domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Replantando minhas suculentas"como fazer???"


 Já coloquei aqui imagem das minhas suculentas, olhe alguma s aí acima.
Só que agora elas estão bem grandinhas e seus vasinhos jã estão bem pequeninos. Frui ontem a uma loja de artigos para jardinagens e comprei vasos maiores, adubo certo, terra adequada...outras coisinhas.
 E para não errar no replante das minhas queridinhas, que estão encantadoras, como sempre recorri aos ensinamentos de pessoas entendidas noa assunto. E no caminho das minhas pesquisas encontrei o site PLANTA SONYA. Quando você entra para pequesisar já é bom demais. Ouve-se uma música linda e relaxante. Você vai percorrendo os as categorias de assuntos na barra lateral e ao mesmo tempo relaxa, viaja ouvindo o som que só a mãe natureza pode nos oferecer. O som das águas, das folhas ao sabor suave do vento. Consegui sentir a brisa leve e refrescante de uma mata verde e preciosa. Ao som de pássaros que parecem virem te reverenciar, para que você possa entrar em contato com Deus e a sua palheta de cores e imagens feitas só para você e que Ele poderia fazer. É bom muito bom, fora a delicadeza com Sonya elabora suas matérias, bom, bom por demais. Se tiver um tempinho visite, relaxe e aprenda.

Para eu aprender e compartilhar::..

cactos e suculentas

Suculentas – Espécies

Suculenta é qualquer planta capaz de armazenar água, seja nos troncos, raízes ou folhas – característica que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões da África e da América, onde surgiram. Portanto, cactos e agaves também são suculentas, mas geralmente chamamos assim apenas essas plantinhas de folhas gordinhas, que, de tão charmosas, são capazes de transformar qualquer canteiro num universo de formas e texturas, e também dão um charme extra a qualquer lugar mesmo sozinhas num vasinho.
Existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos. No Brasil, há mais de 100 espécies, e na Jardinaria temos aproximadamente 20 tipos de suculentas diferentes.

Dicas:
- Você pode reunir em um único vaso mais de uma espécie. Para isso, agrupe plantas que tenham os mesmos gostos de água e sol e preste atenção para não deixar que as suculentas maiores façam sombra nas menores. Se for preciso, vire o vaso de tempos em tempos, para proporcionar o crescimento por igual.
- Chamam-se echeverias (imagens 02 e 03) as suculentas cujas folhas fazem uma grande flor, semelhante a uma mandala. De coloração esverdeada ou azulada, suculentas dessa espécie se dão muito bem em vasos, mas, quando for regá-las, evite derramar água nas folhas.
- Uma planta que faz muito sucesso no Brasil, a Graptopetalum paraguayensis (imagem 05) é originária do México e vai bem à meia sombra, mas a aparência compacta que tem na foto só aparece se a planta for cultivada a pleno sol.
- Uma das Huernias mais comuns em cultivo, a Keniensis (imagem 07) também é uma das mais fáceis de manter. Aceita sol pleno ou meia sombra e dá flores (que parecem sinos) praticamente o ano todo, mas principalmente no verão.
- A Kalanchoe (imagem 09) é considerada a flor da fortuna e da felicidade, por isso é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores possuem uma enorme variedade de cores e podem ser simples ou dobradas, porém, as espécies com flores dobradas são chamadas de Calandivas. Esta planta deve ser cultivada a pleno sol, mas é bem tolerante ao frio.
- Algumas espécies, como a popular flor-de-maio (imagem 11), fica linda em vasos presos no teto. Suas flores grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas ou vermelhas e atraem beija-flores.

