fonte aqui
E por falar em pérola...
A foto ao lado é do meu casamento. Se você reparar em minha mão direita tenho um terço de pérolas. Não quis entrar na igreja com um bouquet. No meu sonho de noiva não havia espaço em minhas mãos para outra coisa a não ser meu terço.
Guardo com carinho esse terço para minha filha, quando um dia ela o usará e depois já está combinado que será passado para sua filha. Se ela não a tiver então será para uma netinha e assim por diante.
Mas gostaria que esse terço ficasse na família.
Sei que é apenas um objeto da minha admiração por Maria mãe do meu Senhor. É um Sinal da minha fé Cristã-Católica.
Mas com o tempo as pérolas estão ficando meio desgastadas. Resolvi fazer uma pesquisa sobre pérolas e como restaurar.
Pesquisando na Internet achei o Site PEDRA MÍSTICA , que muito me ensinou sobre pérolas.
Conheça você também. Tem dicas de montagem (com passo a passo de montagem), acessórios para compras, artigos maravilhosos.
O Site Pedra Mística é completo.
Para as pessoas que tem habilidades com as pedrinhas encantadoras e confeccionan jóias ou até mesmo biju finas vão adorar conhecer e aprender com eles.
Matéria: Como conservar jóias de Pérolas
Publicado em: 21/8/2009
Fonte: Curso de Gemologia Básica ministrado por He Ok Chang
As Pérolas são produzidas por moluscos (ostras) marinhos ou de água doce e podem ser classificadas como naturais ou cultivadas. As Pérolas naturais se formam quando um corpo estranho (um grão de areia, um ovo de peixe, ou fragmento de concha) entra numa ostra causando-lhe tamanha irritação que a faz produzir uma substância chamada nácar para cobrir o corpo estranho isolando-o. Este processo ocorre naturalmente sem a intervenção humana.
As Pérolas cultivadas são produzidas pelos moluscos da mesma forma que as naturais, porém com uma diferença: o corpo estranho é inserido na ostra pelo homem denominando-se este processo de cultivo.
Como todas as Pérolas, independente de serem cultivadas ou naturais, são de origem orgânica, parte de sua composição (cálcio, proteína e água) pode sofrer ressecamento, rachaduras e arranhões se alguns cuidados básicos não forem adotados para preservar seu brilho e tempo de vida.
- Evitar limpá-las com escova de dente, detergentes, sabão, sabonete, solução para limpeza de jóias, bicarbonato de sódio, etc.
- Evitar que entrem em contato com cosméticos, poeira, suor e produtos químicos.
- Evitar tomar banho com as pérolas, pois o cloro e sabão irão danificá-las.
- Não deixá-las em ambiente seco ou quente demais para que não fiquem ressecadas.
- Pérolas intercaladas com fio de ouro (exceto as do tipo Mabe e meia Pérola) podem ser periodicamente mergulhadas em água morna e sabão neutro. Limpá-las com pincel macio para eliminar gorduras e enxaguar bem.
- Como possuem dureza baixa, devem ser guardadas individualmente para que outras jóias não lhe causem arranhões na superfície.
- Pessoas que transpiram muito podem usar as pérolas sobre a roupa para evitar seu contato com o suor.
- Sempre após utilizar uma jóia com pérolas é conveniente limpá-la com o uso de uma flanela ou toalha macia umedecida com água antes de guardá-la.
- Para jóias que utilizam fios de linha, periodicamente reenfie as contas numa nova linha para preservar o interior da perfuração.
Beijos de bom dia para você!
Rosane!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua dica pra vovó!