Photobucket

terça-feira, 24 de junho de 2008

E VIVA SÃO JOÃO...VIVA...VIVA...





São João morreu defendendo a fidelidade

Aos 30 anos, profeta teve cabeça cortada por Herodes, a pedido de sua filha Salomé.Santo festeiro é conhecido por ser patrono da família e do casamento.
Conhecido como um santo festeiro e patrono da família e do casamento, São João Batista, cujo dia é comemorado nesta terça-feira, 24 de junho, dedicou sua trajetória a anunciar a santidade de Jesus Cristo. Segundo o padre José Valdecy Romão, pároco da Paróquia São João Batista de Aracruz (ES), o santo foi escolhido profeta ainda antes de seu nascimento, quando foi anunciado pelo anjo Gabriel a seu pai, o sacerdote Zacarias. “São João Batista foi concebido por Isabel, prima de Maria, e Zacarias, quando o casal já estava na velhice, algo que era improvável. Por isso, sua concepção milagrosa trouxe bênção aos pais e fez de São João Batista o padroeiro da família”, diz Romão. Ainda de acordo com a padre, João Batista morreu no ano 25 d.C., aos 30 anos.
Crescido na Galiléia, o santo viveu parte de sua vida no deserto, onde pregava a chegada do Messias que, segundo a Igreja Católica, era Jesus Cristo. Conhecido também por realizar o batismo da água, ou batismo da conversão, o profeta chegou a batizar Cristo no Rio Jordão, pouco antes de ser preso pelo rei Herodes. “João foi preso por Herodes ao denunciar sua infidelidade. Pouco tempo depois, morreu de forma trágica, ao ter sua cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei”, afirma Romão. E foi somente depois da morte de João Batista que Jesus Cristo passou a pregar publicamente. “São João foi o grande precursor, o anunciador, que apresentou Jesus ao mundo e depois saiu de cena”, diz.
Celebrações juninas
Junto a Santo Antônio e São Pedro, São João Batista é padroeiro de parte das comemorações juninas típicas no Brasil. Segundo Romão, a fogueira de São João se tornou tradicionalmente conhecida graças à festa de seu nascimento.
“Isabel prometeu à Maria que faria uma fogueira quando João nascesse, para avisar sobre seu nascimento. Além da fogueira, uma festa feita em comemoração à chegada de João fez o santo ficar conhecido como festeiro”, afirma.
Em todo o país, em comunidades católicas que têm São João Batista como padroeiro, além de novenas e missas, são tradicionais quadrilhas e celebrações com comidas típicas das festas juninas. Ao longo dos anos, as festas de São João se tornaram populares também entre os não católicos.



Bolo de são João
Ingredientes::-

100 gr de margarina

- 2 xícara(s) (chá) de açúcar
- 4 unidade(s) de ovo

- 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

- 1 xícara(s) (chá) de fubá
- 1 colher(es) (sopa) de erva-doce
- 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
- 250 ml de leite de coco
- quanto baste de canela-da-china em pó
Modo de fazer::-

Coloque a margarina na batedeira e bata até ficar bem cremosa. Junte o açúcar e bata mais um pouco, vá colocando os ovos um a um e misture em separado a farinha de trigo, o fubá, a erva-doce e o fermento. Em seguida vá colocando em colheradas na batedeira, alternando com o leite de coco. Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Quando tirar do forno polvilhe com açúcar e canela. Sirva.


Para depois da Festa que tal um gostoso Caldo Verde com Broa de Milho


Ingredientes::-


- 2 kg de batata
- 1 pacote(s) de lingüiça portuguesa
em pedaços pequenos
- 2 dente(s) de alho picado(s)
- 3 colher(es) (sopa) de óleo de soja
- 1/2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva
- 1 maço(s) de couve manteiga picada(s)
- 1 unidade(s) de cebola ralada(s)
- quanto baste de sal
- 3 litro(s) de água
Modo de fazer::-

Refogue o alho no óleo. Acrescente as batatas, a lingüiça, a água e um pouco de sal. Quando a lingüiça estiver cozida, passe as batatas pelo espremedor e volte-as à panela, formando um caldo bem grosso. Corte a lingüiça em pedaços e junte-os ao caldo. Junte também a couve cortada bem fininha, a cebola ralada e o azeite. Deixe ferver com a panela destampada (para que a couve não perca a sua cor natural) por uns 10 minutos aproximadamente, mexendo de vez em quando.
Sirva quente com Broa de Milho receita abaixo...

Está broa é um pão tipico do Norte de Portugal, e muito apreciado para acompanhar petiscos, sardinhas assadas na brasa, bacalhau., etc.
Eu fiz uma versão pequena
Ingredientes

500g de farinha de milho
200g de farinha de centeio
30 g fermento padeiro (eu usei 1 envelope fermipan)
1 colher sobremesa da sal
àgua Q. B. (usei 4 xicaras de chá) fervida
Modo de fazer::-

Colocar a farinha de milho numa vasilha, escaldar com a agua. Deixar amornar e juntar a farinha de centeio e o fermento, misturar, e juntar o sal. Amassar bem, a massa fica meio grudenta, depois de bem sovada, fazer uma bola achatada, polvilhar com farinha e deixar levedar em ambiente morno, sem correntes por mais ao menos 1,30 horas. Levar ao forno quente.

Receita retirada deste Site "" http://reidacolher.blogspot.com/2007/05/broa-de-milho.html "" e testada pela vovó Rô, como disse sirvo também com o Caldo verde.

Ficou divina, para esquentar esse friozinnho delicioso...hummmmmmm....


Um comentário:

Unknown disse...

E viva São João. Anarriê.