Procurando inspirações para minha cozinha nova. Mas os pedreiros estão me deixando maluquinha. Um dia vem pela manhã, no outro à tarde e no outro nem vem. Pode um negócio desses???
Mas tudo bem, tem que ter paciência. Enquanto isso espero o resultado da CAIXA com o crédito do CONSTRUCARD. É tanta papelada que desanima qualquer um. Mas como o caminho é esse vamos aguardar.
Enquanto isso eu vou sonhando e me insprirando...
Adorei a aparência dessa cozinha. A luz entrando por todos os lados, as bancadas...enfim dá até pra pensar em fazer mais ou menos igual.
Fonte aqui
Essa cozinha é exatamente como eu gostaria que a minha ficasse. Tijolos de demolição e a janela com a pia. Perfeito!
imagem aqui
Esse será o modelo do meu fogão a lenha. Será que meu pedreiro vai saber fazer???
Não sei não!!!
imagem aqui
Mais modelitos de fogões a lenha::..
Esse bem vermelhinho igual ao das minha vovós
Esse é bem original. Um verdadeiro fogão de roça, grande e bem parudo.
Como tudo o que faço pesquiso, achei na internet como fazer um fogão a lenha. Que já imprimi e vou guardar para dar ao meu pedreiro na hora certa.
Se você se interessar é só copiar::..
O nome primitivo do fogão a lenha utilizado pelos índios da era Tucuruba.Na escravatura , enormes , eles cozinhavam tachos e tachos na senzala.
Tucuruba, Binga não sabe , mas esse era o nome do primitivo fogão de lenha usado pelos índios , principalmente os timbiras e tupi-guaranis. O fogo feito no chão era protegido por pedras. Sobre elas se assentavam as vasilhas de barro. Ao longo da história o fogão foi sendo modificado e passou a ocupar espaço nas cozinhas das casa do ciclo bandeirantista .Enormes, cozinhavam tachos e tachos de comida nas senzala. Menores , serviam para assados , pudins e compotas das casas das sinhás . Uma pesquisa revelou que na zona rural de Minas Gerais 96,9% das cassa usam fogão de lenha . Foi a partir desse dado que a Emater-MG decidiu criar um novo projeto de fogão que não esfumaçasse a cozinha, economizasse lenha e cozinhasse as refeições com mais rapidez. Foi um sucesso. Seguindo o esquema do fogão v aprimorado pela Emater não há perigo de errar.
Veja abaixo o material necessário:
- 500 tijolos
- 1 saco de cimento ( 50 kg)
- 118 litros de cal em pó
- 200 litros de areia média
- 85 litros de brita zero
- 320 litros de terra argilosa
- 1 forno de chapa (50×35x35cm)
- 1 chapa de ferro fundido ( 3 furos, reduções e tampas)
- 6,16 kg de chapa de ferro 16 dobrada
- 1,50 kg de ferro-cantoneira 1 ¼ (1m)
- 450 g de cano galvanizado 3/8
- 15 cm de caibro (4×8)
- 4 m de ripa (1×4)
- 200 g de prego
- 10 kg de ferro 3/16 (para concreto)
- 15 cm de arame farpado
1º Passo:
As lajes de concreto, com espessura de 4 cm, devem ser feitas com 8 dias de antecedência. As lajes A e B são com os ferros para concreto , e as C e D com arame farpado. O vazio da laje D será do mesmo tamanho da chapa de ferro. Deixe dentes nas bordas, para a chapa não ficar ressaltada, e folga de 0,5 cm em volta da chapa, para dilatação . Pregue nos cantos pedaços de ripa para que o esquadro não fuja. Prepare o local da construção
2º Passo:
Assente os tijolos até a sétima fiada. No respaldo da sétima fiada espalhe argamassa e assente as lajes A e B, com as faces na posição que foram moldadas. Observe o vazio onde ficará a grelha .
3º Passo :
Disponha os tijolos em cima das lajes . Os tijolos da grelha , em espelho , ficam separados 1,5 cm um do outro. E também nessa fase que se pode assentar a serpentina pra aquecimento de água .
4º Passo:
Chumbe ferros-cantoneira na parede do fundo da caixa do forno, que colocada como uma gaveta , correndo nas cantoneiras. Deixe 7 cm por baixo do forno. Fornalha: deixe 33 cm para a largura da fornalha, assentado os tijolos das laterais a 16,5 cm de cada lado do eixo longitudinal. Os tijolos são assentados em espelho , formando paredes duplas ( com vazio de 2,5 cm) nas laterais . Para melhorar a armação , assentar tijolos cortados em sentido transversal .Faça revestimento interno para a combustão . Faça inclinação nas laterais internas , estreitando o fundo da fornalha para a largura da grelha.Para a argamassa use 18 litros de terra argilosa e 1,8 litros de cal em pó .
5º Passo:
Para a chaminé assente os tijolos em espelho , com abertura interna de 15×15 cm . Encha com terra , compactando , até 10 cm abaixo da conexão metálica. Dê acabamento cimentando sobre a terra , e deixe furo para a água de chuva .Conecte a chaminé com a caixa do forno , arrematando na peça metálica com a mesma argamassa do item anterior. Continue a construção por mais 2,8m , e faça um chapéu de proteção contra a chuva.
6º Passo:
Os gases quentes são mais leves que o ar externo e, ao subir pela chaminé , causam uma depressão no interior do fogão , que suga novo ar pelo cinzeiro , em continua entrada de ar.
fonte aqui
Linda tarde de inverno para você!
Por aqui tá a temperatura está bem agradável.
Beijos e beijos!
Que lindo ficaria assim com o fogão a lenha....ficaria um sonho hem???....pedreiros são assim mesmo...cheios de meia hora e não adianta esquetar....vai sai e vai ficar lindooo...
ResponderExcluirBeijinhos
Deusa
vasinhos coloridos
Boa tarde ! venho aqui deixar minha dica,em Belo horizonte existe a ecofogão , lá tem fogões ecológicos de alta eficiência pois tenho um,e são baratos apartir de 423 reais sem forno com fono 1.190 entre no site da Ecofogão vc vai amar !
ResponderExcluir