flocor

Para o cultivo em vaso um bom substrato é essencial podendo ser composto da seguinte maneira: 50% de areia – não de praia, 50% de terra vegetal. Pode ser acrescentado o húmus de minhoca na proporção de um terço do volume de terra vegetal. Os espécimes jovens não devem ser expostos diretamente ao sol o dia inteiro, precisando apenas de luminosidade intensa. A rega não deve ser excessiva, pois pode apodrecer o cacto.
Em vasos
Os cactos necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de umidade. Isso é o básico para quem deseja cultivar cactos. A exceção fica por conta dos minicactos (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasinhos) que, em geral, têm menos de três anos. Como ainda são bem jovens, os minicactos apresentam menor resistência à exposição direta dos raios solares. Neste caso, é melhor colocá-los em áreas claras e arejadas, mas longe da luz solar direta.
Água
Este é talvez o fator mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros fatores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exata para as regas. Mas, dá para chegar numa média, de acordo com os períodos do ano. No verão, as espécies com mais de três anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; já os minicactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber água a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada. Deixe que a água seja absorvida antes de colocar mais água.
Terra e fertilizante
A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras. Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por mês, substituir a água da rega por um fertilizante líquido básico para plantas verdes diluído na proporção indicada pelo fabricante.
Replantio
Uma questão que sempre se levanta é o replantio dos cactos: geralmente, o cacto deve ser replantado quando o vaso estiver pequeno demais para a planta, lembrando que a mistura de terra do novo vaso deve conter terra vegetal e areia (dessas usadas em construção), para garantir a boa drenagem. Além disso, para retirar o cacto do antigo vaso é preciso muito cuidado, pois os espinhos podem machucar. Uma boa dica é usar folhas de jornal dobradas várias vezes, em forma de tira, para envolver o cacto e desprender suas raízes com a outra mão (basta torcer levemente o vaso), sem forçar muito, para não quebrar a planta. Depois de solto, é só encaixar o cacto no novo recipiente. Com uma ferramenta de jardinagem pequena, pressione a terra do vaso, para firmar bem a planta.
Em jardins
O plantio de cactos em jardins pede outros cuidados. O principal deles é escolher o local adequado para evitar acúmulo de umidade. Não se deve escolher um local baixo ou em desnível, para evitar que a água das chuvas forme poças ou fique parada. Como já foi dito, a água em excesso causa o apodrecimento dos cactos e pode até matá-los. O ideal é escolher um local mais alto ou até fazer um morrinho, amontoando terra e apoiando com pedras. O aspecto visual fica bem interessante.
Prepare as covas: para espécies que chegam a mais de dois metros de altura, faça covas com cerca de 40 centímetros de profundidade; para espécies menores (as mais comuns) faça covas rasas, com cerca de 15 centímetros. Coloque no fundo das covas, uma camada de pedrinhas (tipo brita) e, por cima, coloque a mistura de terra (pode-se usar a terra retirada do buraco, misturada à areia de construção e terra vegetal, tudo em partes iguais).
Plante os cactos usando a dica de segurá-los com a faixa de jornal. Em volta dele, por cima da terra, espalhe outra camada de pedrinhas, para auxiliar na drenagem. Para fertilizar cactos de jardim, siga a mesma periodicidade indicada para os cactos de vasos.
É importante lembrar que para conseguir um bonito efeito com cactos em jardins é necessário saber escolher bem as espécies, que devem ter a resistência necessária à exposição direta aos raios solares, à chuva e ao vento constante. Uma boa idéia é consultar um produtor ou especialista na hora da compra, para ter certeza de escolher os tipos de cactos adequados ao seu jardim.
Cuidados c/ suculentas
As plantas suculentas necessitam de cuidados especiais durante o inverno. Neste período é preciso regular as regas, cobrir ou remover as plantas para proteger contra geadas. A rega deve ser espaçada, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Por isso, as regas devem ser feitas em dias ensolarados, para o sol secar o excesso de umidade, e com água morna, sendo que os intervalos entre as regas variam entre diferentes espécies de plantas suculentas. A rega nos Kalanchoe spp., por exemplo, pode ser realizada uma vez por semana e em Cactaceae, plantas mais velhas devem ser regados a cada doze dias e as mais jovens a cada oito dias, molhando-se toda a terra ao redor da planta sem encharcá-la. Tanto as plantas suculentas cultivadas em vaso como as plantadas em terra necessitam de luz intensa e direta o maior número de horas possível. No inverno o sol é fraco e não proporciona a mesma quantidade de luz que as outras estações. Dentro de casa, com o uso de ar condicionado a temperatura fica adequada, mas faz com que o ar fique muito seco, o que é prejudicial para as plantas.
As plantas suculentas também são muito sensíveis a geadas, provocando sintomas de queima, pois estas são naturais de regiões em que não há ocorrência de geadas. As plantas suculentas em jardins podem ser protegidas por tendas de polietileno ou outras películas plásticas armadas sobre elas no final do dia, ou se não incomodar o fator estético, a tenda pode ficar armada durante todo o inverno até haver passado o risco de geadas. Plantas em vaso, que estão ao ar livre, podem ser removidas do local, sendo levadas para dentro de casa ou para estufas ornamentais. Estas estufas fornecem controle de iluminação, umidade relativa e temperatura ideal.
fonte

 Se você, assim como eu,  quer aprender mais, não só sobre SUCULENTAS E CACTOS, mas sobre qualquer espécie de plantas, técnicas em jardinagem e mais muito mais é visitar o site de::..



beijaflor9




Beijos meus,
 Domingo de luz, paz, amor, fé e esperança!



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Sobre o movimento SLOW FOOD"


slowfoodmenor
 CLIQUE NA IMAGEM

Assistindo a TV ontem à noite fiquei a par do MOVIMENTO SLOW FOO.
O que é esse movemnto?

Movimento Slow Food

Imprimir
Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso. Esta é a filosofia do Slow Food.
Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 132 países.
O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.
O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.
É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.
Carlo Petrini, fundador do Slow Food
A sede internacional do Slow Food é em Bra, na Itália. O Slow Food opera tanto localmente como mundialmente junto de instituições internacionais como a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Estabelece laços de amizade com governos em todo o mundo, prestando consultoria para o Ministério da Agricultura italiano, trabalhando com o presidente da câmara de Nova Iorque e colaborando com o governo Brasileiro.
Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia. O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.

Eu já coloquei na barra lateral do meu blog uma indicaçao do MOVIMENTO SLOW FOOD

QUAL É A filosofia  SLOW FOOD::..

Filosofia

Imprimir Envie este texto por Email
Acreditamos que todos têm o direito fundamental ao prazer de comer bem e consequentemente têm a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer. O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.
Bom, limpo e justo: é como o movimento acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.
Somos Co-produtores e não simples consumidores, pois tendo informação sobre como nosso alimento é produzido e apoiando efetivamente os produtores, nos tornamos parceiros no processo de produção.

Pelo que eu entendi do Movimento Slow Food, nada mais é que seguirmos as receitas de nossas avós. Preparando nossos alimentos com mais carinho, amor, paciência e o que é fundamental escolher muito bem o que se leva à mesa. Consumir frutas, legumes, verduras, ovos e carnes ecologicamente corretos, sem as bombas que colocam para que os mesmos sejam produzidos em larga escala.
Dia desses conversando com uma amiga aprendi que quanto maior o tomate, a laranja, o morango ...mais porcaria é colocada no solo para que ele fique do jeito que encontramos nos mercados.
O jeito é procurarmos locais onde seja tudo muito bom, limpo e justo, como ensinam os do MOVIMENTO SLOW FOO.

Algumas receitinhas::..


Tomates, cebola e alho são ingredientes-chave para incrementar o frango e transformá-lo em um lanchinho/ SCX

Sobras de frango refogado podem ser picadas e transformadas em um gostoso sanduíche de frango (muito bom para lanches).
Tempere, de véspera de possível:
4 coxas e sobrecoxas de frango
Com:
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Em uma panela pesada, a fogo médio, aqueça:
2 colheres de sopa de azeite
Ponha o frango na panela, com o lado da pele virado para baixo, até a carne ficar crocante e dourada, por cerca de 12 minutos. Vire e deixe mais 4 minutos.
Retire o frango e acrescente:
2 cebolas cortadas em rodelas grossas (ou cubos grandes)
Cozinhe até ficarem transparentes, por cerca de 5 minutos.
Acrescente cozinhe por mais 2 minutos:
4 dentes alho cortados em fatias finas
1 folha de louro
1 ramo pequeno de alecrim
Junte e cozinhe por mais 5 minutos, raspando qualquer pedacinho tostado do fundo da panela:
4 tomates em cubos grosseiros, ou lata pequena (cerca de 350g) de tomates orgânicos inteiros cortados em cubos (inclusive o líquido)
Arrume o frango na panela com o lado da pele virado para cima e junte qualquer caldo que ele houver soltado.
Complete com:
1 xícara de caldo de frango
O líquido deve chegar à metade do nível do frango. Se for preciso, ponha mais. Deixe levantar fervura e em seguida abaixe o fogo até uma fervura branda. Tampe e cozinhe em fervura branda ou em forno a 160º C por 45 minutos. Quando estiver pronto, passe o líquido do refogado para uma tigela pequena e retire e gordura. Descarte a folha de louro e o alecrim. Prove o sal e acerte conforme a necessidade. Torne a pôr o molho na panela e sirva.

Variações:
Antes de acrescentar os tomates às cebolas, junte 1/3 de xícara de vinho branco seco e deixe reduzir à metade.
Guarneça com 1 colher de sopa de salsa picada misturada com 1 dente de alho bem picado.
Substitua 2 das coxas e sobrecoxas por 2 peitos. Doure-os, mas só os junte ao refogado depois de as coxas e sobrecoxas já terem cozinhado por 30 minutos.
Use manjericão, orégano ou manjerona em vez de alecrim.

Massa de pão pode ser usada para pizzas / SCX

Rende uma focaccia ou das pizzas de 25cm de diâmetro. Um pouco de centeio ou outra farinha integral dá mais sabor à massa.

Misture:
2 colheres de chá de fermento de padaria seco (fermento biológico seco)
½ xícara de água morna
Acrescente e misture bem:
¼ de xícara de farinha de trigo não branqueada (orgânica)
¼ de xícara de farinha de centeio
Deixe a mistura descansar até começar a borbulhar, cerca de 30 minutos.
Em outra tigela, misture:
3 xícaras e ¼ de farinha de não branqueada (orgânica)
1 colher de chá de sal
Junte à mistura de fermento e farinha com:
¾ de xícara de água fria
¼ de xícara de azeite

Misture completamente com a mão ou com uma batedeira elétrica de mesa. Se estiver trabalhando com a mão, vire a massa em uma bancada ligeiramente enfarinhada e amasse até que fique macia e lástica, por cerca de 5 minutos. Se a massa estiver úmida e grudenta demais, acrescente mais farinha de trigo, mas apenas o bastante para deixá-la macia e levemente grudenta. Ou então, use a batedeira com a pá própria para fazer a massa de pão (o batedor do tipo gancho) e bata por cerca de 5 minutos. A massa estará com a textura certa quando se desprender das laterais de tigela de batedeira, mas ainda estiver grudada no fundo. Uma massa bem macia, ligeiramente úmida, dará a melhor focaccia.

Ponha a massa em uma tigela grande, cubra e deixe crescer em um lugar de temperatura morna até que dobre de volume, por cerca de 2 horas. Para uma massa ainda mais saborosa e maleável, deixe-a crescer lentamente de um dia para o outro na geladeira. (Tire da geladeira duas horas antes de dar forma)

Unte generosamente com azeite uma assadeira de 25 x 40 cm. Retire delicadamente a massa da tigela e amasse-a sobre a assadeira, fazendo-a se encaixar apertando delicadamente do centro em direção às bordas. Se a massa começar a resistir e retornar ao formato original, deixe-a descansar por 10 minutos, depois torne a moldá-la. Tente não desinflar ou espremer todo o ar para fora da massa enquanto a estiver moldando. Faça covinhas na superfície da massa apertando de leve com as pontas dos dedos.

Molhe com um filete de 2 colheres de sopa de azeite. Cubra e deixe crescer até dobrar de altura, por cerca de 2 horas. Enquanto a massa estiver crescendo, pré-aqueça o forno a 230ºC. Se tiver, ponha uma pedra de assar (como as pedras para assar pizza) na grelha de baixo e deixe-a aquecer por 30 minutos antes de assar o pão.

Polvilhe a massa com 1 colher de chá de sal marinho grosso e ponha a assadeira diretamente sobre a pedra de assar. Asse a focaccia até ficar dourada e crocante por cima e por baixo, por uns 20 a 25 minutos. Vire a assadeira de cabeça para baixo para retirar o pão e ponha-o para esfriar em cima de uma grade.

Variações
- Salpique uma colher de sopa de alecrim fresco ou folhas de sálvia por cima da massa antes de assá-la.
- Pique cerca de 1 colher de sopa de ervas frescas e acrescente à massa junto com o azeite.
- Divida a massa em duas partes antes de lhe dar forma e pressione para formar dois discos com cerca de 1 cm de espessura. Ponha os discos em duas formas de torta com 20 cm de diâmetro untadas com azeite. Faça as covinhas, regue com um fio de azeite, deixe crescer conforme as instruções acima e asse, verificando após 10 minutos de forno.
- Arremate com cebolas salteadas, queijo, fatias de tomate ou legumes salteados antes de assar.

Essas são receitas do Livro ::..

A simplicidade se estende à cozinha. E ela não é sem sabor, para Alice Waters. No livro “A arte da cozinha simples: anotações, aulas e receitas de uma deliciosa revolução” - que será lançado ainda este ano no Brasil pela Ediouro, a chef americana, ícone do slow food, percorre as etapas fundamentais na cozinha, compartilha dicas e sugere mais de duzentas receitas.
No livro, Alice Waters defende o consumo de alimentos produzidos no local de forma sustentável e a escolha de alimentos orgânicos, frescos, sazonais. “Estou convencida de que os princípios fundamentais da boa cozinha são os mesmos por toda parte. Esses princípios têm menos a ver com receitas e técnicas, e mais com a obtenção de bons ingredientes, que para mim é a essência da culinária”, diz.

FONTE DAS RECEITAS E INFORMAÇÃO DO LIVRO AQUI

EU TENTEI ENCONTRAR O LIVRO MAS CREIO QUE AINDA NÃO FOI LANÇADO NO BRASIL

Clique aqui em CHEZ PANISSE 
para saber mais sobre A Autora do Livro 
“A arte da cozinha simples: anotações, aulas e receitas de uma deliciosa revolução”Alice Waters.


BEIJOS MEUS, 
DE LUZ, PAZ, AMOR, FÉ ESPERANÇA



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Confesso, não sei fazer arroz..."



 Por incrível que possa parecer, eu, eu mesma, a vovó Rô, lá com meus quase 36 anos de casada, com meus quase 56 anos de idade, com meus mais de 50 anos de cozinha...como assim, 50 anos de cozinha???
 Sim 50 anos de cozinha, piso nesse espaço do meu lar desde que minha cabecinha pensante se lembra, dei meus primeiros passos na cozinha aos 5 anos de idade. Mamãe trabalhava em uma Cia Férrea (Cia.Paulista Ferroviária) e por conta disso, eu e meu irmão fomos para as atividades domésticas já na tenrra idade. Ou seja, desde que me conheço por gente, vou para cozinha e outros departamentos do "lar doce lar". 
Mas...confesso, NÃO SEI FAZER ARROZ,  DE JEITO E MANEIRA ALGUMA.
Quando o precioso alimento fica o famoso UNIDOSVENCERENOS, fica DURO E CUSTOSO DE MASTIGAR E ENGOLIR, ou QUEIMADO que só meu sogro adorava(verdade pessoas, ELE o sr.Arsênio adorava,  e eu, que não sou boba nem nada, quando da vinda dele em minha casa, queimava o arroz de propósito rsrsrsr).
Por isso para aquelas meninas(os) que estão iniciando nas atividades culinárias, não fiquem tristes por não saberem fazer um simples e rico arroz, pois a vovó Rô também não sabe até hoje. E tem mais não sei fazer também omelete, sabe aquele super delícia, todo enroladinho e recheado, e super cheiroso? então...não sei faze "AQUI EM CASA QUEM FAZ É MARIDO MEU E FICA PERFEITO(E ELE VIRA UM BAIACU DE FELICIDADE POR SABER FAZER E EU NÃO!!!" e também não sei fazer café  NEM DE CAFETEIRA ( mais parece uma água de batata como dizia minha vovó Regina) e não sei fazer farofa, marido que faz também aí sim que a pessoa se acha um verdadeiro GOURMET . Pode uma coisa dessa???
Então aí vai como fazer um arroz DELICIO, BRANQUINHO E O QUE É MELHOR E MAIS DIFÍCIL SOLTINHO


Eu estou aprendendo e muito nesse  SITE



Leiam com muita atenção e imprimam se quiser e é só clicar na imagem acima e ver para aprender muito mais. Tem receitinhas super fáceis e muito bem elaboradas.
Pois a vida é feita de aprendizado constante pode acreditar!


Pra começar a preparar nosso arroz, vamos aos ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão, saca?)
  • Meia cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal
Rá! �? só isso hermanos. Mãos à obra:

Primeiro passo: Lavar o arroz. Yep, sim meus filhos. Muita gente fala que não precisa lavar o arroz. Mas eu digo que precisa sim! Pode ser frescura minha, mas que o gosto fica melhor, isso fica. Então coloquem o arroz numa arrozeira (tá! eu sei que vc não tem isso, põe numa bacia mesmo vai!). No começo vai sair uma água meio esbranquiçada, então continuem lavando seus amiguinhos até a água sair limpinha.
Depois de lavados, deixem a água escorrendo e vamos para o próximo passo.

Segundo passo: cortando a cebola e o alho. Se vocês ainda não aprenderam, vejam aqui.

Terceiro passo: agora vem a parte boa. Peguem uma leiteira ou uma outra panela e coloquem 2 ou 3 copos de água para ferver. Ao mesmo tempo, na panela do arroz, coloquem cerca de 2 colheres de óleo. Tentem não ser muito rigorosos com as medidas. Geralmente eu viro o litro de óleo sobre a panela e conto até 2. �? o suficiente pra lambuzar o fundo da panela e fritar a cebola e o alho. Depois disso vocês podem ligar o fogo e esperar cerca 1 minuto até o óleo esquentar. Com o óleo quente, jogue a cebola picada e o alho e deixe fritar, até a cebola ficar um pouco transparente. Cuidado para o alho não queimar. Se você perceber que está muito quente tire a panela do fogo ou abaixe ele.
Coloque o arroz para fritar junto com a cebola e o alho. Tempere com uma colher de sopa (rasa) de sal e mexam bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e deixar de ficar esbranquiçado para ficar transparente. Isso vai demorar uns 5 minutos.
Lembra da água que colocamos na leiteira pra ferver? Agora é a hora de usarmos ela. Quando o arroz tiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue essa água e vá jogando sobre o arroz até cobrí-lo.

PRESTEM ATEN�?�?O: não joguem toda a água, apenas até cobrir o arroz.

Agora vocês podem abaixar o fogo do arroz e colocar uma tampa na panela. E tenham paciência, pois demora um pouquinho. Depois de 3 a 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Agora vocês podem jogar mais da água fervida, até cobrí-lo novamente. Podem tampar a panela e deixar a água evaporar. Depois de alguns minutos provem o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, podem desligar o fogo e deixar o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.

Quais os cuidados a tomar?
  • Não coloquem água demais no arroz
  • Não deixem o arroz em fogo muito alto
  • Não vão pra sala assistir TV e esquecer do arroz no fogo
  • Não coloquem sal demais no arroz, é melhor errar por menos do que por mais
Pra incrementar: O arroz branco sempre vai bem com ervilhas ou milho verde. Vocês também podem colocar um pouco de bacon ou calabreza para fritar junto com a cebola, fica muito bom. Só lembrem que o bacon e a calabreza já possuem sal, então vocês podem diminuir a quantidade de sal colocada no arroz.

CONFIRA ABAIXO OS TIPOS DE ARROZ QUE ENCONTRAMOS NO MERCADO

Arroz branco: rico em amido e pobre em fibras. É o tipo que fornece menos benefícios para o organismo já que tem sua casca retirada e ainda sofre o processo de polimento que acaba retirando todos seus nutrientes e fibras.
 
Arroz parboilizado: o processo de parboilização ajuda a conservar as vitaminas e sais minerais do grão. Apesar de perder as fibras neste processo ele é ainda um pouco mais saudável do que o arroz branco. É o mais utilizado ao redor do mundo e o mais fácil de trabalhar já que permanece sempre soltinho e costuma render mais.
 
Arroz integral: é o mais saudável. Como a sua casca é conservada é um alimento rico em fibras e vitaminas. Além disso, ajuda no funcionamento dos intestinos e no metabolismo da glicose. O arroz integral pode ser encontrado em três formas – agulha, cateto e vermelho. Todos com propriedades semelhantes, mas com textura e sabor diferenciados.

 
Arroz cateto: na sua versão comum não possui propriedades valiosas. É rico em gordura e pobre em fibras e nutrientes. Porém, após cozido adquire uma consistência cremosa e macia o que faz com que seja indicado para o preparo de doces ou dietas de convalescência.
 
Arroz vermelho: é um tipo de arroz integral de textura ainda mais firme. Conhecido como arroz da terra é bastante comum na culinária nordestina. Combina especialmente com carnes mais fortes como o porco ou as carnes de caça.
 
Arroz selvagem: é um dos preferidos de quem curte gastronomia. O grão é preto ou marrom escuro e bem mais comprido. Além do sabor diferenciado é um arroz pobre em gordura, mas muito rico em proteínas, fibras, potássio e fósforo.


Arroz arbóreo: utilizado em risotos, seu valor está na capacidade de se tornar cremoso após o cozimento e na facilidade com que absorve os temperos e condimentos. Perfeito para o prato italiano.

 
Arroz carnaroli: também é um arroz italiano próprio para risotos. Mas seu tempo de cozimento é menor e sua textura ainda mais cremosa.
 
Arroz Vialone Nano: outro grão italiano. É menor e mais arredondado. Especialistas costumam indicá-lo para o preparo de risotos com ingredientes mais delicados.
 
Arroz Basmati: é o arroz indiano. Mais longo e fininho é bastante aromático. É considerado por muitos o melhor arroz do mundo, pois consegue ficar molhado e soltinho ao mesmo tempo. Ideal para o preparo de pratos aromáticos.

 
Arroz jasmim: é o arroz tailandês. O grão é clarinho e quase transparente. Tem sabor e aroma marcantes que podem não agradar a todos.
 
Dicas preciosas! - Adicione um pouco de manteiga após o cozimento. O sabor ficará mais marcante e a textura mais cremosa.
- Para deixar o arroz mais soltinho adicione uma colher de vinagre durante o cozimento.
- Na hora de preparar risotos é fundamental fritar os grãos no óleo ou na manteiga antes de colocar os outros ingredientes. Este processo se chama "selagem" e vai deixar o prato soltinho e com a textura exata.


FONTE AQUI


Beijos meus,
cheios de luz, fá, amor , paz e esperança!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estilo que eu adoooooro e receitinha PÊRAS BÊBADAS!

Image Courtesy of TraditionalHome.com[/


Todos que por aqui passam sabem da minha paixão de decoração estilo Shabby Chic. Por conta dessa paixão sempre estou colocando nos  meus post imagens para se ter ideias de decoração nesse estilo ou tendência(mas creio que veio para ficar). Pois além de linda aos meus olhos é uma maneira de recuperarmos móveis e objetos que muitos jogariam fora, e consequentemente estariam por aí jogados em lixões e deteriorando a mãe natureza.
Sem contar com valor estimativo de certos móveis e objetos que muitos de nossas famílias nos deixam como herança e mais que tudo nos deixam como sinal de eterna recordação.
Todos nós temos em nossas casas alguma coisinha que pertenceu ao pai, à mãe, tia, vovó e vai por aí a fora.
Eu abracei com carinho esse estilo ou tendência de decoração e moda.
Colorful Vintage Bedding - decorating ideas, transform bedroom
Um banco, um espelho antigo...
Shabby Chic Charm - decorating ideas, transform bedroom
Feminine with an Edge - decorating ideas, transform bedroom

um chale da vovó sobre a mesa de cabeceira, uma renda sobre a cama ou mesmo um barrado de croche como saia de sua cama


Country Shabby Chic Livingroom
os banquinhos que eu amo como mesas de centro ou como apoio lateral
Shabby Chic Wholesalers Tea Pot
pequenos e encantadores detalhes charmosos
http://img4.southernliving.com/i/2009/04/vintage-kitchen/vintage-cabinet-l.jpg?400:400
Reaproveitando um antigo móvel...são apenas ideias

Slipcovers Shabby Chic Vintage Garden
Uma cadeira, uma capa...uma almofada...precioso


Shabby Chic Chair Country Living
detalhes mil, um velho baú, um balde de madeira flores muitas flores...delicado que só
Painting Shabby Chic Mediu
Reparem que o tampo da mesa de centro é de uma antiga vidraça de janela que foi adaptada

Bedroom Shabby Chic Home
 Cobertores em cor paste bem Shabby, reparem na saia também em crochê, lá no cantinho que raiva eu tinha uma escrivaninha assim...
Shabby Chic Rachel Floris
 Um antigo criado-mudo, castiçais de madeira e cristal, almofadas com tecidos antiguinhos...

Shabby Chic Style European
 tapetes em crochê, cestos em vime tipo de pescaria antigo, mesa lateral em madeira e vidro, livros antigos
Shabby Chic Cottage Garden Room
 olhem as janelas vestidas de tecidos florais em rosas shabyy chic



Imagens do site
 Para terminar que tal fazer essas PÊRA BÊBADAS, receitinha típica de Portugal???
essa receita estava procurando já faz um tempo e hoje pela manhã descobri no Facebook um seguidor com o nome de ALDEIAS DE PORTUGAL


RECEITA

Ingredientes - Receita para 8 pessoas
- Pêra: 8
- Açúcar: 350 g
- Vinho tinto: 7,5 dl
- Limão: 1
- Vinho do Porto: 1 cálice
- Canela: 1 pau

Preparação
Descascam-se as pêras inteiras mantendo-lhes o pé e envolvem-se em sumo de limão. Enche-se um recipiente com água e junta-se o açúcar. Leva-se ao lume. Adiciona-se o vinho tinto e deixa-se levantar fervura. Juntam-se o pau de canela e uma casca de limão. Introduzem-se as pêras e deixa-se cozer em lume brando até ficarem macias. Quando estiverem prontas retiram-se com cuidado para uma taça. Mantém-se no lume o vinho com o açúcar e junta-se o vinho do Porto. Deixa-se ferver até a calda apresentar um aspecto de xarope. Nessa altura, retira-se o molho do lume e derrama-se sobre as pêras.

Beijos meus!
Luz, paz, amor, fé e esperança!




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vamos costurar um pouquinho???

http://1.bp.blogspot.com/_DJ5QlclaOTw/TI3JzXbIq6I/AAAAAAAAApY/0qQsngcmfQ0/s1600/costura+4.jpg


Que tal você fazer essa ou esse bolso de cama. Tem um lugarzinho pra cada coisa. Ou seja, um livro, um trabalho manual, para os óculos...até para aquela garrafinha de água bem geladinha para os dias quentes que estamos enfrentando,
Tem o Download e podem baixar eu já baixei o meu e imprimi. quando sobrar um tempinho vou fazer.

Angel Project
Eu aprendi aqui

E que tal fazer esse mimo para guardar na bolsa, na mala de viagem ou quem sabe presentear.


Tem passo a passo aqui

Esse avental é show, lindo mesmo





Clique AQUI e faça os seus, bom ir fazendo para dar de presente. Já, já é dia das mães...é pessoas amadas o tempo está cada dia mais curtinho, mês de Janeiro já se foi, ainda não deu conta dessa fato pois mais já se foi memo (como dizia minha nora)


http://3.bp.blogspot.com/_7lYoMH5zJR0/TFl28kd5yhI/AAAAAAAAGNw/oQyjPBfNR5U/s1600/conejo3.jpg

Olhem só a graça desses estilo bonecos TILDA . Também com moldes e passo a passo


Quer saber o que é TILDA?
Então segundo o Blog Coisas da Dina...

Tilda é uma marca de artesanato iniciada pelo designer norueguês Tom Finnanger em 1999.
Tilda é mais conhecido pelo extravagante, personagens cômicos e ingenuo na forma de animais e bonecas.Mundo Tilda é, sem dúvida, um feminino, e as características mais conhecidas são as faces, com dois pontos para os olhos e bochechas rosadas.
A gama é constituída por Tilda livros artesanais e produtos artesanais de costura e artesanato em papel. Os produtos são produzidos e distribuídos pela Panduro Hobby e disponível na maioria da Europa. Os livros também são distribuídas para outras partes do mundo como E.U.A., Austrália e China.




E isso pessoas amadas, que a sua semana seja repleta de bençãos.
Eu desejo e muito ser abençoada pelo Senhor!



1º lugar em sua vida 


Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas 

mãos para receber 

algo melhor. Concentre-se nesta frase ... "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a 

Graça de Deus não 

irá protegê-lo."

Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem esperado ouvir.. Por 

favor, não quebre! 

Apenas 27 palavras.

Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e 
doenças, e 

POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMEM

Esta oração é muito poderosa. Passe essa oração. Uma benção está vindo para você na 

forma de um novo 

emprego, uma casa, o casamento, saúde ou financeiramente. Não quebre ou faça 

perguntas.

Este é um teste.

Será que Deus está em primeiro lugar na sua vida?

Se assim for, pare o que estiver fazendo e envie para todos os seus amigos.
Observe o que ele faz. 

Valeu pessoas lindas que Deus vós abençoes

Recebi por e-mail de uma grande amiga!
 Copie e repasse para os seus amigos e familiares...


Beijos meus!
 Luz, paz, amor, fé e esperança!