tatin é uma sobremesa muito apreciada e servida na grande maioria dos restaurantes e confeitarias do mundo todo, e por trás dessa receita existe uma lenda engraçada sobre erros e acertos.
Após a morte de Jean Tatin, a direção do Hotel Tatin passou para a mão de suas duas filhas - Caroline e Stéphanie. Enquanto Caroline era uma excelente administradora, Stéphanie era uma ótima cozinheira, admirada por suas criações mas também conhecida pelos seus erros. E, é a partir de um erro que a Tarte Tatin foi criada.
Em um dia de muita correria na cozinha, Stéphanie cozinhou as maçãs na manteiga e açúcar e ao invés de colocá-las sobre a massa, como era de hábito, colocou a massa sobre as maçãs. Quando Stéphanie se deu conta de seu erro já era demasiado tarde e a torta já estava no forno. Para servir a torta, a cozinheira foi obrigada a invertê-la sobre um prato de serviço para dar o aspecto da torta que estava acostumada a fazer.
O resultado final deixou seus clientes admirados, e assim, a partir de um erro foi criada umas das tortas mais famosas do mundo.

Lendas à parte, a autêntica Tarte Tatin é uma torta muito especial, pois sua preparação inicia-se com a caramelização das maçãs em uma mistura aromática de açúcar, manteiga e baunilha. Após esse processo, as maçãs já caramelizadas são recobertas com massa folhada e a torta é levada ao forno. Assim que a massa estiver dourada, a torta é invertida sobre um prato e pode ser servida. Apesar de encontramos muitas variações da Tarte Tatin, a única maneira correta de conseguirmos um sabor acentuado de maçãs caramelizadas é cozinhar juntamente as maçãs com os outros ingredientes, evitando qualquer atalho, como, por exemplo, adicionar as maçãs a um caramelo previamente preparado.
Ao cozinharmos as maçãs na mistura de açúcar e manteiga, as maçãs liberam seu suco, aromatizando a mistura, retardando o processo de caramelização e fornecendo assim um caramelo mais cremoso e maçãs cozidas na textura correta. Em adição, a pectina das maçãs também é responsável pela textura cremosa do caramelo.
Tortas semelhantes podem ser preparadas com outras frutas, como pêras, pêssegos frescos e até mangas, porém não podemos nomear essas variações de Tarte Tatin, mas sim de tortas preparadas ao estilo da Tarte Tatin.
A Tarte Tatin pode ser servida morna acompanhada de Chantilly ou sorvete de creme.

Fonte de informação aqui
E aqui também


Bom e maravilhoso fim de semana!
Rosane!

Nenhum comentário: